Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quendera, Ivo Filipe Figueiredo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2788
Resumo: Dissertação de Tese de Mestrado apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Desporto de Natureza
id RCAP_0e45781e0d8bfbe33839a8a7657b5287
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2788
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagemparacanoagemcanoagemensinotreinodeficiênciadesportoparacanoekayak & canoe sportsport disabilitycoachingdisabilitysportDissertação de Tese de Mestrado apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Desporto de NaturezaEste estudo teve como objetivo investigar as conceções dos treinadores de Paracanoagem sobre o ensino da canoagem, procurando determinar as características mais importantes refe-rentes às metodologias de ensino a serem adotadas no processo de ensino e de treino. O es-tudo teve por base o modelo de Grossman (1990) do conhecimento do profissional da educa-ção, e no referencial teórico de Vickers (1990) e Rink (1993) em relação ao conhecimento do conteúdo pedagógico e dos aspetos pedagógicos implicados no processo de ensino. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, questionando um grupo de cinco treinadores de na-cionalidades diferentes, especialistas em Paracanoagem, utilizando numa primeira etapa um questionário, onde se procurou identificar a perceção dos treinadores acerca do processo de ensino da Paracanoagem e dos métodos e estratégias utilizados por cada um. Posteriormente, realizou-se uma entrevista num modelo de Focus Group, baseado no questionário inicial e num guião de entrevista semiestruturado. A análise levou em conta, a diversidade de conhecimen-tos profissionais, incluindo formação e experiência acadêmica e profissional, assim como as principais fontes de conhecimento e perspetivas didáticas no ensino e treino. Foram identificadas e exploradas as conceções dos especialistas e modelos gerais de ensino da canoagem, procurando entender as semelhanças no ensino da Paracanoagem com a Canoa-gem regular, tal como as diferenças que caracterizaram as abordagens pessoais de cada um dos especialistas, no processo de ensino e de treino, com pessoas com deficiência, objetivando a plena participação neste desporto.This study aimed to investigate the paracanoe coaches’ conceptions about teaching technical skills, looking to determine the more important characteristics concerning the teaching meth-odologies to adopt in the process of coaching. The study was based in Grossman (1990) model of the education professional knowledge and the theoretical framework of Vickers (1990) and Rink (1993) relative to the pedagogical content knowledge as well the pedagogical aspects implied in instruction process. A qualitative approach was used, inquiring five international paracanoe expert coaches, first using an initial questionnaire, where were identify the perception of the trainers about the pro-cess of teaching Paracanoagem and the methods and strategies used by each one, and then, a Focus Group interview, based in the initial responses and with a semi-structuralized guide. The analysis toke in account, the diversity of professional knowledge, including formation and pro-fessional academic experience as the principal sources of knowledge and didactic perspectives on coaching. The expert’s conceptions in general canoe and kayak teaching models, , to understand the simi-larities in Paracanoe teaching, with differences that characterized the personal approaches of each one of the experts, in the teach-learning and training process with persons with disability, aiming to a full participation in this sport.Januário, NunoCarvalhinho, LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémQuendera, Ivo Filipe Figueiredo2020-01-22T16:13:37Z2019-11-292019-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2788TID:202332306por202332306info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:43.251254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem
title Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem
spellingShingle Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem
Quendera, Ivo Filipe Figueiredo
paracanoagem
canoagem
ensino
treino
deficiência
desporto
paracanoe
kayak & canoe sport
sport disability
coaching
disability
sport
title_short Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem
title_full Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem
title_fullStr Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem
title_full_unstemmed Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem
title_sort Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem
author Quendera, Ivo Filipe Figueiredo
author_facet Quendera, Ivo Filipe Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Nuno
Carvalhinho, Luís
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Quendera, Ivo Filipe Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv paracanoagem
canoagem
ensino
treino
deficiência
desporto
paracanoe
kayak & canoe sport
sport disability
coaching
disability
sport
topic paracanoagem
canoagem
ensino
treino
deficiência
desporto
paracanoe
kayak & canoe sport
sport disability
coaching
disability
sport
description Dissertação de Tese de Mestrado apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Desporto de Natureza
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
2019-11-29T00:00:00Z
2020-01-22T16:13:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2788
TID:202332306
url http://hdl.handle.net/10400.15/2788
identifier_str_mv TID:202332306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202332306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036910723072