O pensamento espacial em crianças dos 3 aos 5 anos: a posição relativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Isabel Maia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58197
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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spelling O pensamento espacial em crianças dos 3 aos 5 anos: a posição relativaSentido espacialPosição no espaçoPosição relativa no espaçoSpatial senseMathematical communicationPosition in spaceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório tem como objetivo explorar e conhecer melhor o pensamento espacial de crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. Para tal pretende responder a três questões de exploração: 1) Quais os conhecimentos prévios das crianças quanto à posição relativa? 2) De que forma as crianças descrevem o meio e conseguem reter essa informação? 3) Como se posiciona a criança em relação ao meio envolvente? Este estudo integra como participantes um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, de um jardim-de-infância da cidade de Braga. Foi adotada uma metodologia de caráter qualitativo, com contornos de investigação ação, contemplando uma intervenção de 8 sessões, com uma discussão e uma tarefa em cada. Nestas sessões foram através propostas várias atividades com o intuito de desenvolver o sentido espacial, nomeadamente: dentro/fora; em cima/baixo; à frente/atrás; ao lado; esquerda/direita. Após a realização deste projeto é possível destacar como principais resultados a melhoria da descrição da localização de objetos e pessoas; melhoria da perceção de posição no espaço; a melhoria das capacidades espaciais das crianças; a melhoria da comunicação matemática. As crianças de 3 e 4 anos demonstraram dificuldades na distinção dos últimos conceitos abordados neste projeto, a esquerda e direita, não as incluindo no seu discurso corrente após as sessões. As crianças de 5 anos, no final das sessões conseguiam distinguir a esquerda da direita e, inclusive quando se perguntava qual era o lado esquerdo/direito de uma pessoa que estivesse de frente para elas, utilizando estes conceitos no seu discurso. Por fim, o sentido espacial das crianças parece conseguir ser desenvolvido desde cedo nas crianças de 3, 4 e 5 anos.This report aims to explore and better understand the spatial sense of children between the ages of 3 and 5, through various proposals of activity with the aim of developing this same meaning. It also aims to answer three exploration questions: 1) At what level is the children's spatial thinking prior to the experiment? 2) How do children describe the environment, and can they retain this information? 3) How does the child understand her position in relation to the environment? This study includes as participants a group of 25 children between the ages of 3 and 5 years old of a kindergarten in the city of Braga. A methodology of qualitative character, with contours of action investigation, was adopted, contemplating 8 sessions, with a discussion and a task in each. In these sessions various activities were proposed with the purpose of developing the spatial sense, such as: inside/outside; up/down; forward/backward; next to; left/right. After finishing this project, it is possible to highlight as main results the improvement on the description of the location of objects and people; improvement in the perception of position in space; improvement of the children's spatial capabilities; and improvement of mathematical communication. The children of 3 and 4 years of age showed some difficulty in distinguishing the last concepts addressed in this project, left and right, not including them in their everyday speech after the sessions. At the end of the sessions, the 5-year-old children could distinguish the left from the right, and even when they were mirrored (for example, when one wondered which side was left/right of a person facing them), using these concepts in their speech. Finally, children's spatial sense can be developed early, and there is no noticeable difference in the exploration and understanding of most concepts in children of 3, 4 and 5 years old.Mamede, EmaUniversidade do MinhoNunes, Ana Isabel Maia20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58197por202136809info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:02.896039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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