AS CAUSAS DO FRACO DOMÍNIO DO PORTUGUÊS PELOS ALUNOS DO ESG EM MOÇAMBIQUE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilanculo, Amélia Ernesto Chissengue
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lamas, Estela Pinto Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/19
Resumo: Este estudo versa sobre o fraco domínio da língua portuguesa (LP) pelos alunos do Ensino Secundário Geral (ESG) e tem como objectivo apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória que realizamos na Escola Secundária de Mucoque (ESM) sobre as causas do fraco domínio do português pelos alunos do ESG. Para respondermos a este objectivo, optamos por uma abordagem qualitativa e, para a recolha de dados, realizamos entrevistas, questionário e observação, envolvendo estudantes de uma turma da 12.ª classe, ano lectivo de 2019, professores de LP, pais e/ou encarregados de educação, na Escola Secundária de Mucoque, distrito de Vilankulo, província de Inhambane. A pesquisa aponta como causas do fraco domínio do português: a exclusão das línguas maternas no ESG; o uso da mesma metodologia de ensino e a inflexibilidade dos programas de ensino.
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spelling AS CAUSAS DO FRACO DOMÍNIO DO PORTUGUÊS PELOS ALUNOS DO ESG EM MOÇAMBIQUEThe causes of weak Portuguese domain by ESG students in MozambiqueFraco domínioLíngua PortuguesaEnsino Geral SecundárioWeak domainPortuguese languageESGEste estudo versa sobre o fraco domínio da língua portuguesa (LP) pelos alunos do Ensino Secundário Geral (ESG) e tem como objectivo apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória que realizamos na Escola Secundária de Mucoque (ESM) sobre as causas do fraco domínio do português pelos alunos do ESG. Para respondermos a este objectivo, optamos por uma abordagem qualitativa e, para a recolha de dados, realizamos entrevistas, questionário e observação, envolvendo estudantes de uma turma da 12.ª classe, ano lectivo de 2019, professores de LP, pais e/ou encarregados de educação, na Escola Secundária de Mucoque, distrito de Vilankulo, província de Inhambane. A pesquisa aponta como causas do fraco domínio do português: a exclusão das línguas maternas no ESG; o uso da mesma metodologia de ensino e a inflexibilidade dos programas de ensino.This study deals with ESG students'poor command of Portuguese language and aims to present the results of an exploratory research we conduct at the Mucoque High School on the causes of ESG students' poor command of Portuguese language. To meet this objective,we use a qualitative approach and data collection, we conduct interviews, questionnaires and observation involving students from a 12th grade class, 2019 school year, portuguese language teachers, parents and/or guardians at Mucoque Secondary School, Vilankulo,Inhambane province. The research points as causes of the weak domain of Portuguese: the exclusion of mother language in the ESG; the use of the same teaching methodology and the inflexibility of teaching programs.MUNDIS2020-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/19RIESA | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente; Vol. 3 N.º 2 (2020): 7.ª Edição | RIESA; 41-532184-4569reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/19https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/19/19Direitos de Autor (c) 2022 RIESA | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambienteinfo:eu-repo/semantics/openAccessVilanculo, Amélia Ernesto ChissengueLamas, Estela Pinto Ribeiro2023-04-23T10:02:14Zoai:ojs2.riesa.mundis.pt:article/19Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:12.925778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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