Aspectos da organização temporal em discursos narrativos orais e escritos de alunos do 7º e 9º ano de escolaridade
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/28486 |
Resumo: | Partindo do princípio de que as unidades das línguas naturais devem ser interpretadas em função do código a que pertencem e das condições do seu emprego em contexto, desenvolvemos um estudo teórico-prático centrado em duas tipologias discursivas, a narrativa e a narrativa interactiva/conversacional, e em duas modalidades enunciativas, oral e escrita, de forma a analisar o funcionamento coesivo de uma categoria linguística -o tempo verbal- em textos de alunos de 7º e 9º ano de escolaridade. pretendemos explorar a organização do sistema temporal português em subsistemas, de acordo com os modos de enunciação, e realcionar o funcionamento destes com as coordenadas da intenção discursiva criadas pelas condições de enunciação, a fim de confirmar a interacção entre unidades linguísticas e contexto extralinguístico, para com isso facilitar à Didáctica da língua materna aexplicitação de alguns meta conhecimentos necessários ao processo de produção discursiva. |
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Aspectos da organização temporal em discursos narrativos orais e escritos de alunos do 7º e 9º ano de escolaridadeDiscurso narrativoLíngua materna - Ensino-aprendizagemLinguísticaPartindo do princípio de que as unidades das línguas naturais devem ser interpretadas em função do código a que pertencem e das condições do seu emprego em contexto, desenvolvemos um estudo teórico-prático centrado em duas tipologias discursivas, a narrativa e a narrativa interactiva/conversacional, e em duas modalidades enunciativas, oral e escrita, de forma a analisar o funcionamento coesivo de uma categoria linguística -o tempo verbal- em textos de alunos de 7º e 9º ano de escolaridade. pretendemos explorar a organização do sistema temporal português em subsistemas, de acordo com os modos de enunciação, e realcionar o funcionamento destes com as coordenadas da intenção discursiva criadas pelas condições de enunciação, a fim de confirmar a interacção entre unidades linguísticas e contexto extralinguístico, para com isso facilitar à Didáctica da língua materna aexplicitação de alguns meta conhecimentos necessários ao processo de produção discursiva.Porto : [Edição do Autor]20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/28486porCarneiro, Benedita Margarida Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:34:18Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/28486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:04:13.498835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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