Explorando a Geração Automática de Adivinhas em Português
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/lm.10.1.268 |
Resumo: | \begin{resumo} Neste artigo descrevemos um conjunto de experiências realizadas com o objectivo de gerar, de forma automática, adivinhas em português, tendo por base características conhecidas de um conceito. Para além de fazerem sentido, um dos objectivos seria a geração de adivinhas inéditas e, idealmente, com potencial humorístico, nem que por comparação às chamadas ``piadas secas''. Parte do desafio passou pela identificação de recursos linguísticos adequados ao nosso objectivo, a que se seguiu a definição de um conjunto de regras para os explorar, tendo em conta um conjunto de hipóteses que poderiam potenciar a originalidade e o valor humorístico. Por fim, as adivinhas foram apresentadas sob a forma de pares pergunta-resposta. O artigo foca-se principalmente num tipo de adivinha, cujo modelo de geração é dissecado e resultados são apresentados a título de exemplo. Uma amostra de adivinhas deste tipo foi classificada manualmente por avaliadores humanos que as consideraram geralmente coerentes, moderadamente originais, mas, na sua maioria, com um baixo potencial humorístico. De forma a mostrar que muito pode ainda ser feito para melhorar os resultados anteriores, nomeadamente ao nível do humor, são também apresentadas, de forma breve, outras experiências num estado ainda incipiente. |
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Parte do desafio passou pela identificação de recursos linguísticos adequados ao nosso objectivo, a que se seguiu a definição de um conjunto de regras para os explorar, tendo em conta um conjunto de hipóteses que poderiam potenciar a originalidade e o valor humorístico. Por fim, as adivinhas foram apresentadas sob a forma de pares pergunta-resposta. O artigo foca-se principalmente num tipo de adivinha, cujo modelo de geração é dissecado e resultados são apresentados a título de exemplo. Uma amostra de adivinhas deste tipo foi classificada manualmente por avaliadores humanos que as consideraram geralmente coerentes, moderadamente originais, mas, na sua maioria, com um baixo potencial humorístico. De forma a mostrar que muito pode ainda ser feito para melhorar os resultados anteriores, nomeadamente ao nível do humor, são também apresentadas, de forma breve, outras experiências num estado ainda incipiente.This article describes several experiments towards the automatic generation of riddles in Portuguese, based on two known features of given concepts. In addition to making sense, one of our goals was to produce novel riddles, ideally, with some humour potential, at least when compared to the so called ``piadas secas'' (dry jokes). Part of the challenge involved the identification of suitable linguistic resources for this goal, followed by setting rules for their exploitation, given some hypothesis that could increase their novelty and humouristic value. Finally, riddles were rendered as question-answer pairs. The article is mainly focused on a kind of riddles, for which the generation model is dissected, some examples are presented, and a sample was manually classified by human judges, who, overall, rated them as coherent, moderately novel, but still with a low humor potential. In order to show how much can still be done, namely about the humor value, the article also presents, briefly, two other experiments, still in an early stage.\begin{resumo} Neste artigo descrevemos um conjunto de experiências realizadas com o objectivo de gerar, de forma automática, adivinhas em português, tendo por base características conhecidas de um conceito. Para além de fazerem sentido, um dos objectivos seria a geração de adivinhas inéditas e, idealmente, com potencial humorístico, nem que por comparação às chamadas ``piadas secas''. Parte do desafio passou pela identificação de recursos linguísticos adequados ao nosso objectivo, a que se seguiu a definição de um conjunto de regras para os explorar, tendo em conta um conjunto de hipóteses que poderiam potenciar a originalidade e o valor humorístico. Por fim, as adivinhas foram apresentadas sob a forma de pares pergunta-resposta. O artigo foca-se principalmente num tipo de adivinha, cujo modelo de geração é dissecado e resultados são apresentados a título de exemplo. Uma amostra de adivinhas deste tipo foi classificada manualmente por avaliadores humanos que as consideraram geralmente coerentes, moderadamente originais, mas, na sua maioria, com um baixo potencial humorístico. De forma a mostrar que muito pode ainda ser feito para melhorar os resultados anteriores, nomeadamente ao nível do humor, são também apresentadas, de forma breve, outras experiências num estado ainda incipiente.Universidade do Minho e Universidade de Vigo2018-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/lm.10.1.268https://doi.org/10.21814/lm.10.1.268Linguamática; Vol. 10 No. 1; 3-18Linguamática; Vol. 10 Núm. 1; 3-18Linguamática; v. 10 n. 1; 3-181647-0818reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://linguamatica.com/index.php/linguamatica/article/view/268https://linguamatica.com/index.php/linguamatica/article/view/268/438Direitos de Autor (c) 2018 Hugo Gonçalo Oliveira, Ricardo Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalo Oliveira, HugoRodrigues, Ricardo2023-09-08T13:46:38Zoai:linguamatica.com:article/268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:38.579951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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