Valor como co-criação : o caso SDV Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Sérgio Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6275
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_0e075c4746551b1b3fd95f1a86fb3856
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6275
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valor como co-criação : o caso SDV PortugalValorCo-CriaçãoInteraçãoRelacionamentoNetworkServiçoTransporte/LogísticaValueCo-CreationInteractionRelationshipNetworkServiceTransportation/logisticsMestrado em MarketingA literatura tem procurado redefinir o Marketing de modo holístico, ajustado à prática, destacando-se a Service-Dominant Logic de Vargo e Lusch (2004), que tem evoluído, respondendo às críticas quanto à sua abstração. Para esta teoria, a co-criação de valor é um processo conjunto que assenta na interação. A Service Logic de Grönroos (2008) defende que esta lógica não se pode generalizar a todos os casos e o IMP Group enquadra a criação de valor, na interação, nos relacionamentos e redes de negócio. Este estudo de caso, através destas três teorias, explora como uma empresa fornecedora de Serviços de transporte/logística (co-)cria valor, no contexto das suas atividades, ofertas, relacionamentos e redes de negócio. A recolha de dados foi feita através de entrevistas não-estruturadas e concluiu-se que a interação, mais propriamente, a dinâmica e a variedade do portefólio de relacionamentos são essenciais para a (co-)criação de valor e para a trajetória de evolução da empresa.The literature has been trying to redefine Marketing theory in a holistic way, adjusted to practice, with Service-Dominant Logic of Vargo & Lusch (2004), in the highlights. This theory has been evolving to cope the critics about its abstraction. It states that value co-creation is a joint process, founded on interaction. Grönroos’ (2008) Service Logic contends that this logic is not always applicable. The IMP Group frames value creation in interaction, business relationships and networks. This investigation is a case study and explores how a transportation/logistics supplier (co-)creates value in the context of its activities, offers, business relationships and networks. The data was collected through non-structured interviews. Main conclusions are: interactions and both dynamics and variety in relationship portfolio are crucial to the value (co-)creation and to path of evolution of the firm.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaBatista, Sérgio Martins2013-12-27T14:12:49Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6275porBatista, Sérgio Martins. 2013. "Valor como co-criação : o caso SDV Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:41.168682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valor como co-criação : o caso SDV Portugal
title Valor como co-criação : o caso SDV Portugal
spellingShingle Valor como co-criação : o caso SDV Portugal
Batista, Sérgio Martins
Valor
Co-Criação
Interação
Relacionamento
Network
Serviço
Transporte/Logística
Value
Co-Creation
Interaction
Relationship
Network
Service
Transportation/logistics
title_short Valor como co-criação : o caso SDV Portugal
title_full Valor como co-criação : o caso SDV Portugal
title_fullStr Valor como co-criação : o caso SDV Portugal
title_full_unstemmed Valor como co-criação : o caso SDV Portugal
title_sort Valor como co-criação : o caso SDV Portugal
author Batista, Sérgio Martins
author_facet Batista, Sérgio Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Sérgio Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Valor
Co-Criação
Interação
Relacionamento
Network
Serviço
Transporte/Logística
Value
Co-Creation
Interaction
Relationship
Network
Service
Transportation/logistics
topic Valor
Co-Criação
Interação
Relacionamento
Network
Serviço
Transporte/Logística
Value
Co-Creation
Interaction
Relationship
Network
Service
Transportation/logistics
description Mestrado em Marketing
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-27T14:12:49Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6275
url http://hdl.handle.net/10400.5/6275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Batista, Sérgio Martins. 2013. "Valor como co-criação : o caso SDV Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131012270129152