UMA PONTE PARA O FUTURO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTRO, RITA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31229
Resumo: Assistimos, em várias zonas do nosso país, a uma perda de património industrial, no contexto mineiro, gerado em mais de um século de explorações e trabalho. A riqueza e multiplicidade patrimonial existente nas Minas da Panasqueira, e a ausência de um equipamento representativo, requerem e justificam a criação de um Centro Interpretativo, tão desejado. Este trabalho pretende lançar as bases de um discurso que possa conduzir à concretização de um projeto para a valorização do património presente nas Minas da Panasqueira, através da implementação de equipamentos culturais (Centro Interpretativo, Centro de Documentação e Investigação Geológica e respetiva construção, comum, de acolhimento geral) e da criação de equipamentos turísticos (restaurante, piscina comunitária com balneários, alojamentos, estacionamento e instalações sanitárias públicas). Estes equipamentos contribuirão, não só para a conservação e valorização das capacidades da população mineira, mas também, para reforçar a sua identidade. A arquitetura, que surge como um elemento integrante da paisagem, deverá ser capaz de reavivar lugares que se encontram esquecidos no tempo, protegendo-os da sua inevitável degradação, garantindo-lhes, novamente, um futuro. O arquiteto, por sua vez, é um intermediário para projetar algo que pertença a todos, através da procura de meios e instrumentos para que a sua intervenção permita obter este resultado.
id RCAP_0e4f03a6b162e9ee058353cded979d5d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31229
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling UMA PONTE PARA O FUTUROINTERVENÇÃO NO COMPLEXO MINEIRO DA PANASQUEIRAvolfrâmio, transformação da paisagem, estratégias de intervenção, complexo mineiro, Minas da Panasqueira, Covilhã, Fundão, património industrial, roteiro das minas.Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesAssistimos, em várias zonas do nosso país, a uma perda de património industrial, no contexto mineiro, gerado em mais de um século de explorações e trabalho. A riqueza e multiplicidade patrimonial existente nas Minas da Panasqueira, e a ausência de um equipamento representativo, requerem e justificam a criação de um Centro Interpretativo, tão desejado. Este trabalho pretende lançar as bases de um discurso que possa conduzir à concretização de um projeto para a valorização do património presente nas Minas da Panasqueira, através da implementação de equipamentos culturais (Centro Interpretativo, Centro de Documentação e Investigação Geológica e respetiva construção, comum, de acolhimento geral) e da criação de equipamentos turísticos (restaurante, piscina comunitária com balneários, alojamentos, estacionamento e instalações sanitárias públicas). Estes equipamentos contribuirão, não só para a conservação e valorização das capacidades da população mineira, mas também, para reforçar a sua identidade. A arquitetura, que surge como um elemento integrante da paisagem, deverá ser capaz de reavivar lugares que se encontram esquecidos no tempo, protegendo-os da sua inevitável degradação, garantindo-lhes, novamente, um futuro. O arquiteto, por sua vez, é um intermediário para projetar algo que pertença a todos, através da procura de meios e instrumentos para que a sua intervenção permita obter este resultado.MENDES, SÉRGIORepositório ComumCASTRO, RITA2020-02-05T11:14:37Z2019-10-162019-07-312019-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31229porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T01:47:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:34:12.007309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv UMA PONTE PARA O FUTURO
INTERVENÇÃO NO COMPLEXO MINEIRO DA PANASQUEIRA
title UMA PONTE PARA O FUTURO
spellingShingle UMA PONTE PARA O FUTURO
CASTRO, RITA
volfrâmio, transformação da paisagem, estratégias de intervenção, complexo mineiro, Minas da Panasqueira, Covilhã, Fundão, património industrial, roteiro das minas.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short UMA PONTE PARA O FUTURO
title_full UMA PONTE PARA O FUTURO
title_fullStr UMA PONTE PARA O FUTURO
title_full_unstemmed UMA PONTE PARA O FUTURO
title_sort UMA PONTE PARA O FUTURO
author CASTRO, RITA
author_facet CASTRO, RITA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MENDES, SÉRGIO
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTRO, RITA
dc.subject.por.fl_str_mv volfrâmio, transformação da paisagem, estratégias de intervenção, complexo mineiro, Minas da Panasqueira, Covilhã, Fundão, património industrial, roteiro das minas.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic volfrâmio, transformação da paisagem, estratégias de intervenção, complexo mineiro, Minas da Panasqueira, Covilhã, Fundão, património industrial, roteiro das minas.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Assistimos, em várias zonas do nosso país, a uma perda de património industrial, no contexto mineiro, gerado em mais de um século de explorações e trabalho. A riqueza e multiplicidade patrimonial existente nas Minas da Panasqueira, e a ausência de um equipamento representativo, requerem e justificam a criação de um Centro Interpretativo, tão desejado. Este trabalho pretende lançar as bases de um discurso que possa conduzir à concretização de um projeto para a valorização do património presente nas Minas da Panasqueira, através da implementação de equipamentos culturais (Centro Interpretativo, Centro de Documentação e Investigação Geológica e respetiva construção, comum, de acolhimento geral) e da criação de equipamentos turísticos (restaurante, piscina comunitária com balneários, alojamentos, estacionamento e instalações sanitárias públicas). Estes equipamentos contribuirão, não só para a conservação e valorização das capacidades da população mineira, mas também, para reforçar a sua identidade. A arquitetura, que surge como um elemento integrante da paisagem, deverá ser capaz de reavivar lugares que se encontram esquecidos no tempo, protegendo-os da sua inevitável degradação, garantindo-lhes, novamente, um futuro. O arquiteto, por sua vez, é um intermediário para projetar algo que pertença a todos, através da procura de meios e instrumentos para que a sua intervenção permita obter este resultado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-16
2019-07-31
2019-10-16T00:00:00Z
2020-02-05T11:14:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31229
url http://hdl.handle.net/10400.26/31229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134904825413632