A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37645 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
id |
RCAP_0e9058fbdfd26636ca5565529a6f126b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37645 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá)The internationalization of SMEs in the niche market: the case Ballet Rosa (USA and Canada)PMEInternacionalizaçãoEstratégia empresarialModos de entradaEstratégia de marketing-mixSMEsInternationalizationBusiness strategyEntry modesMarketing-mix strategyRelatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisEm Portugal a malha empresarial é marcadamente composta por PME, faz por isso todo o sentido perceber a importância das PME, no processo de internacionalização e na economia nacional, visto que estas contribuem fortemente para o comércio internacional português. Para entrar no mercado internacional urge a necessidade de planear uma estratégia empresarial, para enfrenta a crescente competitividade internacional. Assim, irá ter-se em conta um conjunto de fatores, que aqui serão dissecados, tais como, a cadeia de valor e motivações para a internacionalização, a vantagem competitiva internacional, um estudo de mercado, os modos de entrada nos mercados préselecionado, o perfil de abordagem nestes mercados e ainda um planeamento de uma estratégia de marketing mix. Assim, no caso concreto será analisada a internacionalização da PME, Ballet Rosa Confeções Lda, num mercado de nicho, que é o vestuário de dança, nomeadamente do ballet, tendo em conta a necessidade que a empresa encontrou em se expandir internacionalmente para o continente Americano, mais especificamente para os mercados dos EUA e do Canadá.As small and medium enterprises are the predominant business in Portugal, therefore makes perfect sense understand the importance of SMEs in the process of internationalization and the national economy, since they contribute strongly to Portuguese international trade. To enter the international market is necessary to plan a business strategy for facing increasing international competitiveness. It will, therefore be taken into consideration a number of factors, here are dissected, such as, value chain and motivations for internationalization, international competitive advantage, a market study, entry strategies for pre-selected international markets, the specific approach to these markets and even planning a marketing mix strategy. So in this case it will be analyzed the internationalization of SMEs Ballet Rosa Confeções Lda, in the niche market, which is dancewear manufacture, specifically for ballet, since the company had the need to expand internationally to the American continent, specifically for the US and Canadian markets.Carballo Cruz, FranciscoUniversidade do MinhoGonçalves, Marília Rafaela Batista20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37645por201074567info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:18:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:18:32Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá) The internationalization of SMEs in the niche market: the case Ballet Rosa (USA and Canada) |
title |
A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá) |
spellingShingle |
A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá) Gonçalves, Marília Rafaela Batista PME Internacionalização Estratégia empresarial Modos de entrada Estratégia de marketing-mix SMEs Internationalization Business strategy Entry modes Marketing-mix strategy |
title_short |
A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá) |
title_full |
A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá) |
title_fullStr |
A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá) |
title_full_unstemmed |
A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá) |
title_sort |
A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá) |
author |
Gonçalves, Marília Rafaela Batista |
author_facet |
Gonçalves, Marília Rafaela Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carballo Cruz, Francisco Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Marília Rafaela Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PME Internacionalização Estratégia empresarial Modos de entrada Estratégia de marketing-mix SMEs Internationalization Business strategy Entry modes Marketing-mix strategy |
topic |
PME Internacionalização Estratégia empresarial Modos de entrada Estratégia de marketing-mix SMEs Internationalization Business strategy Entry modes Marketing-mix strategy |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/37645 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/37645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201074567 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544926950326272 |