O valor do empreendedorismo na Universidade: perspectivas dos alunos do curso de Administração da Faculdade Padrão - Goiânia/Goiás.Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria de Lourdes Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5483
Resumo: O objeto central deste estudo são os significados que os alunos do curso de Administração atribuem aos valores do ensino do Empreendedorismo em sua formação acadêmica, delineado à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da psicologia de Vygotsky e alicerçado com a pesquisa efetuada durante o ano de 2015, com um cariz qualitativo. A proposta metodológica da pesquisa contempla a triangulação de procedimentos, a saber: questionários, entrevistas e grupo focal. Participaram do trabalho de entrevista e grupo focal um total de 14 alunos somados aos 109 que integraram o procedimento metodológico em forma de questionário. Todos os alunos participantes cursavam, no momento da pesquisa, o sexto e sétimos períodos do curso de administração. Como ponto de partida dos núcleos de significação deste trabalho, procurou-se verificar as possíveis formas de apreensão do conhecimento acadêmico com vistas à ação empreendedora dos sujeitos pesquisados, buscando estudá-los nas seguintes dimensões: quem são os alunos universitários; como é a sua vida acadêmica; de que maneira os estudantes constroem e significam a importância do conhecimento empreendedor para a construção de seu caminho na busca de seus objetivos e sonhos. O estudo permite defender a seguinte tese central: os significados atribuídos pelos alunos do Curso de Administração à sua formação empreendedora. A apreensão do conhecimento é significada com responsabilidade, compromisso, persistência e confiança em si mesmos. São pessoas que possuem esperança de ter um futuro promissor, de realizar seus objetivos, coroados de fortes sentimentos advindos de suas vivências, compreendendo o Empreendedorismo como forma de desenvolvimento social. A partir dessa tese central, outra se destacou por ter sido considerada a base de todo o processo empreendedor delineado pelos sujeitos pesquisados: a família. Esta instituição central declarou-se ser a base geradora para a sua motivação na construção de seus caminhos, rumo à conquista dos sonhos e anseios desejados. É ponto de destaque e elo firme em suprir uma das características do empreendedor, que é ter um “modelo”, aquele que o inspira, que o influencia para seguir em frente em sua meta. Outra tese que emergiu neste estudo foi o distanciamento da instituição de ensino das empresas, fato uníssono nas falas dos sujeitos pesquisados. A carência da prática no curso de administração foi sentida e evocada como um óbice a ser resolvido.
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Como ponto de partida dos núcleos de significação deste trabalho, procurou-se verificar as possíveis formas de apreensão do conhecimento acadêmico com vistas à ação empreendedora dos sujeitos pesquisados, buscando estudá-los nas seguintes dimensões: quem são os alunos universitários; como é a sua vida acadêmica; de que maneira os estudantes constroem e significam a importância do conhecimento empreendedor para a construção de seu caminho na busca de seus objetivos e sonhos. O estudo permite defender a seguinte tese central: os significados atribuídos pelos alunos do Curso de Administração à sua formação empreendedora. A apreensão do conhecimento é significada com responsabilidade, compromisso, persistência e confiança em si mesmos. São pessoas que possuem esperança de ter um futuro promissor, de realizar seus objetivos, coroados de fortes sentimentos advindos de suas vivências, compreendendo o Empreendedorismo como forma de desenvolvimento social. A partir dessa tese central, outra se destacou por ter sido considerada a base de todo o processo empreendedor delineado pelos sujeitos pesquisados: a família. Esta instituição central declarou-se ser a base geradora para a sua motivação na construção de seus caminhos, rumo à conquista dos sonhos e anseios desejados. É ponto de destaque e elo firme em suprir uma das características do empreendedor, que é ter um “modelo”, aquele que o inspira, que o influencia para seguir em frente em sua meta. Outra tese que emergiu neste estudo foi o distanciamento da instituição de ensino das empresas, fato uníssono nas falas dos sujeitos pesquisados. A carência da prática no curso de administração foi sentida e evocada como um óbice a ser resolvido.The principal object of this study are the meanings that the Administration Course students attribute to the values of Entrepreneurship education in their academic studies, designed in light of the theoretical and methodological assumptions of Vygotsky's psychology and grounded with the search conducted during the year 2015, with a qualitative nature. The methodological proposal of the research includes triangulation procedures, namely: questionnaires, interviews and focus groups. Participated in the job interview and focus group a total of 14 students added to the 109 ones that have integrated the methodological procedure in the form of questionnaire. All participating students were studying, at the time of the search, the sixth and seventh periods of Administration Course. As a starting point of this work meaning core, we tried to verify the possible forms of seizure of academic knowledge with a view to entrepreneurial action of the subjects studied, seeking to study them in the following dimensions: who are college students; how is your academic life; how students construct and signify the importance of entrepreneurial knowledge to build your way in the search of your goals and dreams. The study allows us to defend the following central thesis: the meanings attributed by the students of Administration Course to their entrepreneurial education. The acquisition of knowledge is meant with responsibility, commitment, persistence and confidence in themselves. These are people who have hope to have a promising future, to accomplish your goals, crowned with strong feelings arising from their experiences, including the Entrepreneurship as a way of social development. From this central thesis, another stood out because it was considered the basis of all the entrepreneurial process outlined by the subjects studied: the family. This central institution stated to be the basis for generating their motivation in building their way toward the achievement of dreams and longings desired. It is important point and firm link to supply one of the entrepreneur's characteristics, which is to have a "model", one that inspires, that the influence to move forward in its goal. Another theory that has emerged in this study was the distancing of the companies educational institution, unison fact in the statements of the subjects. The lack of practice in the Administration Course was felt and invoked as an obstacle to be resolved.Santos, LuísRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCarvalho, Maria de Lourdes Ferreira2016-08-04T12:58:34Z2016-07-26T00:00:00Z2016-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5483202446433pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:48Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:20.794486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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