Ambiente virtual de aprendizagem matemática em contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Liliana Teresa Neto, 1970-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10336
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
id RCAP_0e3d4a4e029be765163cd9135f287361
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10336
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambiente virtual de aprendizagem matemática em contexto educativoAprendizagem da matemáticaAprendizagem colaborativaAmbientes virtuais de aprendizagemTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013O estudo pretende compreender como é que um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como complemento ao ensino presencial, constitui um elemento relevante para a aprendizagem dos alunos em Matemática. Pretende-se, por isso, analisar como colaboram e interagem os alunos entre si, com a professora e com os conteúdos no AVA, descrever a perceção dos alunos sobre o impacto da utilização do AVA na aprendizagem da Matemática e compreender como é que a sua utilização, integrando um ambiente de geometria dinâmica e applets, contribui para a aprendizagem da Matemática. Neste estudo participaram alunos de duas turmas do 8º ano de escolaridade. Na presente investigação, opta-se por uma abordagem de estudo de caso, através de recolha e análise de dados qualitativos e quantitativos numa perspetiva de métodos mistos. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram os questionários, os registos automáticos do AVA, as entrevistas em grupo focado, a observação e documentos escritos. Recorre-se à análise de conteúdo das transcrições das entrevistas e dos documentos escritos. Aos dados obtidos a partir dos questionários e dos registos automáticos do AVA foi feito um tratamento estatístico. Os resultados evidenciam que o AVA, integrando um ambiente de geometria dinâmica e applets, motivou e contribuiu para a aprendizagem colaborativa da Matemática, quer através das interações entre os alunos, destes com a professora e com os conteúdos, quer através de propostas de trabalho colaborativo que incentivaram o debate, a partilha e a troca de ideias. Tal contribuiu para a construção do conhecimento geométrico e algébrico, do desenvolvimento do raciocínio e da comunicação matemática. O envolvimento e desempenho dos alunos nas tarefas propostas no AVA refletiu-se na aprendizagem em sala de aula.This study attempts to understand how a Virtual Learning Environment (VLE), as a complement to the classroom teaching, is a relevant element to the students learning of Mathematics. The aim is to analyse how the students collaborate and interact with each other, with the teacher and with the contents in the VLE. It is also intended to describe the students’ perception about the impact on the use of VLE in the learning of Mathematics and to understand how the use of this method, that integrates an environment of dynamic geometry and applets, contributes to the learning of Mathematics. Two classes of the 8th grade have participated in this study. In the present investigation, the option is given to an approach through a case study and through the collection and data analysis, qualitative and quantitatively, in a perspective of mixed methods. Questionnaires, automatic registration, focus group interviews, observation and written documents were the tools to collect data. An analysis of the content of interviews transcriptions and written documents was also used. A statistic treatment was made with the results obtained in the questionnaires and automatic registrations of VLE. The results show that the VLE that integrates a dynamic geometry environment and applets has motivated and contributed to the Mathematics collaborative learning either through the interactions among students, these ones with the teacher and with the contents or through the proposals of collaborative work that have encourage the debate, the sharing and the exchange of ideas. These situations have contributed to the construction of geometric and algebraic knowledge, to the development of the reasoning and to mathematics communication. The engagement and the performance of the students in the tasks proposed in the VLE had its impact in the learning in the classroom.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Liliana Teresa Neto, 1970-2014-01-28T18:35:07Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10336TID:201280167porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:23.654382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem matemática em contexto educativo
title Ambiente virtual de aprendizagem matemática em contexto educativo
spellingShingle Ambiente virtual de aprendizagem matemática em contexto educativo
Carvalho, Liliana Teresa Neto, 1970-
Aprendizagem da matemática
Aprendizagem colaborativa
Ambientes virtuais de aprendizagem
Teses de mestrado - 2013
title_short Ambiente virtual de aprendizagem matemática em contexto educativo
title_full Ambiente virtual de aprendizagem matemática em contexto educativo
title_fullStr Ambiente virtual de aprendizagem matemática em contexto educativo
title_full_unstemmed Ambiente virtual de aprendizagem matemática em contexto educativo
title_sort Ambiente virtual de aprendizagem matemática em contexto educativo
author Carvalho, Liliana Teresa Neto, 1970-
author_facet Carvalho, Liliana Teresa Neto, 1970-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Liliana Teresa Neto, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da matemática
Aprendizagem colaborativa
Ambientes virtuais de aprendizagem
Teses de mestrado - 2013
topic Aprendizagem da matemática
Aprendizagem colaborativa
Ambientes virtuais de aprendizagem
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-28T18:35:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10336
TID:201280167
url http://hdl.handle.net/10451/10336
identifier_str_mv TID:201280167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134238984896512