Exercício prático de Análise Textual Discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300005 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste artigo é descrever um exercício prático de Análise Textual Discursiva (ATD) mediado por computadores e internet, no período de ensino remoto emergencial, em um curso Stricto sensu de uma universidade pública no interior da Bahia, Brasil. Trata-se de uma descrição qualitativa que se insere em uma perspectiva mais ampla, exploratória, pois pretende ser parte de uma coletânea de publicações com o fim de divulgar uma estratégia de ensino para metodologias de análises textuais. O exercício utilizou como instrumento de coleta uma indagação enviada para 23 mestrandos, em duas ofertas, em diferentes semestres letivos de curso de mestrado (2020/2021). Nesse contexto, foram feitos os registros de dúvidas e percepções que emergiram na realização do exercício, o qual teve duração de um semestre para cada oferta. A justificativa desta descrição pauta-se na sugestão de uma estratégia de ensino para metodologia de análise textual discursiva. Como resultado, oferece possíveis contribuições para a pesquisa qualitativa na área educacional. Como conclusões obtidas a partir das avaliações realizadas pelos participantes na disciplina, identificou-se a aprovação do uso de exercício prático de análise textual como uma estratégia de ensino, uma vez que, a partir das leituras propostas, conectadas aos procedimentos de análise, se verifica que essa metodologia supera o uso de etapas, promovendo o aprimoramento da interpretação e formulação de argumentos por parte dos pesquisadores, que, aos poucos, se constituem como autores de suas produções textuais. |
id |
RCAP_0eaa490d3c21df7dfe8dadb7e8eb4ba5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702022000300005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exercício prático de Análise Textual DiscursivaAnálise Textual DiscursivaEstratégia de ensinoFormação de professores.Resumo: O objetivo deste artigo é descrever um exercício prático de Análise Textual Discursiva (ATD) mediado por computadores e internet, no período de ensino remoto emergencial, em um curso Stricto sensu de uma universidade pública no interior da Bahia, Brasil. Trata-se de uma descrição qualitativa que se insere em uma perspectiva mais ampla, exploratória, pois pretende ser parte de uma coletânea de publicações com o fim de divulgar uma estratégia de ensino para metodologias de análises textuais. O exercício utilizou como instrumento de coleta uma indagação enviada para 23 mestrandos, em duas ofertas, em diferentes semestres letivos de curso de mestrado (2020/2021). Nesse contexto, foram feitos os registros de dúvidas e percepções que emergiram na realização do exercício, o qual teve duração de um semestre para cada oferta. A justificativa desta descrição pauta-se na sugestão de uma estratégia de ensino para metodologia de análise textual discursiva. Como resultado, oferece possíveis contribuições para a pesquisa qualitativa na área educacional. Como conclusões obtidas a partir das avaliações realizadas pelos participantes na disciplina, identificou-se a aprovação do uso de exercício prático de análise textual como uma estratégia de ensino, uma vez que, a partir das leituras propostas, conectadas aos procedimentos de análise, se verifica que essa metodologia supera o uso de etapas, promovendo o aprimoramento da interpretação e formulação de argumentos por parte dos pesquisadores, que, aos poucos, se constituem como autores de suas produções textuais.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300005New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300005Paula,Marlúbia Corrêa deGuimarães,Gleny Terezinha Duroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:20Zoai:scielo:S2184-77702022000300005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:43.680800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exercício prático de Análise Textual Discursiva |
title |
Exercício prático de Análise Textual Discursiva |
spellingShingle |
Exercício prático de Análise Textual Discursiva Paula,Marlúbia Corrêa de Análise Textual Discursiva Estratégia de ensino Formação de professores. |
title_short |
Exercício prático de Análise Textual Discursiva |
title_full |
Exercício prático de Análise Textual Discursiva |
title_fullStr |
Exercício prático de Análise Textual Discursiva |
title_full_unstemmed |
Exercício prático de Análise Textual Discursiva |
title_sort |
Exercício prático de Análise Textual Discursiva |
author |
Paula,Marlúbia Corrêa de |
author_facet |
Paula,Marlúbia Corrêa de Guimarães,Gleny Terezinha Duro |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães,Gleny Terezinha Duro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula,Marlúbia Corrêa de Guimarães,Gleny Terezinha Duro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Textual Discursiva Estratégia de ensino Formação de professores. |
topic |
Análise Textual Discursiva Estratégia de ensino Formação de professores. |
description |
Resumo: O objetivo deste artigo é descrever um exercício prático de Análise Textual Discursiva (ATD) mediado por computadores e internet, no período de ensino remoto emergencial, em um curso Stricto sensu de uma universidade pública no interior da Bahia, Brasil. Trata-se de uma descrição qualitativa que se insere em uma perspectiva mais ampla, exploratória, pois pretende ser parte de uma coletânea de publicações com o fim de divulgar uma estratégia de ensino para metodologias de análises textuais. O exercício utilizou como instrumento de coleta uma indagação enviada para 23 mestrandos, em duas ofertas, em diferentes semestres letivos de curso de mestrado (2020/2021). Nesse contexto, foram feitos os registros de dúvidas e percepções que emergiram na realização do exercício, o qual teve duração de um semestre para cada oferta. A justificativa desta descrição pauta-se na sugestão de uma estratégia de ensino para metodologia de análise textual discursiva. Como resultado, oferece possíveis contribuições para a pesquisa qualitativa na área educacional. Como conclusões obtidas a partir das avaliações realizadas pelos participantes na disciplina, identificou-se a aprovação do uso de exercício prático de análise textual como uma estratégia de ensino, uma vez que, a partir das leituras propostas, conectadas aos procedimentos de análise, se verifica que essa metodologia supera o uso de etapas, promovendo o aprimoramento da interpretação e formulação de argumentos por parte dos pesquisadores, que, aos poucos, se constituem como autores de suas produções textuais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300005 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.12 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137410341142528 |