Efeitos de um programa de tutoria na adaptação ao ensino superior em estudantes de primeiro ano de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Luísa Martins Carapito Gonçalves da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7829
Resumo: Algumas investigações têm evidenciado que o consumo de álcool e tabaco entre estudantes universitários pode ser marcado, por vezes, por um padrão abusivo e pouco controlado. Para além disso, é influenciado pelas condições situacionais, pela necessidade em obter recompensas sociais e, até, para aumentar a autoestima. Sabe-se que este tipo de consumos têm repercursões a vários níveis, podendo alterar o estilo de vida do estudante. O presente estudo teve como principal objetivo determinar a relação entre ter ou não integrado um programa de tutoria e o consumo de álcool e tabaco e, paralelamente, a relação entre o consumo de álcool e tabaco e a adaptação ao ensino superior. A amostra foi constituída por 359 estudantes, de ambos os sexos, de primeiro ano de licenciatura de uma universidade pública do interior norte de Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Os resultados revelaram não existir diferenças significativas no padrão de consumos entre os estudantes integrados no programa de tutoria e os que não estavam integrados. Foi possível verificar, também, que a Adaptação ao Estudo é superior nos estudantes que não costumavam consumir bebidas alcoólicas; que consumiram com menor frequência bebidas alcoólicas, nos últimos 30 dias; e que fumaram com menor frequência, nos últimos 30 dias. Por outro lado, a Adaptação ao Estudo é inferior nos estudantes que referiram já se ter embriagado e que se consideraram fumadores regulares, evidenciando-se que a Adaptação Social é superior nos estudantes que referiram já se ter embriagado. Estes resultados são discutidos tendo em conta a vivência académica dos estudantes e as teorias de enquadramento.
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