Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1646 |
Resumo: | Vários estudos têm referido o impacto positivo que o recurso à Leitura Assistida por Animais tem na aprendizagem da leitura. Integrado no programa “Ler + Feliz” da Biblioteca Municipal de Silves, o projeto “L.E.R. Cãofiante" em 2015-2016, apoiou alunos de duas turmas de 1º ano. Mensalmente, estes participavam numa sessão de mediação do livro e da leitura, com a bibliotecária e os seus cães, para além de terem acesso a livros diversificados e de qualidade. Neste estudo participaram 80 crianças do 1º ano, 47 das quais integradas nas turmas do projeto e 33 no grupo de controlo. As famílias responderam a questionários no início e final do ano letivo. As crianças e professoras fizeram o registo das leituras realizadas e como estas decorreram. Os dados foram tratados recorrendo à ANOVA para medidas repetidas. Pudemos constatar um aumento da frequência de práticas lúdicas em família e do tempo de leitura em casa, entre o início e o fim do ano letivo, significativamente superior nas crianças participantes no projeto. Os registos das professoras e dos alunos confirmam a regularidade da leitura durante a participação do projeto e a importância que a intervenção teve para a despoletar. |
id |
RCAP_0e2980e814a06f7c9a6d0fc20cba0832 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1646 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de SilvesArtigosVários estudos têm referido o impacto positivo que o recurso à Leitura Assistida por Animais tem na aprendizagem da leitura. Integrado no programa “Ler + Feliz” da Biblioteca Municipal de Silves, o projeto “L.E.R. Cãofiante" em 2015-2016, apoiou alunos de duas turmas de 1º ano. Mensalmente, estes participavam numa sessão de mediação do livro e da leitura, com a bibliotecária e os seus cães, para além de terem acesso a livros diversificados e de qualidade. Neste estudo participaram 80 crianças do 1º ano, 47 das quais integradas nas turmas do projeto e 33 no grupo de controlo. As famílias responderam a questionários no início e final do ano letivo. As crianças e professoras fizeram o registo das leituras realizadas e como estas decorreram. Os dados foram tratados recorrendo à ANOVA para medidas repetidas. Pudemos constatar um aumento da frequência de práticas lúdicas em família e do tempo de leitura em casa, entre o início e o fim do ano letivo, significativamente superior nas crianças participantes no projeto. Os registos das professoras e dos alunos confirmam a regularidade da leitura durante a participação do projeto e a importância que a intervenção teve para a despoletar. BAD2018-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48798/cadernosbad.1646por1645-28950007-9421Mackaaij, Maria JoséMata, LourdesCalado, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:11:08Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:39.090912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves |
title |
Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves |
spellingShingle |
Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves Mackaaij, Maria José Artigos |
title_short |
Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves |
title_full |
Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves |
title_fullStr |
Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves |
title_full_unstemmed |
Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves |
title_sort |
Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves |
author |
Mackaaij, Maria José |
author_facet |
Mackaaij, Maria José Mata, Lourdes Calado, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Mata, Lourdes Calado, Margarida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mackaaij, Maria José Mata, Lourdes Calado, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Vários estudos têm referido o impacto positivo que o recurso à Leitura Assistida por Animais tem na aprendizagem da leitura. Integrado no programa “Ler + Feliz” da Biblioteca Municipal de Silves, o projeto “L.E.R. Cãofiante" em 2015-2016, apoiou alunos de duas turmas de 1º ano. Mensalmente, estes participavam numa sessão de mediação do livro e da leitura, com a bibliotecária e os seus cães, para além de terem acesso a livros diversificados e de qualidade. Neste estudo participaram 80 crianças do 1º ano, 47 das quais integradas nas turmas do projeto e 33 no grupo de controlo. As famílias responderam a questionários no início e final do ano letivo. As crianças e professoras fizeram o registo das leituras realizadas e como estas decorreram. Os dados foram tratados recorrendo à ANOVA para medidas repetidas. Pudemos constatar um aumento da frequência de práticas lúdicas em família e do tempo de leitura em casa, entre o início e o fim do ano letivo, significativamente superior nas crianças participantes no projeto. Os registos das professoras e dos alunos confirmam a regularidade da leitura durante a participação do projeto e a importância que a intervenção teve para a despoletar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1646 |
url |
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-2895 0007-9421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BAD |
publisher.none.fl_str_mv |
BAD |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130370737700864 |