DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Isilda Maria Duarte
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=oCsfIO
Resumo: Esta dissertação tem como objectivo ilustrar o desenvolvimento de uma estratégia de formação para utilização de dispositivos supraglóticos, em contexto de trabalho. Engloba as fases de planeamento, criação, implementação e avaliação, as quais permitem colmatar o défice de conhecimentos das práticas de Enfermeiros. Assim, houve que responder às seguintes questões: quais os conhecimentos essenciais a transmitir aos Enfermeiros para a utilização de dispositivos supraglóticos? Quais as estratégias a implementar na formação dos Enfermeiros para uma utilização adequada dos dispositivos supraglóticos? Como avaliar a eficácia da estratégia de formação para a utilização dos dispositivos supraglóticos? Este estudo baseou-se nos pressupostos da Investigação - Acção, em que a planificação, a acção e a reflexão se constituem como elementos estruturantes, sendo o seu carácter cíclico e dinâmico um atributo fundamental. O seu percurso desenvolveu-se a partir de um primeiro estudo, realizado em 2009, onde foi efectuado um primeiro processo de formação, o qual foi reformulado e aperfeiçoado, dando origem a um segundo estudo, no qual foi realizado um segundo processo de formação. Este segundo estudo constitui o corpo principal desta investigação. O tratamento das informações para validação do processo de formação foi efectuado com recurso ao desempenho dos Enfermeiros durante a manipulação dos dispositivos supraglóticos, recorrendo à estratégia da simulação em manequins. Concluiu-se que de forma evolutiva se pode criar e aperfeiçoar as estratégias formativas dos Enfermeiros em local de trabalho, recorrendo à metodologia de Investigação-Acção, contribuindo assim para uma progressiva melhoria da prestação de cuidados ao doente.
id RCAP_0e52e653ddc546e64ec4eaa125d7709e
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:4475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVOEnfermagemFormaçãoInvestigação - AcçãoDispositivos Supraglóticos.Esta dissertação tem como objectivo ilustrar o desenvolvimento de uma estratégia de formação para utilização de dispositivos supraglóticos, em contexto de trabalho. Engloba as fases de planeamento, criação, implementação e avaliação, as quais permitem colmatar o défice de conhecimentos das práticas de Enfermeiros. Assim, houve que responder às seguintes questões: quais os conhecimentos essenciais a transmitir aos Enfermeiros para a utilização de dispositivos supraglóticos? Quais as estratégias a implementar na formação dos Enfermeiros para uma utilização adequada dos dispositivos supraglóticos? Como avaliar a eficácia da estratégia de formação para a utilização dos dispositivos supraglóticos? Este estudo baseou-se nos pressupostos da Investigação - Acção, em que a planificação, a acção e a reflexão se constituem como elementos estruturantes, sendo o seu carácter cíclico e dinâmico um atributo fundamental. O seu percurso desenvolveu-se a partir de um primeiro estudo, realizado em 2009, onde foi efectuado um primeiro processo de formação, o qual foi reformulado e aperfeiçoado, dando origem a um segundo estudo, no qual foi realizado um segundo processo de formação. Este segundo estudo constitui o corpo principal desta investigação. O tratamento das informações para validação do processo de formação foi efectuado com recurso ao desempenho dos Enfermeiros durante a manipulação dos dispositivos supraglóticos, recorrendo à estratégia da simulação em manequins. Concluiu-se que de forma evolutiva se pode criar e aperfeiçoar as estratégias formativas dos Enfermeiros em local de trabalho, recorrendo à metodologia de Investigação-Acção, contribuindo assim para uma progressiva melhoria da prestação de cuidados ao doente.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2014-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=oCsfIOTID:201101467porhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=oCsfIOFerreira, Isilda Maria Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2014-01-24T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:4475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:13.708013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO
title DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO
Ferreira, Isilda Maria Duarte
Enfermagem
Formação
Investigação - Acção
Dispositivos Supraglóticos.
title_short DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO
title_full DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO
title_sort DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS SUPRAGLÓTICOS: PERCURSO FORMATIVO
author Ferreira, Isilda Maria Duarte
author_facet Ferreira, Isilda Maria Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Isilda Maria Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Formação
Investigação - Acção
Dispositivos Supraglóticos.
topic Enfermagem
Formação
Investigação - Acção
Dispositivos Supraglóticos.
description Esta dissertação tem como objectivo ilustrar o desenvolvimento de uma estratégia de formação para utilização de dispositivos supraglóticos, em contexto de trabalho. Engloba as fases de planeamento, criação, implementação e avaliação, as quais permitem colmatar o défice de conhecimentos das práticas de Enfermeiros. Assim, houve que responder às seguintes questões: quais os conhecimentos essenciais a transmitir aos Enfermeiros para a utilização de dispositivos supraglóticos? Quais as estratégias a implementar na formação dos Enfermeiros para uma utilização adequada dos dispositivos supraglóticos? Como avaliar a eficácia da estratégia de formação para a utilização dos dispositivos supraglóticos? Este estudo baseou-se nos pressupostos da Investigação - Acção, em que a planificação, a acção e a reflexão se constituem como elementos estruturantes, sendo o seu carácter cíclico e dinâmico um atributo fundamental. O seu percurso desenvolveu-se a partir de um primeiro estudo, realizado em 2009, onde foi efectuado um primeiro processo de formação, o qual foi reformulado e aperfeiçoado, dando origem a um segundo estudo, no qual foi realizado um segundo processo de formação. Este segundo estudo constitui o corpo principal desta investigação. O tratamento das informações para validação do processo de formação foi efectuado com recurso ao desempenho dos Enfermeiros durante a manipulação dos dispositivos supraglóticos, recorrendo à estratégia da simulação em manequins. Concluiu-se que de forma evolutiva se pode criar e aperfeiçoar as estratégias formativas dos Enfermeiros em local de trabalho, recorrendo à metodologia de Investigação-Acção, contribuindo assim para uma progressiva melhoria da prestação de cuidados ao doente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=oCsfIO
TID:201101467
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=oCsfIO
identifier_str_mv TID:201101467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=oCsfIO
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137212122529792