Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talaia, Mário
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40933
Resumo: Na problemática atual de alterações climáticas, em que o aquecimento global é aceite, o paradigma da sobrevivência do ser humano face a alteração do ambiente térmico de um ecossistema deve ser valorizado e cabe à escola formar cidadãos para a nova realidade que se avizinha. A escola através de um ensino eficaz, deverá preparar profissionais com atributos fundamentais: coragem, inovação e comunicação. Neste artigo relata-se um estudo de caso, na área da Física Aplicada em termos de risco, realizado numa Escola Superior de Ensino para alunos com uma formação profissional de base. A metodologia aplicada foi alicerçada na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas num contexto Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em que cada questão problema era vivenciada pelos alunos. Esta estratégia de ensino foi avaliada através da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos mostraram inequivocamente que a estratégia usada foi eficaz na formação dos alunos.
id RCAP_0e9a3b96f16537c66fed7efd58a8e8e4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/40933
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolarQuestão-problemaAlterações climáticasGlobalizaçãoConhecimento científicoEducação para o riscoNa problemática atual de alterações climáticas, em que o aquecimento global é aceite, o paradigma da sobrevivência do ser humano face a alteração do ambiente térmico de um ecossistema deve ser valorizado e cabe à escola formar cidadãos para a nova realidade que se avizinha. A escola através de um ensino eficaz, deverá preparar profissionais com atributos fundamentais: coragem, inovação e comunicação. Neste artigo relata-se um estudo de caso, na área da Física Aplicada em termos de risco, realizado numa Escola Superior de Ensino para alunos com uma formação profissional de base. A metodologia aplicada foi alicerçada na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas num contexto Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em que cada questão problema era vivenciada pelos alunos. Esta estratégia de ensino foi avaliada através da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos mostraram inequivocamente que a estratégia usada foi eficaz na formação dos alunos.In the current problem of climate change, in which global warming is accepted, the paradigm of survival of the human being in the face of the changing thermal environment of an ecosystem must be valued, and it is up to schools to train citizens for the new reality that is approaching. Schools should engage in effective teaching to prepare professionals with the key qualities of courage, innovation, and communication. This article reports a case study in the field of applied physics in terms of risk, carried out in a post-secondary education establishment for students with a basic vocational training. The methodology was based on Learning Based on Problem Solving in a Science, Technology, Society, and Environment context in which each problem issue was experienced by the students. This teaching strategy was assessed by applying a questionnaire. The results showed unequivocally that the strategy used was effective in training the students.Imprensa da Universidade de Coimbra2024-03-04T16:21:07Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40933por0872-894110.14195/1647-7723_29-1_2Talaia, Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T01:46:38Zoai:ria.ua.pt:10773/40933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:53.607175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar
title Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar
spellingShingle Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar
Talaia, Mário
Questão-problema
Alterações climáticas
Globalização
Conhecimento científico
Educação para o risco
title_short Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar
title_full Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar
title_fullStr Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar
title_sort Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: um estudo de caso na educação escolar
author Talaia, Mário
author_facet Talaia, Mário
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Talaia, Mário
dc.subject.por.fl_str_mv Questão-problema
Alterações climáticas
Globalização
Conhecimento científico
Educação para o risco
topic Questão-problema
Alterações climáticas
Globalização
Conhecimento científico
Educação para o risco
description Na problemática atual de alterações climáticas, em que o aquecimento global é aceite, o paradigma da sobrevivência do ser humano face a alteração do ambiente térmico de um ecossistema deve ser valorizado e cabe à escola formar cidadãos para a nova realidade que se avizinha. A escola através de um ensino eficaz, deverá preparar profissionais com atributos fundamentais: coragem, inovação e comunicação. Neste artigo relata-se um estudo de caso, na área da Física Aplicada em termos de risco, realizado numa Escola Superior de Ensino para alunos com uma formação profissional de base. A metodologia aplicada foi alicerçada na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas num contexto Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em que cada questão problema era vivenciada pelos alunos. Esta estratégia de ensino foi avaliada através da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos mostraram inequivocamente que a estratégia usada foi eficaz na formação dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2022
2024-03-04T16:21:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/40933
url http://hdl.handle.net/10773/40933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-8941
10.14195/1647-7723_29-1_2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137841483087872