A arte do título
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28541 |
Resumo: | O título de um livro é uma das principais formas de uma capa comunicar-se com o leitor e, através de seu design, é possível atingir resultados gráfi cos que podem se aproximar ou distanciar do conteúdo da obra. Para conhecer melhor a arte do título quando feito à mão, este trabalho descreve os seis meses de estágio realizados pelo autor no Grupo LeYa, maior grupo editorial português, e faz uma ponte entre esta experiência e o tema deste relatório. Segue-se para a teoria acerca da capa do livro, a importância do título neste contexto e as formas com que o título feito à mão se correlaciona com a escrita à mão e a tipografi a, fatores importantíssimos na história do design gráfi co em vários níveis. Por fi m, é desenvolvido um capítulo no qual a problematização é levada à prática através de um questionário realizado com dois designers de títulos personalizados e uma análise de capas de livros com esta técnica gráfi ca. Com os resultados apreendidos ao longo desta etapa do trabalho, foi possível determinar a importância do título feito à mão e suas qualidades capazes de torná-lo único e díspar com relação ao feito com fontes tipográfi cas. palavras-chave: design editorial; título feito à mão; lettering; capa de livro; tipografi a. |
id |
RCAP_0e1b3c837a5062f47285567324fa7d5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28541 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A arte do títuloO título feito à mão na capa de livroDesign editorialTítulo feito à mãoLetteringCapa de livroTipografiaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO título de um livro é uma das principais formas de uma capa comunicar-se com o leitor e, através de seu design, é possível atingir resultados gráfi cos que podem se aproximar ou distanciar do conteúdo da obra. Para conhecer melhor a arte do título quando feito à mão, este trabalho descreve os seis meses de estágio realizados pelo autor no Grupo LeYa, maior grupo editorial português, e faz uma ponte entre esta experiência e o tema deste relatório. Segue-se para a teoria acerca da capa do livro, a importância do título neste contexto e as formas com que o título feito à mão se correlaciona com a escrita à mão e a tipografi a, fatores importantíssimos na história do design gráfi co em vários níveis. Por fi m, é desenvolvido um capítulo no qual a problematização é levada à prática através de um questionário realizado com dois designers de títulos personalizados e uma análise de capas de livros com esta técnica gráfi ca. Com os resultados apreendidos ao longo desta etapa do trabalho, foi possível determinar a importância do título feito à mão e suas qualidades capazes de torná-lo único e díspar com relação ao feito com fontes tipográfi cas. palavras-chave: design editorial; título feito à mão; lettering; capa de livro; tipografi a.Instituto Politécnico de TomarMoreira, Luís Filipe CunhaRepositório ComumBrust, Fabio Rücker2019-05-17T09:29:45Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28541TID:202231054porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:57.327660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte do título O título feito à mão na capa de livro |
title |
A arte do título |
spellingShingle |
A arte do título Brust, Fabio Rücker Design editorial Título feito à mão Lettering Capa de livro Tipografia Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
A arte do título |
title_full |
A arte do título |
title_fullStr |
A arte do título |
title_full_unstemmed |
A arte do título |
title_sort |
A arte do título |
author |
Brust, Fabio Rücker |
author_facet |
Brust, Fabio Rücker |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Luís Filipe Cunha Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brust, Fabio Rücker |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design editorial Título feito à mão Lettering Capa de livro Tipografia Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Design editorial Título feito à mão Lettering Capa de livro Tipografia Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
O título de um livro é uma das principais formas de uma capa comunicar-se com o leitor e, através de seu design, é possível atingir resultados gráfi cos que podem se aproximar ou distanciar do conteúdo da obra. Para conhecer melhor a arte do título quando feito à mão, este trabalho descreve os seis meses de estágio realizados pelo autor no Grupo LeYa, maior grupo editorial português, e faz uma ponte entre esta experiência e o tema deste relatório. Segue-se para a teoria acerca da capa do livro, a importância do título neste contexto e as formas com que o título feito à mão se correlaciona com a escrita à mão e a tipografi a, fatores importantíssimos na história do design gráfi co em vários níveis. Por fi m, é desenvolvido um capítulo no qual a problematização é levada à prática através de um questionário realizado com dois designers de títulos personalizados e uma análise de capas de livros com esta técnica gráfi ca. Com os resultados apreendidos ao longo desta etapa do trabalho, foi possível determinar a importância do título feito à mão e suas qualidades capazes de torná-lo único e díspar com relação ao feito com fontes tipográfi cas. palavras-chave: design editorial; título feito à mão; lettering; capa de livro; tipografi a. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-05-17T09:29:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/28541 TID:202231054 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/28541 |
identifier_str_mv |
TID:202231054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133631749292032 |