O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Carla Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27280
Resumo: O presente relatório pretende demonstrar que as artes visuais e a pedagogia inaciana podem ser fortes aliadas na educação integral dos alunos. No estágio que fizemos no Instituto Nun’Alvres, detetámos fragilidades nas relações interpessoais dos alunos da turma que nos foi atribuída. Estas dificuldades contrastavam com os bons resultados académicos obtidos. É nossa intenção mostrarmos, que as experiências de criação artística potenciam as relações interpessoais e criam condições de desenvolvimento integral dos alunos. Pretendemos, desse modo, guiar os alunos a uma melhor compreensão de si e dos outros, promovendo o conhecimento mútuo e capacitando-os com atitudes de respeito, de cooperação, de interajuda, e ainda de coesão do grupo-turma. Em síntese a presente reflexão estruturada numa parte de investigação teórica e uma parte de aplicação pedagógico-didática, procura lançar um novo olhar para a relação entre o fazer artístico e a formação integral do aluno, revalorizando o estatuto das artes visuais no sistema de ensino, promovendo o encontro da arte com a pedagogia inaciana.
id RCAP_0dfec1244d8fec55d7e82bd706929c9f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27280
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do alunoArtes visuaisPedagogia humanistaPedagogia inacianaFormação integralVisual artsHumanistic pedagogyIgnatian pedagogyIntegral educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório pretende demonstrar que as artes visuais e a pedagogia inaciana podem ser fortes aliadas na educação integral dos alunos. No estágio que fizemos no Instituto Nun’Alvres, detetámos fragilidades nas relações interpessoais dos alunos da turma que nos foi atribuída. Estas dificuldades contrastavam com os bons resultados académicos obtidos. É nossa intenção mostrarmos, que as experiências de criação artística potenciam as relações interpessoais e criam condições de desenvolvimento integral dos alunos. Pretendemos, desse modo, guiar os alunos a uma melhor compreensão de si e dos outros, promovendo o conhecimento mútuo e capacitando-os com atitudes de respeito, de cooperação, de interajuda, e ainda de coesão do grupo-turma. Em síntese a presente reflexão estruturada numa parte de investigação teórica e uma parte de aplicação pedagógico-didática, procura lançar um novo olhar para a relação entre o fazer artístico e a formação integral do aluno, revalorizando o estatuto das artes visuais no sistema de ensino, promovendo o encontro da arte com a pedagogia inaciana.The main goal of this report is to demonstrate that visual arts and Ignatian pedagogy can be strong allies in the integral education of students. During our internship at Instituto Nun’Alvres, we came across fragilities in the interpersonal relationships among the students of the class that had been assigned to us. Such difficulties contrasted with the good academic results the aforementioned students had. It is our intention to show that artistic creation experiments potentiate interpersonal relationships and create conditions for the students’ integral development. Therefore, it is our premise to steer students towards a better understanding of themselves and others by promoting mutual knowledge and enabling them with attitudes of respect, cooperation, mutual aid and also group-class cohesion. In summary, the present reflection structured not only on theoretical investigation but also in pedagogical-didactic application, aims to cast a new look into the relationship between artistic work and the learner’s integral education, revaluing the status of visual arts in teaching, by promoting the encounter of art with the Ignatian pedagogy.Morais, Carlos António Saraiva BizarroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMonteiro, Carla Alexandra da Silva2019-04-05T10:28:47Z2018-07-2520182018-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27280TID:201956098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:51.253087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno
title O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno
spellingShingle O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno
Monteiro, Carla Alexandra da Silva
Artes visuais
Pedagogia humanista
Pedagogia inaciana
Formação integral
Visual arts
Humanistic pedagogy
Ignatian pedagogy
Integral education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno
title_full O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno
title_fullStr O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno
title_full_unstemmed O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno
title_sort O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno
author Monteiro, Carla Alexandra da Silva
author_facet Monteiro, Carla Alexandra da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Carlos António Saraiva Bizarro
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Carla Alexandra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Pedagogia humanista
Pedagogia inaciana
Formação integral
Visual arts
Humanistic pedagogy
Ignatian pedagogy
Integral education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Artes visuais
Pedagogia humanista
Pedagogia inaciana
Formação integral
Visual arts
Humanistic pedagogy
Ignatian pedagogy
Integral education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente relatório pretende demonstrar que as artes visuais e a pedagogia inaciana podem ser fortes aliadas na educação integral dos alunos. No estágio que fizemos no Instituto Nun’Alvres, detetámos fragilidades nas relações interpessoais dos alunos da turma que nos foi atribuída. Estas dificuldades contrastavam com os bons resultados académicos obtidos. É nossa intenção mostrarmos, que as experiências de criação artística potenciam as relações interpessoais e criam condições de desenvolvimento integral dos alunos. Pretendemos, desse modo, guiar os alunos a uma melhor compreensão de si e dos outros, promovendo o conhecimento mútuo e capacitando-os com atitudes de respeito, de cooperação, de interajuda, e ainda de coesão do grupo-turma. Em síntese a presente reflexão estruturada numa parte de investigação teórica e uma parte de aplicação pedagógico-didática, procura lançar um novo olhar para a relação entre o fazer artístico e a formação integral do aluno, revalorizando o estatuto das artes visuais no sistema de ensino, promovendo o encontro da arte com a pedagogia inaciana.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25
2018
2018-07-25T00:00:00Z
2019-04-05T10:28:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27280
TID:201956098
url http://hdl.handle.net/10400.14/27280
identifier_str_mv TID:201956098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131921298489344