Quality Manager System (QMS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mbenza, Alexandre Seth da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31330
Resumo: Relatório de projeto do Mestrado em Informática de Gestão
id RCAP_0e4f1aafee78f399316dd704e42101cf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quality Manager System (QMS)Sistema de Gestão da QualidadeISOQMS4.0APIPontos NormativosImplementaçõesProcessosCertificaçõesQuality Management SystemNormative PointsImplementationsProcessesCertificationsDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaRelatório de projeto do Mestrado em Informática de GestãoA evolução tecnológica a nível da indústria e de metodologias utilizadas torna imperativo que as organizações adotem novos mecanismos e que estas novas tecnologias reflitam uma maior eficiência para as mesmas. Neste contexto, as organizações apostam cada vez mais na gestão da qualidade, encarando-o como uma ferramenta eficaz para fazer face à competitividade nacional e internacional. Não menosprezam toda a atividade relacionada com a inovação, mas consideram que é fundamental uma base com qualidade, permitindo assim atingir patamares superiores. O presente relatório visa abordar a metodologia e o processo de implementação das normas internacionais a nível geral. O conhecimento adquirido ao longo do percurso profissional no desenvolvimento de um software, bem como em outras competências intrínsecas, permitiram idealizar o desenvolvimento de uma plataforma capaz de gerir e implementar um sistema de gestão de qualidade. com o intuito de que este seja capaz de evoluir e de ser mantido de forma organizada. Com a implementação da ISO 27001, neste contexto, e após a análise de soluções existentes no mercado e da estrutura de implementação e certificação das normas internacionais, surgiu a necessidade de apresentar uma solução que vise facilitar este mesmo processo e que também ajude na manutenção de um sistema de gestão. Para este desenvolvimento foi necessário efetuar um levantamento de alguns sistemas que já existiam nesta área, sendo que as soluções encontradas no mercado não satisfaziam a necessidade de um sistema de gestão de qualidade. Apesar destas permitirem gerir este tipo de sistemas de qualidade, não estão focadas no processo de implementação e certificação das ISO. Deste modo, o QMS4.0 tem como objetivo minimizar esta lacuna identificada e facilitar o processo interno das empresas.Technological developments in industry and in the methodologies used make it imperative for organizations to adopt new mechanisms and new technologies and to reflect on greater efficiency. In this context, organizations are increasingly focusing on quality management, seeing it as an effective tool to address national and international competitiveness. They do not underestimate all innovation-related activity, but considering that, a quality base is fundamental, thus allowing to reach higher levels. This report aims to address the methodology and process of implementation of international standards at the general level. The knowledge acquired along the professional career in software development as well as in other intrinsic skills allowed us to idealize the development of a platform capable of managing and implementing a quality management system in order to be able to evolve and to develop. be kept in an organized manner. With the implementation of ISO 27001 in this context, and after the analysis of existing solutions in the market and the structure of implementation and certification of international standards emerged the need to present a solution that aims to facilitate this same process and that also helps in maintaining a system management. For this development, it was necessary to make a survey of some systems that already existed in this area, and the solutions found in the market did not satisfy the need for a quality management system. Although these allow the management of such quality systems, they aren’t focused on the ISO implementation and certification process. This QMS4.0 aims to minimize this identified gap and facilitate this internal process of companies.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Tecnologia de SetúbalVentura, João Miguel JonesRepositório ComumMbenza, Alexandre Seth da Silva2021-02-28T01:30:25Z2019-122019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31330TID:202372200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:20.846683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quality Manager System (QMS)
title Quality Manager System (QMS)
spellingShingle Quality Manager System (QMS)
Mbenza, Alexandre Seth da Silva
Sistema de Gestão da Qualidade
ISO
QMS4.0
API
Pontos Normativos
Implementações
Processos
Certificações
Quality Management System
Normative Points
Implementations
Processes
Certifications
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
title_short Quality Manager System (QMS)
title_full Quality Manager System (QMS)
title_fullStr Quality Manager System (QMS)
title_full_unstemmed Quality Manager System (QMS)
title_sort Quality Manager System (QMS)
author Mbenza, Alexandre Seth da Silva
author_facet Mbenza, Alexandre Seth da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, João Miguel Jones
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mbenza, Alexandre Seth da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de Gestão da Qualidade
ISO
QMS4.0
API
Pontos Normativos
Implementações
Processos
Certificações
Quality Management System
Normative Points
Implementations
Processes
Certifications
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
topic Sistema de Gestão da Qualidade
ISO
QMS4.0
API
Pontos Normativos
Implementações
Processos
Certificações
Quality Management System
Normative Points
Implementations
Processes
Certifications
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
description Relatório de projeto do Mestrado em Informática de Gestão
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
2021-02-28T01:30:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31330
TID:202372200
url http://hdl.handle.net/10400.26/31330
identifier_str_mv TID:202372200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135381143158784