Skopeologias: músicas e saberes sensíveis na construção partilhada do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Ana Flávia
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17609
Resumo: Esta tese enquadra-se no domínio da etnomusicologia e constitui uma proposta sobre o modo como as práticas de investigação definem instrumentos valiosos para a construção do conhecimento, num modelo em que a permeabilidade dos saberes é geradora de modos de fazer mundos emancipadores. A investigação foi desenvolvida a partir de um percurso dedicado ao estudo da música cabo-verdiana, iniciado em 2006, e caracterizado por uma progressiva imersão no terreno e pela da adoção de diferentes práticas de investigação em estreito diálogo com as pessoas detentoras das músicas. Neste sentido, dialogo com duas experiências de observação: a do grupo Musicultura, no Rio de Janeiro/Brasil e a do AMD Program, em Durban/África do Sul. Para a discussão sobre as práticas de investigação, esta tese recorre à análise da produção científica de etnomusicólogos que têm atuado no âmbito da etnomusicologia aplicada e que têm refletido sobre o modo como os contextos “convocam” os etnomusicólogos a mediar e a agir. Recorro a dois estudos de caso que constituíram o meu universo de observação, análise e ação: o processo de patrimonialização do Kola San Jon e o projeto Skopeofonia. No primeiro caso descrevo as práticas e o modo como foi construído o dossier de candidatura a PCI. No projeto Skopeofonia descrevo as práticas de investigação compartilhada pelos diferentes atores envolvidos (académicos e não académicos). A análise das consequências da patrimonialização do KSJ, conduziu-me a uma reflexão sobre o modo como a etnomusicologia e a música podem adquirir um protagonismo singular em ações de responsabilidade social. As discussões sobre as práticas protagonizadas pelo Skopeofonia permitiram-me aceder a diferentes versões de mundos através dos saberes e das experiências sobre música. Este processo refletiu-se num melhor entendimento sobre o modo como a música e outros saberes sensíveis, podem ser decisivos na promoção de saberes emancipatórios e na própria construção do conhecimento em etnomusicologia.
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