Valor como co-criação : o caso SDV Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/6275 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_0e075c4746551b1b3fd95f1a86fb3856 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6275 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Valor como co-criação : o caso SDV PortugalValorCo-CriaçãoInteraçãoRelacionamentoNetworkServiçoTransporte/LogísticaValueCo-CreationInteractionRelationshipNetworkServiceTransportation/logisticsMestrado em MarketingA literatura tem procurado redefinir o Marketing de modo holístico, ajustado à prática, destacando-se a Service-Dominant Logic de Vargo e Lusch (2004), que tem evoluído, respondendo às críticas quanto à sua abstração. Para esta teoria, a co-criação de valor é um processo conjunto que assenta na interação. A Service Logic de Grönroos (2008) defende que esta lógica não se pode generalizar a todos os casos e o IMP Group enquadra a criação de valor, na interação, nos relacionamentos e redes de negócio. Este estudo de caso, através destas três teorias, explora como uma empresa fornecedora de Serviços de transporte/logística (co-)cria valor, no contexto das suas atividades, ofertas, relacionamentos e redes de negócio. A recolha de dados foi feita através de entrevistas não-estruturadas e concluiu-se que a interação, mais propriamente, a dinâmica e a variedade do portefólio de relacionamentos são essenciais para a (co-)criação de valor e para a trajetória de evolução da empresa.The literature has been trying to redefine Marketing theory in a holistic way, adjusted to practice, with Service-Dominant Logic of Vargo & Lusch (2004), in the highlights. This theory has been evolving to cope the critics about its abstraction. It states that value co-creation is a joint process, founded on interaction. Grönroos’ (2008) Service Logic contends that this logic is not always applicable. The IMP Group frames value creation in interaction, business relationships and networks. This investigation is a case study and explores how a transportation/logistics supplier (co-)creates value in the context of its activities, offers, business relationships and networks. The data was collected through non-structured interviews. Main conclusions are: interactions and both dynamics and variety in relationship portfolio are crucial to the value (co-)creation and to path of evolution of the firm.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaBatista, Sérgio Martins2013-12-27T14:12:49Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6275porBatista, Sérgio Martins. 2013. "Valor como co-criação : o caso SDV Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:41.168682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valor como co-criação : o caso SDV Portugal |
title |
Valor como co-criação : o caso SDV Portugal |
spellingShingle |
Valor como co-criação : o caso SDV Portugal Batista, Sérgio Martins Valor Co-Criação Interação Relacionamento Network Serviço Transporte/Logística Value Co-Creation Interaction Relationship Network Service Transportation/logistics |
title_short |
Valor como co-criação : o caso SDV Portugal |
title_full |
Valor como co-criação : o caso SDV Portugal |
title_fullStr |
Valor como co-criação : o caso SDV Portugal |
title_full_unstemmed |
Valor como co-criação : o caso SDV Portugal |
title_sort |
Valor como co-criação : o caso SDV Portugal |
author |
Batista, Sérgio Martins |
author_facet |
Batista, Sérgio Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mota, João Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Sérgio Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valor Co-Criação Interação Relacionamento Network Serviço Transporte/Logística Value Co-Creation Interaction Relationship Network Service Transportation/logistics |
topic |
Valor Co-Criação Interação Relacionamento Network Serviço Transporte/Logística Value Co-Creation Interaction Relationship Network Service Transportation/logistics |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-27T14:12:49Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/6275 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/6275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Batista, Sérgio Martins. 2013. "Valor como co-criação : o caso SDV Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131012270129152 |