Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011): livro de resumos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Vitor (Ed.)
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Meirinhos, Manuel (Ed.), García-Valcárcel, Ana (Ed.), Tejedor, Francisco (Ed.)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7419
Resumo: O Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, em colaboração com o Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación da Universidade de Salamanca, dá-lhe as boas-vindas à primeira edição da ieTIC. ieTIC é uma Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, que inclui não só palestras, workshops e comunicações, mas também uma exposição de tecnologias e recursos multimédia e uma LeArN Party educativa a decorrer no castelo de Bragança. O evento decorre nos dias 15, 16 e 17 de Julho de 2011, integrando a componente científico-tecnológica à componente cultural e turística. Assumindo que a inovação é a aplicação de conhecimento num novo contexto, então a inovação tecnológica é apenas uma das suas formas, seja qual for o campo de aplicação. No campo educativo, inovação e investigação complementam-se, mas não devem ser confundidos. Assim, a inovação na Educação diferencia-se da investigação, que origina novo conhecimento, e da acção pedagógica, que identifica requisitos de formação e projecta e desenvolve processos de aprendizagem e de construção de conhecimento para os satisfazer. Portanto, Inovação na Educação pode ser o resultado da interacção destas duas actividades ou funções. Sendo a Educação um dos pilares da sociedade da informação e do conhecimento em que vivemos e reconhecendo que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) constituem um dos principais agentes de inovação nos processos educativos, “Inovação na Educação com TIC” pareceu-nos a designação mais adequada para esta conferência ibérica. A ieTIC 2011 tem como intuito reunir oradores, investigadores, professores e alunos com vista a promover o debate e a partilha de experiências e de ideias sobre projectos concretos que possam contribuir para a sua valorização profissional e pessoal. Um painel diversificado de pessoas que procurarão encontrar respostas a questões, tais como: - Quais são os principais desafios que a investigação e a inovação em TIC enfrentam na sociedade da informação e do conhecimento actual? - Onde, como e com que significado a inovação pode contribuir para o sucesso dos processos de Educação e Formação? - Qual a influência que o Plano Tecnológico Educação (PTE) e outras políticas, programas, projectos e iniciativas têm desempenhado na promoção da inovação na Educação com TIC e, paralelamente, na minimização das barreiras que condicionam a literacia digital? Consequentemente, foram definidos os seguintes objectivos principais para esta conferência ibérica ieTIC 2011: - Reflectir sobre movimentos e ocorrências emergentes da sociedade da informação, nomeadamente no contexto da literacia digital, das comunidades de open source e das iniciativas do open access; - Analisar problemas intrínsecos à educação e formação, perspectivando soluções inovadoras baseadas em TIC; - Compreender as potencialidades da comunicação e interacção em redes de aprendizagem e formação, explorando modalidades de aprendizagem através de redes sociais e outras tecnologias Web 2.0, de plataformas de e-learning, b-learning e m-learning, de comunidades virtuais e de prática; - Discutir os resultados de projectos inovadores de integração curricular das TIC; - Identificar boas práticas de produção, utilização e integração de recursos educativos; - Partilhar experiências, opiniões e ideias inovadoras de educação para e com as TIC. Conscientes das potencialidades das TIC na Educação e Formação, estamos convictos de que o resultado desta conferência poderá traduzir-se em mais alguns professores usando e integrando as TIC no currículo, inovando pedagogicamente com as TIC e reinventando-se como docentes.
id RCAP_0eea5b0f626e9b310fac44701d28398f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7419
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011): livro de resumosInovaçãoTICEducaçãoFormaçãoTecnologia educativaInformática educativaO Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, em colaboração com o Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación da Universidade de Salamanca, dá-lhe as boas-vindas à primeira edição da ieTIC. ieTIC é uma Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, que inclui não só palestras, workshops e comunicações, mas também uma exposição de tecnologias e recursos multimédia e uma LeArN Party educativa a decorrer no castelo de Bragança. O evento decorre nos dias 15, 16 e 17 de Julho de 2011, integrando a componente científico-tecnológica à componente cultural e turística. Assumindo que a inovação é a aplicação de conhecimento num novo contexto, então a inovação tecnológica é apenas uma das suas formas, seja qual for o campo de aplicação. No campo educativo, inovação e investigação complementam-se, mas não devem ser confundidos. Assim, a inovação na Educação diferencia-se da investigação, que origina novo conhecimento, e da acção pedagógica, que identifica requisitos de formação e projecta e desenvolve processos de aprendizagem e de construção de conhecimento para os satisfazer. Portanto, Inovação na Educação pode ser o resultado da interacção destas duas actividades ou funções. Sendo a Educação um dos pilares da sociedade da informação e do conhecimento em que vivemos e reconhecendo que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) constituem um dos principais agentes de inovação nos processos educativos, “Inovação na Educação com TIC” pareceu-nos a designação mais adequada para esta conferência ibérica. A ieTIC 2011 tem como intuito reunir oradores, investigadores, professores e alunos com vista a promover o debate e a partilha de experiências e de ideias sobre projectos concretos que possam contribuir para a sua valorização profissional e pessoal. Um painel diversificado de pessoas que procurarão encontrar respostas a questões, tais como: - Quais são os principais desafios que a investigação e a inovação em TIC enfrentam na sociedade da informação e do conhecimento actual? - Onde, como e com que significado a inovação pode contribuir para o sucesso dos processos de Educação e Formação? - Qual a influência que o Plano Tecnológico Educação (PTE) e outras políticas, programas, projectos e iniciativas têm desempenhado na promoção da inovação na Educação com TIC e, paralelamente, na minimização das barreiras que condicionam a literacia digital? Consequentemente, foram definidos os seguintes objectivos principais para esta conferência ibérica ieTIC 2011: - Reflectir sobre movimentos e ocorrências emergentes da sociedade da informação, nomeadamente no contexto da literacia digital, das comunidades de open source e das iniciativas do open access; - Analisar problemas intrínsecos à educação e formação, perspectivando soluções inovadoras baseadas em TIC; - Compreender as potencialidades da comunicação e interacção em redes de aprendizagem e formação, explorando modalidades de aprendizagem através de redes sociais e outras tecnologias Web 2.0, de plataformas de e-learning, b-learning e m-learning, de comunidades virtuais e de prática; - Discutir os resultados de projectos inovadores de integração curricular das TIC; - Identificar boas práticas de produção, utilização e integração de recursos educativos; - Partilhar experiências, opiniões e ideias inovadoras de educação para e com as TIC. Conscientes das potencialidades das TIC na Educação e Formação, estamos convictos de que o resultado desta conferência poderá traduzir-se em mais alguns professores usando e integrando as TIC no currículo, inovando pedagogicamente com as TIC e reinventando-se como docentes.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBGonçalves, Vitor (Ed.)Meirinhos, Manuel (Ed.)García-Valcárcel, Ana (Ed.)Tejedor, Francisco (Ed.)2012-09-03T08:52:01Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7419porEd. Gonçalves, Vitor; Meirinhos, Manuel; Valcarcel, Ana; Tejedor, Francisco (2011). Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011): livro de resumos. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-121-0978-972-745-121-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:22Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:11.524543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011): livro de resumos
title Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011): livro de resumos
spellingShingle Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011): livro de resumos
Gonçalves, Vitor (Ed.)
Inovação
TIC
Educação
Formação
Tecnologia educativa
Informática educativa
title_short Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011): livro de resumos
title_full Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011): livro de resumos
title_fullStr Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011): livro de resumos
title_full_unstemmed Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011): livro de resumos
title_sort Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011): livro de resumos
author Gonçalves, Vitor (Ed.)
author_facet Gonçalves, Vitor (Ed.)
Meirinhos, Manuel (Ed.)
García-Valcárcel, Ana (Ed.)
Tejedor, Francisco (Ed.)
author_role author
author2 Meirinhos, Manuel (Ed.)
García-Valcárcel, Ana (Ed.)
Tejedor, Francisco (Ed.)
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Vitor (Ed.)
Meirinhos, Manuel (Ed.)
García-Valcárcel, Ana (Ed.)
Tejedor, Francisco (Ed.)
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
TIC
Educação
Formação
Tecnologia educativa
Informática educativa
topic Inovação
TIC
Educação
Formação
Tecnologia educativa
Informática educativa
description O Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, em colaboração com o Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación da Universidade de Salamanca, dá-lhe as boas-vindas à primeira edição da ieTIC. ieTIC é uma Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, que inclui não só palestras, workshops e comunicações, mas também uma exposição de tecnologias e recursos multimédia e uma LeArN Party educativa a decorrer no castelo de Bragança. O evento decorre nos dias 15, 16 e 17 de Julho de 2011, integrando a componente científico-tecnológica à componente cultural e turística. Assumindo que a inovação é a aplicação de conhecimento num novo contexto, então a inovação tecnológica é apenas uma das suas formas, seja qual for o campo de aplicação. No campo educativo, inovação e investigação complementam-se, mas não devem ser confundidos. Assim, a inovação na Educação diferencia-se da investigação, que origina novo conhecimento, e da acção pedagógica, que identifica requisitos de formação e projecta e desenvolve processos de aprendizagem e de construção de conhecimento para os satisfazer. Portanto, Inovação na Educação pode ser o resultado da interacção destas duas actividades ou funções. Sendo a Educação um dos pilares da sociedade da informação e do conhecimento em que vivemos e reconhecendo que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) constituem um dos principais agentes de inovação nos processos educativos, “Inovação na Educação com TIC” pareceu-nos a designação mais adequada para esta conferência ibérica. A ieTIC 2011 tem como intuito reunir oradores, investigadores, professores e alunos com vista a promover o debate e a partilha de experiências e de ideias sobre projectos concretos que possam contribuir para a sua valorização profissional e pessoal. Um painel diversificado de pessoas que procurarão encontrar respostas a questões, tais como: - Quais são os principais desafios que a investigação e a inovação em TIC enfrentam na sociedade da informação e do conhecimento actual? - Onde, como e com que significado a inovação pode contribuir para o sucesso dos processos de Educação e Formação? - Qual a influência que o Plano Tecnológico Educação (PTE) e outras políticas, programas, projectos e iniciativas têm desempenhado na promoção da inovação na Educação com TIC e, paralelamente, na minimização das barreiras que condicionam a literacia digital? Consequentemente, foram definidos os seguintes objectivos principais para esta conferência ibérica ieTIC 2011: - Reflectir sobre movimentos e ocorrências emergentes da sociedade da informação, nomeadamente no contexto da literacia digital, das comunidades de open source e das iniciativas do open access; - Analisar problemas intrínsecos à educação e formação, perspectivando soluções inovadoras baseadas em TIC; - Compreender as potencialidades da comunicação e interacção em redes de aprendizagem e formação, explorando modalidades de aprendizagem através de redes sociais e outras tecnologias Web 2.0, de plataformas de e-learning, b-learning e m-learning, de comunidades virtuais e de prática; - Discutir os resultados de projectos inovadores de integração curricular das TIC; - Identificar boas práticas de produção, utilização e integração de recursos educativos; - Partilhar experiências, opiniões e ideias inovadoras de educação para e com as TIC. Conscientes das potencialidades das TIC na Educação e Formação, estamos convictos de que o resultado desta conferência poderá traduzir-se em mais alguns professores usando e integrando as TIC no currículo, inovando pedagogicamente com as TIC e reinventando-se como docentes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-09-03T08:52:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7419
url http://hdl.handle.net/10198/7419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ed. Gonçalves, Vitor; Meirinhos, Manuel; Valcarcel, Ana; Tejedor, Francisco (2011). Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011): livro de resumos. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-121-0
978-972-745-121-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135214314717184