Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/40933 |
Resumo: | Na problemática atual de alterações climáticas, em que o aquecimento global é aceite, o paradigma da sobrevivência do ser humano face a alteração do ambiente térmico de um ecossistema deve ser valorizado e cabe à escola formar cidadãos para a nova realidade que se avizinha. A escola através de um ensino eficaz, deverá preparar profissionais com atributos fundamentais: coragem, inovação e comunicação. Neste artigo relata-se um estudo de caso, na área da Física Aplicada em termos de risco, realizado numa Escola Superior de Ensino para alunos com uma formação profissional de base. A metodologia aplicada foi alicerçada na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas num contexto Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em que cada questão problema era vivenciada pelos alunos. Esta estratégia de ensino foi avaliada através da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos mostraram inequivocamente que a estratégia usada foi eficaz na formação dos alunos. |
id |
RCAP_0e9a3b96f16537c66fed7efd58a8e8e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/40933 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolarQuestão-problemaAlterações climáticasGlobalizaçãoConhecimento científicoEducação para o riscoNa problemática atual de alterações climáticas, em que o aquecimento global é aceite, o paradigma da sobrevivência do ser humano face a alteração do ambiente térmico de um ecossistema deve ser valorizado e cabe à escola formar cidadãos para a nova realidade que se avizinha. A escola através de um ensino eficaz, deverá preparar profissionais com atributos fundamentais: coragem, inovação e comunicação. Neste artigo relata-se um estudo de caso, na área da Física Aplicada em termos de risco, realizado numa Escola Superior de Ensino para alunos com uma formação profissional de base. A metodologia aplicada foi alicerçada na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas num contexto Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em que cada questão problema era vivenciada pelos alunos. Esta estratégia de ensino foi avaliada através da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos mostraram inequivocamente que a estratégia usada foi eficaz na formação dos alunos.In the current problem of climate change, in which global warming is accepted, the paradigm of survival of the human being in the face of the changing thermal environment of an ecosystem must be valued, and it is up to schools to train citizens for the new reality that is approaching. Schools should engage in effective teaching to prepare professionals with the key qualities of courage, innovation, and communication. This article reports a case study in the field of applied physics in terms of risk, carried out in a post-secondary education establishment for students with a basic vocational training. The methodology was based on Learning Based on Problem Solving in a Science, Technology, Society, and Environment context in which each problem issue was experienced by the students. This teaching strategy was assessed by applying a questionnaire. The results showed unequivocally that the strategy used was effective in training the students.Imprensa da Universidade de Coimbra2024-03-04T16:21:07Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40933por0872-894110.14195/1647-7723_29-1_2Talaia, Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T01:46:38Zoai:ria.ua.pt:10773/40933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:53.607175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar |
title |
Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar Talaia, Mário Questão-problema Alterações climáticas Globalização Conhecimento científico Educação para o risco |
title_short |
Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar |
title_full |
Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar |
title_sort |
Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar |
author |
Talaia, Mário |
author_facet |
Talaia, Mário |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Talaia, Mário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questão-problema Alterações climáticas Globalização Conhecimento científico Educação para o risco |
topic |
Questão-problema Alterações climáticas Globalização Conhecimento científico Educação para o risco |
description |
Na problemática atual de alterações climáticas, em que o aquecimento global é aceite, o paradigma da sobrevivência do ser humano face a alteração do ambiente térmico de um ecossistema deve ser valorizado e cabe à escola formar cidadãos para a nova realidade que se avizinha. A escola através de um ensino eficaz, deverá preparar profissionais com atributos fundamentais: coragem, inovação e comunicação. Neste artigo relata-se um estudo de caso, na área da Física Aplicada em termos de risco, realizado numa Escola Superior de Ensino para alunos com uma formação profissional de base. A metodologia aplicada foi alicerçada na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas num contexto Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em que cada questão problema era vivenciada pelos alunos. Esta estratégia de ensino foi avaliada através da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos mostraram inequivocamente que a estratégia usada foi eficaz na formação dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01T00:00:00Z 2022 2024-03-04T16:21:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/40933 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/40933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0872-8941 10.14195/1647-7723_29-1_2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa da Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa da Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137841483087872 |