O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27280 |
Resumo: | O presente relatório pretende demonstrar que as artes visuais e a pedagogia inaciana podem ser fortes aliadas na educação integral dos alunos. No estágio que fizemos no Instituto Nun’Alvres, detetámos fragilidades nas relações interpessoais dos alunos da turma que nos foi atribuída. Estas dificuldades contrastavam com os bons resultados académicos obtidos. É nossa intenção mostrarmos, que as experiências de criação artística potenciam as relações interpessoais e criam condições de desenvolvimento integral dos alunos. Pretendemos, desse modo, guiar os alunos a uma melhor compreensão de si e dos outros, promovendo o conhecimento mútuo e capacitando-os com atitudes de respeito, de cooperação, de interajuda, e ainda de coesão do grupo-turma. Em síntese a presente reflexão estruturada numa parte de investigação teórica e uma parte de aplicação pedagógico-didática, procura lançar um novo olhar para a relação entre o fazer artístico e a formação integral do aluno, revalorizando o estatuto das artes visuais no sistema de ensino, promovendo o encontro da arte com a pedagogia inaciana. |
id |
RCAP_0dfec1244d8fec55d7e82bd706929c9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27280 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do alunoArtes visuaisPedagogia humanistaPedagogia inacianaFormação integralVisual artsHumanistic pedagogyIgnatian pedagogyIntegral educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório pretende demonstrar que as artes visuais e a pedagogia inaciana podem ser fortes aliadas na educação integral dos alunos. No estágio que fizemos no Instituto Nun’Alvres, detetámos fragilidades nas relações interpessoais dos alunos da turma que nos foi atribuída. Estas dificuldades contrastavam com os bons resultados académicos obtidos. É nossa intenção mostrarmos, que as experiências de criação artística potenciam as relações interpessoais e criam condições de desenvolvimento integral dos alunos. Pretendemos, desse modo, guiar os alunos a uma melhor compreensão de si e dos outros, promovendo o conhecimento mútuo e capacitando-os com atitudes de respeito, de cooperação, de interajuda, e ainda de coesão do grupo-turma. Em síntese a presente reflexão estruturada numa parte de investigação teórica e uma parte de aplicação pedagógico-didática, procura lançar um novo olhar para a relação entre o fazer artístico e a formação integral do aluno, revalorizando o estatuto das artes visuais no sistema de ensino, promovendo o encontro da arte com a pedagogia inaciana.The main goal of this report is to demonstrate that visual arts and Ignatian pedagogy can be strong allies in the integral education of students. During our internship at Instituto Nun’Alvres, we came across fragilities in the interpersonal relationships among the students of the class that had been assigned to us. Such difficulties contrasted with the good academic results the aforementioned students had. It is our intention to show that artistic creation experiments potentiate interpersonal relationships and create conditions for the students’ integral development. Therefore, it is our premise to steer students towards a better understanding of themselves and others by promoting mutual knowledge and enabling them with attitudes of respect, cooperation, mutual aid and also group-class cohesion. In summary, the present reflection structured not only on theoretical investigation but also in pedagogical-didactic application, aims to cast a new look into the relationship between artistic work and the learner’s integral education, revaluing the status of visual arts in teaching, by promoting the encounter of art with the Ignatian pedagogy.Morais, Carlos António Saraiva BizarroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMonteiro, Carla Alexandra da Silva2019-04-05T10:28:47Z2018-07-2520182018-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27280TID:201956098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:51.253087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno |
title |
O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno |
spellingShingle |
O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno Monteiro, Carla Alexandra da Silva Artes visuais Pedagogia humanista Pedagogia inaciana Formação integral Visual arts Humanistic pedagogy Ignatian pedagogy Integral education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno |
title_full |
O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno |
title_fullStr |
O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno |
title_full_unstemmed |
O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno |
title_sort |
O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno |
author |
Monteiro, Carla Alexandra da Silva |
author_facet |
Monteiro, Carla Alexandra da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morais, Carlos António Saraiva Bizarro Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Carla Alexandra da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Pedagogia humanista Pedagogia inaciana Formação integral Visual arts Humanistic pedagogy Ignatian pedagogy Integral education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Artes visuais Pedagogia humanista Pedagogia inaciana Formação integral Visual arts Humanistic pedagogy Ignatian pedagogy Integral education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
O presente relatório pretende demonstrar que as artes visuais e a pedagogia inaciana podem ser fortes aliadas na educação integral dos alunos. No estágio que fizemos no Instituto Nun’Alvres, detetámos fragilidades nas relações interpessoais dos alunos da turma que nos foi atribuída. Estas dificuldades contrastavam com os bons resultados académicos obtidos. É nossa intenção mostrarmos, que as experiências de criação artística potenciam as relações interpessoais e criam condições de desenvolvimento integral dos alunos. Pretendemos, desse modo, guiar os alunos a uma melhor compreensão de si e dos outros, promovendo o conhecimento mútuo e capacitando-os com atitudes de respeito, de cooperação, de interajuda, e ainda de coesão do grupo-turma. Em síntese a presente reflexão estruturada numa parte de investigação teórica e uma parte de aplicação pedagógico-didática, procura lançar um novo olhar para a relação entre o fazer artístico e a formação integral do aluno, revalorizando o estatuto das artes visuais no sistema de ensino, promovendo o encontro da arte com a pedagogia inaciana. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-25 2018 2018-07-25T00:00:00Z 2019-04-05T10:28:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/27280 TID:201956098 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/27280 |
identifier_str_mv |
TID:201956098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131921298489344 |