A arte do título

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brust, Fabio Rücker
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28541
Resumo: O título de um livro é uma das principais formas de uma capa comunicar-se com o leitor e, através de seu design, é possível atingir resultados gráfi cos que podem se aproximar ou distanciar do conteúdo da obra. Para conhecer melhor a arte do título quando feito à mão, este trabalho descreve os seis meses de estágio realizados pelo autor no Grupo LeYa, maior grupo editorial português, e faz uma ponte entre esta experiência e o tema deste relatório. Segue-se para a teoria acerca da capa do livro, a importância do título neste contexto e as formas com que o título feito à mão se correlaciona com a escrita à mão e a tipografi a, fatores importantíssimos na história do design gráfi co em vários níveis. Por fi m, é desenvolvido um capítulo no qual a problematização é levada à prática através de um questionário realizado com dois designers de títulos personalizados e uma análise de capas de livros com esta técnica gráfi ca. Com os resultados apreendidos ao longo desta etapa do trabalho, foi possível determinar a importância do título feito à mão e suas qualidades capazes de torná-lo único e díspar com relação ao feito com fontes tipográfi cas. palavras-chave: design editorial; título feito à mão; lettering; capa de livro; tipografi a.
id RCAP_0e1b3c837a5062f47285567324fa7d5c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28541
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A arte do títuloO título feito à mão na capa de livroDesign editorialTítulo feito à mãoLetteringCapa de livroTipografiaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO título de um livro é uma das principais formas de uma capa comunicar-se com o leitor e, através de seu design, é possível atingir resultados gráfi cos que podem se aproximar ou distanciar do conteúdo da obra. Para conhecer melhor a arte do título quando feito à mão, este trabalho descreve os seis meses de estágio realizados pelo autor no Grupo LeYa, maior grupo editorial português, e faz uma ponte entre esta experiência e o tema deste relatório. Segue-se para a teoria acerca da capa do livro, a importância do título neste contexto e as formas com que o título feito à mão se correlaciona com a escrita à mão e a tipografi a, fatores importantíssimos na história do design gráfi co em vários níveis. Por fi m, é desenvolvido um capítulo no qual a problematização é levada à prática através de um questionário realizado com dois designers de títulos personalizados e uma análise de capas de livros com esta técnica gráfi ca. Com os resultados apreendidos ao longo desta etapa do trabalho, foi possível determinar a importância do título feito à mão e suas qualidades capazes de torná-lo único e díspar com relação ao feito com fontes tipográfi cas. palavras-chave: design editorial; título feito à mão; lettering; capa de livro; tipografi a.Instituto Politécnico de TomarMoreira, Luís Filipe CunhaRepositório ComumBrust, Fabio Rücker2019-05-17T09:29:45Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28541TID:202231054porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:57.327660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A arte do título
O título feito à mão na capa de livro
title A arte do título
spellingShingle A arte do título
Brust, Fabio Rücker
Design editorial
Título feito à mão
Lettering
Capa de livro
Tipografia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A arte do título
title_full A arte do título
title_fullStr A arte do título
title_full_unstemmed A arte do título
title_sort A arte do título
author Brust, Fabio Rücker
author_facet Brust, Fabio Rücker
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Luís Filipe Cunha
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Brust, Fabio Rücker
dc.subject.por.fl_str_mv Design editorial
Título feito à mão
Lettering
Capa de livro
Tipografia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Design editorial
Título feito à mão
Lettering
Capa de livro
Tipografia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O título de um livro é uma das principais formas de uma capa comunicar-se com o leitor e, através de seu design, é possível atingir resultados gráfi cos que podem se aproximar ou distanciar do conteúdo da obra. Para conhecer melhor a arte do título quando feito à mão, este trabalho descreve os seis meses de estágio realizados pelo autor no Grupo LeYa, maior grupo editorial português, e faz uma ponte entre esta experiência e o tema deste relatório. Segue-se para a teoria acerca da capa do livro, a importância do título neste contexto e as formas com que o título feito à mão se correlaciona com a escrita à mão e a tipografi a, fatores importantíssimos na história do design gráfi co em vários níveis. Por fi m, é desenvolvido um capítulo no qual a problematização é levada à prática através de um questionário realizado com dois designers de títulos personalizados e uma análise de capas de livros com esta técnica gráfi ca. Com os resultados apreendidos ao longo desta etapa do trabalho, foi possível determinar a importância do título feito à mão e suas qualidades capazes de torná-lo único e díspar com relação ao feito com fontes tipográfi cas. palavras-chave: design editorial; título feito à mão; lettering; capa de livro; tipografi a.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-05-17T09:29:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28541
TID:202231054
url http://hdl.handle.net/10400.26/28541
identifier_str_mv TID:202231054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133631749292032