Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2788 |
Resumo: | Dissertação de Tese de Mestrado apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Desporto de Natureza |
id |
RCAP_0e45781e0d8bfbe33839a8a7657b5287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2788 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagemparacanoagemcanoagemensinotreinodeficiênciadesportoparacanoekayak & canoe sportsport disabilitycoachingdisabilitysportDissertação de Tese de Mestrado apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Desporto de NaturezaEste estudo teve como objetivo investigar as conceções dos treinadores de Paracanoagem sobre o ensino da canoagem, procurando determinar as características mais importantes refe-rentes às metodologias de ensino a serem adotadas no processo de ensino e de treino. O es-tudo teve por base o modelo de Grossman (1990) do conhecimento do profissional da educa-ção, e no referencial teórico de Vickers (1990) e Rink (1993) em relação ao conhecimento do conteúdo pedagógico e dos aspetos pedagógicos implicados no processo de ensino. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, questionando um grupo de cinco treinadores de na-cionalidades diferentes, especialistas em Paracanoagem, utilizando numa primeira etapa um questionário, onde se procurou identificar a perceção dos treinadores acerca do processo de ensino da Paracanoagem e dos métodos e estratégias utilizados por cada um. Posteriormente, realizou-se uma entrevista num modelo de Focus Group, baseado no questionário inicial e num guião de entrevista semiestruturado. A análise levou em conta, a diversidade de conhecimen-tos profissionais, incluindo formação e experiência acadêmica e profissional, assim como as principais fontes de conhecimento e perspetivas didáticas no ensino e treino. Foram identificadas e exploradas as conceções dos especialistas e modelos gerais de ensino da canoagem, procurando entender as semelhanças no ensino da Paracanoagem com a Canoa-gem regular, tal como as diferenças que caracterizaram as abordagens pessoais de cada um dos especialistas, no processo de ensino e de treino, com pessoas com deficiência, objetivando a plena participação neste desporto.This study aimed to investigate the paracanoe coaches’ conceptions about teaching technical skills, looking to determine the more important characteristics concerning the teaching meth-odologies to adopt in the process of coaching. The study was based in Grossman (1990) model of the education professional knowledge and the theoretical framework of Vickers (1990) and Rink (1993) relative to the pedagogical content knowledge as well the pedagogical aspects implied in instruction process. A qualitative approach was used, inquiring five international paracanoe expert coaches, first using an initial questionnaire, where were identify the perception of the trainers about the pro-cess of teaching Paracanoagem and the methods and strategies used by each one, and then, a Focus Group interview, based in the initial responses and with a semi-structuralized guide. The analysis toke in account, the diversity of professional knowledge, including formation and pro-fessional academic experience as the principal sources of knowledge and didactic perspectives on coaching. The expert’s conceptions in general canoe and kayak teaching models, , to understand the simi-larities in Paracanoe teaching, with differences that characterized the personal approaches of each one of the experts, in the teach-learning and training process with persons with disability, aiming to a full participation in this sport.Januário, NunoCarvalhinho, LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémQuendera, Ivo Filipe Figueiredo2020-01-22T16:13:37Z2019-11-292019-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2788TID:202332306por202332306info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:43.251254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem |
title |
Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem |
spellingShingle |
Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem Quendera, Ivo Filipe Figueiredo paracanoagem canoagem ensino treino deficiência desporto paracanoe kayak & canoe sport sport disability coaching disability sport |
title_short |
Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem |
title_full |
Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem |
title_fullStr |
Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem |
title_full_unstemmed |
Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem |
title_sort |
Aspetos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem e treino da paracanoagem |
author |
Quendera, Ivo Filipe Figueiredo |
author_facet |
Quendera, Ivo Filipe Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januário, Nuno Carvalhinho, Luís Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quendera, Ivo Filipe Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
paracanoagem canoagem ensino treino deficiência desporto paracanoe kayak & canoe sport sport disability coaching disability sport |
topic |
paracanoagem canoagem ensino treino deficiência desporto paracanoe kayak & canoe sport sport disability coaching disability sport |
description |
Dissertação de Tese de Mestrado apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Desporto de Natureza |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29 2019-11-29T00:00:00Z 2020-01-22T16:13:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2788 TID:202332306 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2788 |
identifier_str_mv |
TID:202332306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202332306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137036910723072 |