Análise da vulnerabilidade sísmica de um edifício escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marecos, Henrique Pimparel da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20363
Resumo: O presente trabalho pretende avaliar a vulnerabilidade sísmica do edifício principal do Lyceu Camões, localizado em Lisboa, bem como a proposta de reabilitação e reforço elaborada em 2011 no âmbito do programa Parque Escolar. O edifício foi classificado como monumento nacional de interesse público em 2012, ainda que o reforço do edifício não tenha sido implementado até à data. A execução da solução de reforço é essencial para melhorar a resistência sísmica do edifício e para que se verifique um nível de segurança adequado. O comportamento sísmico da estrutura foi avaliado pela comparação da resposta do edifício com a solicitação sísmica. A resposta global da estrutura de alvenaria foi obtida através de uma representação 3D de pórticos equivalentes, utilizando o programa 3Muri [26], e considerando que a resposta é dada pelo comportamento no-plano das paredes de alvenaria. A curva de capacidade bilinear obteve-se convertendo a curva resultante da análise pushover do modelo original num sistema idealizado de um GDL utilizando o método N2. Calculou-se o deslocamento-alvo pela intersecção do espectro de capacidade da estrutura com o espectro de resposta. Obtiveram-se as curvas de fragilidade aplicando o procedimento recomendado pelo HAZUS [17], no qual se define os níveis de dano através dos deslocamentos espectrais do sistema de um GDL. Os resultados obtidos permitem conclusões pertinentes sobre a vulnerabilidade da estrutura original, ao identificar os elementos mais vulneráveis, e a eficácia das intervenções propostas para a redução da vulnerabilidade. A avaliação probabilística (curvas de fragilidade) do dano pode dar informações úteis para análises de custo das propostas de reforço, o que está fora do âmbito deste trabalho. Os resultados obtidos evidenciam que a grande irregularidade no plano da estrutura afeta as curvas de fragilidade, pelo que os resultados devem ser utilizados com cautela e a sua fiabilidade deverá ser melhorada por trabalhos futuros.
id RCAP_0e69f9f03efa7216bae8def5f9f23d64
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20363
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da vulnerabilidade sísmica de um edifício escolarVulnerabilidade sísmicaEstruturas de alvenariaModelação numéricaMacro-elementosCurvas de capacidadeCurvas de fragilidadeDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilO presente trabalho pretende avaliar a vulnerabilidade sísmica do edifício principal do Lyceu Camões, localizado em Lisboa, bem como a proposta de reabilitação e reforço elaborada em 2011 no âmbito do programa Parque Escolar. O edifício foi classificado como monumento nacional de interesse público em 2012, ainda que o reforço do edifício não tenha sido implementado até à data. A execução da solução de reforço é essencial para melhorar a resistência sísmica do edifício e para que se verifique um nível de segurança adequado. O comportamento sísmico da estrutura foi avaliado pela comparação da resposta do edifício com a solicitação sísmica. A resposta global da estrutura de alvenaria foi obtida através de uma representação 3D de pórticos equivalentes, utilizando o programa 3Muri [26], e considerando que a resposta é dada pelo comportamento no-plano das paredes de alvenaria. A curva de capacidade bilinear obteve-se convertendo a curva resultante da análise pushover do modelo original num sistema idealizado de um GDL utilizando o método N2. Calculou-se o deslocamento-alvo pela intersecção do espectro de capacidade da estrutura com o espectro de resposta. Obtiveram-se as curvas de fragilidade aplicando o procedimento recomendado pelo HAZUS [17], no qual se define os níveis de dano através dos deslocamentos espectrais do sistema de um GDL. Os resultados obtidos permitem conclusões pertinentes sobre a vulnerabilidade da estrutura original, ao identificar os elementos mais vulneráveis, e a eficácia das intervenções propostas para a redução da vulnerabilidade. A avaliação probabilística (curvas de fragilidade) do dano pode dar informações úteis para análises de custo das propostas de reforço, o que está fora do âmbito deste trabalho. Os resultados obtidos evidenciam que a grande irregularidade no plano da estrutura afeta as curvas de fragilidade, pelo que os resultados devem ser utilizados com cautela e a sua fiabilidade deverá ser melhorada por trabalhos futuros.Cismasiu, IldiRUNMarecos, Henrique Pimparel da Silva2017-03-21T16:40:51Z2016-092017-032016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:04:17Zoai:run.unl.pt:10362/20363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:09.775672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da vulnerabilidade sísmica de um edifício escolar
title Análise da vulnerabilidade sísmica de um edifício escolar
spellingShingle Análise da vulnerabilidade sísmica de um edifício escolar
Marecos, Henrique Pimparel da Silva
Vulnerabilidade sísmica
Estruturas de alvenaria
Modelação numérica
Macro-elementos
Curvas de capacidade
Curvas de fragilidade
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
title_short Análise da vulnerabilidade sísmica de um edifício escolar
title_full Análise da vulnerabilidade sísmica de um edifício escolar
title_fullStr Análise da vulnerabilidade sísmica de um edifício escolar
title_full_unstemmed Análise da vulnerabilidade sísmica de um edifício escolar
title_sort Análise da vulnerabilidade sísmica de um edifício escolar
author Marecos, Henrique Pimparel da Silva
author_facet Marecos, Henrique Pimparel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cismasiu, Ildi
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Marecos, Henrique Pimparel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Vulnerabilidade sísmica
Estruturas de alvenaria
Modelação numérica
Macro-elementos
Curvas de capacidade
Curvas de fragilidade
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
topic Vulnerabilidade sísmica
Estruturas de alvenaria
Modelação numérica
Macro-elementos
Curvas de capacidade
Curvas de fragilidade
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
description O presente trabalho pretende avaliar a vulnerabilidade sísmica do edifício principal do Lyceu Camões, localizado em Lisboa, bem como a proposta de reabilitação e reforço elaborada em 2011 no âmbito do programa Parque Escolar. O edifício foi classificado como monumento nacional de interesse público em 2012, ainda que o reforço do edifício não tenha sido implementado até à data. A execução da solução de reforço é essencial para melhorar a resistência sísmica do edifício e para que se verifique um nível de segurança adequado. O comportamento sísmico da estrutura foi avaliado pela comparação da resposta do edifício com a solicitação sísmica. A resposta global da estrutura de alvenaria foi obtida através de uma representação 3D de pórticos equivalentes, utilizando o programa 3Muri [26], e considerando que a resposta é dada pelo comportamento no-plano das paredes de alvenaria. A curva de capacidade bilinear obteve-se convertendo a curva resultante da análise pushover do modelo original num sistema idealizado de um GDL utilizando o método N2. Calculou-se o deslocamento-alvo pela intersecção do espectro de capacidade da estrutura com o espectro de resposta. Obtiveram-se as curvas de fragilidade aplicando o procedimento recomendado pelo HAZUS [17], no qual se define os níveis de dano através dos deslocamentos espectrais do sistema de um GDL. Os resultados obtidos permitem conclusões pertinentes sobre a vulnerabilidade da estrutura original, ao identificar os elementos mais vulneráveis, e a eficácia das intervenções propostas para a redução da vulnerabilidade. A avaliação probabilística (curvas de fragilidade) do dano pode dar informações úteis para análises de custo das propostas de reforço, o que está fora do âmbito deste trabalho. Os resultados obtidos evidenciam que a grande irregularidade no plano da estrutura afeta as curvas de fragilidade, pelo que os resultados devem ser utilizados com cautela e a sua fiabilidade deverá ser melhorada por trabalhos futuros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09
2016-09-01T00:00:00Z
2017-03-21T16:40:51Z
2017-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20363
url http://hdl.handle.net/10362/20363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137892166008832