Aproveitamento das potencialidades dos dispositivos móveis pelas revistas impressas: um estudo de caso da aplicação da revista Visão para iPad
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1882 |
Resumo: | O lançamento do iPad, no início de 2010, foi recebido com grande entusiasmo pelas revistas impressas presentes no mercado, que procuravam novas ferramentas para contar as suas estórias, sem perder a diferenciação estética e a experiência de leitura próprias das publicações físicas, e pelas editoras independentes, que procuravam lançar revistas exclusivamente digitais, sem os custos inerentes à produção e distribuição. Quatro anos depois, é essencial perceber de que forma as revistas impressas estão a explorar as potencialidades destes dispositivos móveis para estruturar as suas narrativas, através de um estudo de caso português: a revista Visão, pioneira em Portugal no lançamento da edição para iPad. Neste âmbito, é explorada a presença da interactividade, da multimedialidade e da hipertextualidade, recorrendo a uma análise de conteúdo que inclui todas as peças jornalísticas de doze edições, publicadas entre Outubro e Dezembro de 2013. O estudo conclui que estas ferramentas são subaproveitadas e que a edição para ipad ainda se assemelha, em quase todos os aspectos, à lógica linear e “impressa” da revista. |
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Aproveitamento das potencialidades dos dispositivos móveis pelas revistas impressas: um estudo de caso da aplicação da revista Visão para iPadO lançamento do iPad, no início de 2010, foi recebido com grande entusiasmo pelas revistas impressas presentes no mercado, que procuravam novas ferramentas para contar as suas estórias, sem perder a diferenciação estética e a experiência de leitura próprias das publicações físicas, e pelas editoras independentes, que procuravam lançar revistas exclusivamente digitais, sem os custos inerentes à produção e distribuição. Quatro anos depois, é essencial perceber de que forma as revistas impressas estão a explorar as potencialidades destes dispositivos móveis para estruturar as suas narrativas, através de um estudo de caso português: a revista Visão, pioneira em Portugal no lançamento da edição para iPad. Neste âmbito, é explorada a presença da interactividade, da multimedialidade e da hipertextualidade, recorrendo a uma análise de conteúdo que inclui todas as peças jornalísticas de doze edições, publicadas entre Outubro e Dezembro de 2013. O estudo conclui que estas ferramentas são subaproveitadas e que a edição para ipad ainda se assemelha, em quase todos os aspectos, à lógica linear e “impressa” da revista.PRISMA.COM2014-03-28T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1882oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1882PRISMA.COM; N.º 24 (2014); 109-1381646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1882https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1882/1713Direitos de Autor (c) 2014 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Dora Santos2022-09-06T09:23:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:24.717729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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