A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Marília Rafaela Batista
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37645
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
id RCAP_0e9058fbdfd26636ca5565529a6f126b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37645
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá)The internationalization of SMEs in the niche market: the case Ballet Rosa (USA and Canada)PMEInternacionalizaçãoEstratégia empresarialModos de entradaEstratégia de marketing-mixSMEsInternationalizationBusiness strategyEntry modesMarketing-mix strategyRelatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisEm Portugal a malha empresarial é marcadamente composta por PME, faz por isso todo o sentido perceber a importância das PME, no processo de internacionalização e na economia nacional, visto que estas contribuem fortemente para o comércio internacional português. Para entrar no mercado internacional urge a necessidade de planear uma estratégia empresarial, para enfrenta a crescente competitividade internacional. Assim, irá ter-se em conta um conjunto de fatores, que aqui serão dissecados, tais como, a cadeia de valor e motivações para a internacionalização, a vantagem competitiva internacional, um estudo de mercado, os modos de entrada nos mercados préselecionado, o perfil de abordagem nestes mercados e ainda um planeamento de uma estratégia de marketing mix. Assim, no caso concreto será analisada a internacionalização da PME, Ballet Rosa Confeções Lda, num mercado de nicho, que é o vestuário de dança, nomeadamente do ballet, tendo em conta a necessidade que a empresa encontrou em se expandir internacionalmente para o continente Americano, mais especificamente para os mercados dos EUA e do Canadá.As small and medium enterprises are the predominant business in Portugal, therefore makes perfect sense understand the importance of SMEs in the process of internationalization and the national economy, since they contribute strongly to Portuguese international trade. To enter the international market is necessary to plan a business strategy for facing increasing international competitiveness. It will, therefore be taken into consideration a number of factors, here are dissected, such as, value chain and motivations for internationalization, international competitive advantage, a market study, entry strategies for pre-selected international markets, the specific approach to these markets and even planning a marketing mix strategy. So in this case it will be analyzed the internationalization of SMEs Ballet Rosa Confeções Lda, in the niche market, which is dancewear manufacture, specifically for ballet, since the company had the need to expand internationally to the American continent, specifically for the US and Canadian markets.Carballo Cruz, FranciscoUniversidade do MinhoGonçalves, Marília Rafaela Batista20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37645por201074567info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:50.590452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá)
The internationalization of SMEs in the niche market: the case Ballet Rosa (USA and Canada)
title A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá)
spellingShingle A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá)
Gonçalves, Marília Rafaela Batista
PME
Internacionalização
Estratégia empresarial
Modos de entrada
Estratégia de marketing-mix
SMEs
Internationalization
Business strategy
Entry modes
Marketing-mix strategy
title_short A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá)
title_full A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá)
title_fullStr A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá)
title_full_unstemmed A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá)
title_sort A Internacionalização de uma PME num mercado de nicho: o caso Ballet Rosa (EUA e Canadá)
author Gonçalves, Marília Rafaela Batista
author_facet Gonçalves, Marília Rafaela Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carballo Cruz, Francisco
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Marília Rafaela Batista
dc.subject.por.fl_str_mv PME
Internacionalização
Estratégia empresarial
Modos de entrada
Estratégia de marketing-mix
SMEs
Internationalization
Business strategy
Entry modes
Marketing-mix strategy
topic PME
Internacionalização
Estratégia empresarial
Modos de entrada
Estratégia de marketing-mix
SMEs
Internationalization
Business strategy
Entry modes
Marketing-mix strategy
description Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37645
url http://hdl.handle.net/1822/37645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201074567
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132757865005056