A receção do conto de tradição oral no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Relato de uma experiência pedagógica de acordo com os princípios do Movimento da Escola Moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Fernanda Marina da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9069
Resumo: O presente Relatório de Estágio reflete sobre o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada, decorrente do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico. Incide, de modo particular, mas não exclusiva, nas atividades desenvolvidas no 1.º Ciclo, uma vez que foi nesse ciclo que houve um período de tempo mais alargado para colocar em prática os nossos conhecimentos, as nossas estratégias e um pouco de nós. As reflexões sobre essas atividades centram-se, sobretudo, em questões sobre o Ensino da Literatura, no que à receção do conto de tradição oral diz respeito, tendo sido utilizada a metodologia decorrente dos princípios orientadores do Movimento da Escola Moderna. O trabalho apresenta três capítulos centrais que são antecedidos por uma Introdução e seguidos de Considerações Finais, de Referências Bibliográficas e dos Anexos onde se incluem todos os textos utilizados na prática letiva. O I Capítulo trata de aspetos normativos e inclui uma análise crítica da formação ocorrida bem como procede a uma caracterização dos contextos da prática de ensino supervisionada; o II Capítulo tece considerações gerais sobre Literatura para a Infância e sobre Modos e Géneros Literários. Por último, o III Capítulo, o mais extenso, descreve o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula, incluindo, por essa razão, reflexões críticas sobre a abordagem dos textos escolhidos. No trabalho desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, objeto central deste relatório, procurou-se problematizar a forma como o Conto de Tradição Oral foi recebido pelos alunos, chegando-se à conclusão que o Conto de Tradição Oral era mais eficaz em termos de receção que o Conto de Autor, devido ao seu caráter lúdico e à explicitação fácil da moralidade, embora o conto de Autor também tivesse sido bem-recebido pelos alunos. Os princípios orientadores do Movimento da Escola Moderna revelam vantagens inequívocas no Ensino da Literatura e devem continuar a ser auxiliares preciosos na prática letiva dado que existe uma convergência de propósitos: tanto o Movimento da Escola Moderna como a Literatura (Platão defende-o) procuram ajudar os cidadãos a serem melhores cidadãos, mais autónomos, críticos e livres.
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As reflexões sobre essas atividades centram-se, sobretudo, em questões sobre o Ensino da Literatura, no que à receção do conto de tradição oral diz respeito, tendo sido utilizada a metodologia decorrente dos princípios orientadores do Movimento da Escola Moderna. O trabalho apresenta três capítulos centrais que são antecedidos por uma Introdução e seguidos de Considerações Finais, de Referências Bibliográficas e dos Anexos onde se incluem todos os textos utilizados na prática letiva. O I Capítulo trata de aspetos normativos e inclui uma análise crítica da formação ocorrida bem como procede a uma caracterização dos contextos da prática de ensino supervisionada; o II Capítulo tece considerações gerais sobre Literatura para a Infância e sobre Modos e Géneros Literários. Por último, o III Capítulo, o mais extenso, descreve o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula, incluindo, por essa razão, reflexões críticas sobre a abordagem dos textos escolhidos. No trabalho desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, objeto central deste relatório, procurou-se problematizar a forma como o Conto de Tradição Oral foi recebido pelos alunos, chegando-se à conclusão que o Conto de Tradição Oral era mais eficaz em termos de receção que o Conto de Autor, devido ao seu caráter lúdico e à explicitação fácil da moralidade, embora o conto de Autor também tivesse sido bem-recebido pelos alunos. Os princípios orientadores do Movimento da Escola Moderna revelam vantagens inequívocas no Ensino da Literatura e devem continuar a ser auxiliares preciosos na prática letiva dado que existe uma convergência de propósitos: tanto o Movimento da Escola Moderna como a Literatura (Platão defende-o) procuram ajudar os cidadãos a serem melhores cidadãos, mais autónomos, críticos e livres.The present Internship Report reflects on the work developed in the practice of supervised teaching, resulting from the Masters in the First Cycle of Basic Education and of Portuguese, History and Geography of Portugal in the Second Cycle of Basic Education. It focuses particularly, but not exclusively, in the activities developed in the First Cycle, since it was in this cycle that there was a longer period of time to put our knowledge, our strategies and a little of ourselves into practice. The reflections on these activities focus mainly on questions about Literature Teaching, in which the reception of the oral tradition story is concerned, using the methodology derived from the guiding principles of the Modern School Movement. The work presents three central chapters that are preceded by an Introduction and followed by a Conclusion, Bibliographical References and the Annexes that include all the texts used in the practical classes. Chapter I deals with normative aspects and includes a critical analysis of the formation that took place, as well as a characterization of the contexts of supervised teaching practice; Chapter II makes general considerations about Literature for Childhood and Literary Modes and Genres. Finally, Chapter III, the most extensive, describes the pedagogical work developed in the classroom, including, for this reason, critical reflections on the approach of the chosen texts. In the work developed in the first cycle of Basic Education, central object of this report, we tried to problematize how the Oral Tradition Tale was more effective in terms of reception than the Author's Tale, due to its playful character and the easy explanation of the morality, although the Author's Tale was also well received by the students. The guiding principles of the Modern School Movement reveal unequivocal advantages in the Teaching of Literature and should continue to be valuable auxiliaries in teaching practice since there is a convergence of purposes: both the Modern School Movement and Literature (Plato defends it) seek to help citizens to be better citizens, more autonomous, critical and free.2019-01-30T15:48:28Z2018-12-14T00:00:00Z2018-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9069TID:202324729porMonteiro, Fernanda Marina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:47.005003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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