Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mackaaij, Maria José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mata, Lourdes, Calado, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1646
Resumo: Vários estudos têm referido o impacto positivo que o recurso à Leitura Assistida por Animais tem na aprendizagem da leitura. Integrado no programa “Ler + Feliz” da Biblioteca Municipal de Silves, o projeto “L.E.R. Cãofiante" em 2015-2016, apoiou alunos de duas turmas de 1º ano. Mensalmente, estes participavam numa sessão de mediação do livro e da leitura, com a bibliotecária e os seus cães, para além de terem acesso a livros diversificados e de qualidade. Neste estudo participaram 80 crianças do 1º ano, 47 das quais integradas nas turmas do projeto e 33 no grupo de controlo. As famílias responderam a questionários no início e final do ano letivo. As crianças e professoras fizeram o registo das leituras realizadas e como estas decorreram. Os dados foram tratados recorrendo à ANOVA para medidas repetidas. Pudemos constatar um aumento da frequência de práticas lúdicas em família e do tempo de leitura em casa, entre o início e o fim do ano letivo, significativamente superior nas crianças participantes no projeto. Os registos das professoras e dos alunos confirmam a regularidade da leitura durante a participação do projeto e a importância que a intervenção teve para a despoletar. 
id RCAP_0e2980e814a06f7c9a6d0fc20cba0832
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1646
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de SilvesArtigosVários estudos têm referido o impacto positivo que o recurso à Leitura Assistida por Animais tem na aprendizagem da leitura. Integrado no programa “Ler + Feliz” da Biblioteca Municipal de Silves, o projeto “L.E.R. Cãofiante" em 2015-2016, apoiou alunos de duas turmas de 1º ano. Mensalmente, estes participavam numa sessão de mediação do livro e da leitura, com a bibliotecária e os seus cães, para além de terem acesso a livros diversificados e de qualidade. Neste estudo participaram 80 crianças do 1º ano, 47 das quais integradas nas turmas do projeto e 33 no grupo de controlo. As famílias responderam a questionários no início e final do ano letivo. As crianças e professoras fizeram o registo das leituras realizadas e como estas decorreram. Os dados foram tratados recorrendo à ANOVA para medidas repetidas. Pudemos constatar um aumento da frequência de práticas lúdicas em família e do tempo de leitura em casa, entre o início e o fim do ano letivo, significativamente superior nas crianças participantes no projeto. Os registos das professoras e dos alunos confirmam a regularidade da leitura durante a participação do projeto e a importância que a intervenção teve para a despoletar. BAD2018-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48798/cadernosbad.1646por1645-28950007-9421Mackaaij, Maria JoséMata, LourdesCalado, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:11:08Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:39.090912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves
title Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves
spellingShingle Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves
Mackaaij, Maria José
Artigos
title_short Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves
title_full Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves
title_fullStr Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves
title_full_unstemmed Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves
title_sort Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves
author Mackaaij, Maria José
author_facet Mackaaij, Maria José
Mata, Lourdes
Calado, Margarida
author_role author
author2 Mata, Lourdes
Calado, Margarida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mackaaij, Maria José
Mata, Lourdes
Calado, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Vários estudos têm referido o impacto positivo que o recurso à Leitura Assistida por Animais tem na aprendizagem da leitura. Integrado no programa “Ler + Feliz” da Biblioteca Municipal de Silves, o projeto “L.E.R. Cãofiante" em 2015-2016, apoiou alunos de duas turmas de 1º ano. Mensalmente, estes participavam numa sessão de mediação do livro e da leitura, com a bibliotecária e os seus cães, para além de terem acesso a livros diversificados e de qualidade. Neste estudo participaram 80 crianças do 1º ano, 47 das quais integradas nas turmas do projeto e 33 no grupo de controlo. As famílias responderam a questionários no início e final do ano letivo. As crianças e professoras fizeram o registo das leituras realizadas e como estas decorreram. Os dados foram tratados recorrendo à ANOVA para medidas repetidas. Pudemos constatar um aumento da frequência de práticas lúdicas em família e do tempo de leitura em casa, entre o início e o fim do ano letivo, significativamente superior nas crianças participantes no projeto. Os registos das professoras e dos alunos confirmam a regularidade da leitura durante a participação do projeto e a importância que a intervenção teve para a despoletar. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1646
url https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-2895
0007-9421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv BAD
publisher.none.fl_str_mv BAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130370737700864