DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.esenfc.pt/?url=oCsfIO |
Resumo: | Esta dissertação tem como objectivo ilustrar o desenvolvimento de uma estratégia de formação para utilização de dispositivos supraglóticos, em contexto de trabalho. Engloba as fases de planeamento, criação, implementação e avaliação, as quais permitem colmatar o défice de conhecimentos das práticas de Enfermeiros. Assim, houve que responder às seguintes questões: quais os conhecimentos essenciais a transmitir aos Enfermeiros para a utilização de dispositivos supraglóticos? Quais as estratégias a implementar na formação dos Enfermeiros para uma utilização adequada dos dispositivos supraglóticos? Como avaliar a eficácia da estratégia de formação para a utilização dos dispositivos supraglóticos? Este estudo baseou-se nos pressupostos da Investigação - Acção, em que a planificação, a acção e a reflexão se constituem como elementos estruturantes, sendo o seu carácter cíclico e dinâmico um atributo fundamental. O seu percurso desenvolveu-se a partir de um primeiro estudo, realizado em 2009, onde foi efectuado um primeiro processo de formação, o qual foi reformulado e aperfeiçoado, dando origem a um segundo estudo, no qual foi realizado um segundo processo de formação. Este segundo estudo constitui o corpo principal desta investigação. O tratamento das informações para validação do processo de formação foi efectuado com recurso ao desempenho dos Enfermeiros durante a manipulação dos dispositivos supraglóticos, recorrendo à estratégia da simulação em manequins. Concluiu-se que de forma evolutiva se pode criar e aperfeiçoar as estratégias formativas dos Enfermeiros em local de trabalho, recorrendo à metodologia de Investigação-Acção, contribuindo assim para uma progressiva melhoria da prestação de cuidados ao doente. |
id |
RCAP_0e52e653ddc546e64ec4eaa125d7709e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:4475 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVOEnfermagemFormaçãoInvestigação - AcçãoDispositivos Supraglóticos.Esta dissertação tem como objectivo ilustrar o desenvolvimento de uma estratégia de formação para utilização de dispositivos supraglóticos, em contexto de trabalho. Engloba as fases de planeamento, criação, implementação e avaliação, as quais permitem colmatar o défice de conhecimentos das práticas de Enfermeiros. Assim, houve que responder às seguintes questões: quais os conhecimentos essenciais a transmitir aos Enfermeiros para a utilização de dispositivos supraglóticos? Quais as estratégias a implementar na formação dos Enfermeiros para uma utilização adequada dos dispositivos supraglóticos? Como avaliar a eficácia da estratégia de formação para a utilização dos dispositivos supraglóticos? Este estudo baseou-se nos pressupostos da Investigação - Acção, em que a planificação, a acção e a reflexão se constituem como elementos estruturantes, sendo o seu carácter cíclico e dinâmico um atributo fundamental. O seu percurso desenvolveu-se a partir de um primeiro estudo, realizado em 2009, onde foi efectuado um primeiro processo de formação, o qual foi reformulado e aperfeiçoado, dando origem a um segundo estudo, no qual foi realizado um segundo processo de formação. Este segundo estudo constitui o corpo principal desta investigação. O tratamento das informações para validação do processo de formação foi efectuado com recurso ao desempenho dos Enfermeiros durante a manipulação dos dispositivos supraglóticos, recorrendo à estratégia da simulação em manequins. Concluiu-se que de forma evolutiva se pode criar e aperfeiçoar as estratégias formativas dos Enfermeiros em local de trabalho, recorrendo à metodologia de Investigação-Acção, contribuindo assim para uma progressiva melhoria da prestação de cuidados ao doente.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2014-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=oCsfIOTID:201101467porhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=oCsfIOFerreira, Isilda Maria Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2014-01-24T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:4475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:13.708013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO |
title |
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO Ferreira, Isilda Maria Duarte Enfermagem Formação Investigação - Acção Dispositivos Supraglóticos. |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO |
author |
Ferreira, Isilda Maria Duarte |
author_facet |
Ferreira, Isilda Maria Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Isilda Maria Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Formação Investigação - Acção Dispositivos Supraglóticos. |
topic |
Enfermagem Formação Investigação - Acção Dispositivos Supraglóticos. |
description |
Esta dissertação tem como objectivo ilustrar o desenvolvimento de uma estratégia de formação para utilização de dispositivos supraglóticos, em contexto de trabalho. Engloba as fases de planeamento, criação, implementação e avaliação, as quais permitem colmatar o défice de conhecimentos das práticas de Enfermeiros. Assim, houve que responder às seguintes questões: quais os conhecimentos essenciais a transmitir aos Enfermeiros para a utilização de dispositivos supraglóticos? Quais as estratégias a implementar na formação dos Enfermeiros para uma utilização adequada dos dispositivos supraglóticos? Como avaliar a eficácia da estratégia de formação para a utilização dos dispositivos supraglóticos? Este estudo baseou-se nos pressupostos da Investigação - Acção, em que a planificação, a acção e a reflexão se constituem como elementos estruturantes, sendo o seu carácter cíclico e dinâmico um atributo fundamental. O seu percurso desenvolveu-se a partir de um primeiro estudo, realizado em 2009, onde foi efectuado um primeiro processo de formação, o qual foi reformulado e aperfeiçoado, dando origem a um segundo estudo, no qual foi realizado um segundo processo de formação. Este segundo estudo constitui o corpo principal desta investigação. O tratamento das informações para validação do processo de formação foi efectuado com recurso ao desempenho dos Enfermeiros durante a manipulação dos dispositivos supraglóticos, recorrendo à estratégia da simulação em manequins. Concluiu-se que de forma evolutiva se pode criar e aperfeiçoar as estratégias formativas dos Enfermeiros em local de trabalho, recorrendo à metodologia de Investigação-Acção, contribuindo assim para uma progressiva melhoria da prestação de cuidados ao doente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=oCsfIO TID:201101467 |
url |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=oCsfIO |
identifier_str_mv |
TID:201101467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=oCsfIO |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137212122529792 |