A criação como movimento circular pleno. Uma leitura do percurso do Homem Plano, de Para cima e não para norte, de Patrícia Portela. Diálogos com Jorge Luís Borges
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20109 |
Resumo: | Análise da novela Para cima e não para norte, de Patrícia Portela, mais precisamente do percurso da personagem central da obra, o Homem Plano. Esta será feita através da leitura comparada com dois contos de Jorge Luis Borges, “La Biblioteca de Babel” e “El tema del traidor y del heroe”. Pretendemos demonstrar como o “outro” é indispensável para a evolução da personagem central e como o Homem Plano é uma metáfora literária. À medida que nos aproximamos da fase de pleno amadurecimento da personagem, recorreremos à estética da recepção para melhor entendermos o desfecho da narrativa. |
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A criação como movimento circular pleno. Uma leitura do percurso do Homem Plano, de Para cima e não para norte, de Patrícia Portela. Diálogos com Jorge Luís BorgesHomem PlanoCircularidadePatrícia PortelaFicçãoDimensãoCriaçãoDimensionCircularityFictionCreationDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasAnálise da novela Para cima e não para norte, de Patrícia Portela, mais precisamente do percurso da personagem central da obra, o Homem Plano. Esta será feita através da leitura comparada com dois contos de Jorge Luis Borges, “La Biblioteca de Babel” e “El tema del traidor y del heroe”. Pretendemos demonstrar como o “outro” é indispensável para a evolução da personagem central e como o Homem Plano é uma metáfora literária. À medida que nos aproximamos da fase de pleno amadurecimento da personagem, recorreremos à estética da recepção para melhor entendermos o desfecho da narrativa.Analisis of the novel Para cima e não para baixo, of Patrícia Portela, more precisely of the journey of the main character, the Flat Man. This will be done through a comparated reading to two short stories of Jorge Luis Borges, “La Biblioteca de Babel” and “El tema del traidor y del heroe”. We intend to demonstrate how the “other” is essential to the evolution of the main character and how the Flat Man is a literary metaphor. As we get closer to the most maturing phase of the character, we will use the aesthetic of reception theory, in order to better understand the end of the narrative.Branco, Isabel AraújoReffóios, MargaridaRUNJacinto, Isabel João Codinha2017-02-21T10:29:03Z2016-11-252016-07-132016-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20109TID:201547791porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:03:12Zoai:run.unl.pt:10362/20109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:58.108049Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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