O reconhecimento de si no cyborg: Uma análise cinematográfica das implicações sociais do surgimento do pós-humano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/7262 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação |
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O reconhecimento de si no cyborg: Uma análise cinematográfica das implicações sociais do surgimento do pós-humanoPós-humanoCyborgModernidadeDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da ComunicaçãoCarlos Lineu, biólogo e médico sueco, considerava que a única característica que distingue o humano do animal é a capacidade de o homem se reconhecer como homem. No contexto actual, em que se assiste à emergência de um novo homem, o cyborg, importa regressar à questão pensada por Lineu, para compreender se este novo homem pode ser entendido como tal. Hans Moravec, investigador dos nossos tempos, acredita que o cyborg será capaz de atingir o nível de raciocínio e conceptualização do homem. Assim, podemos entender o cyborg como semelhante do homem? Se o cyborg surge como uma máquina, um objecto desenvolvido para agir segundo ordens programadas, não estará longe da ideia que concebemos de homem? Ideia que, exacerbada pela tradição iluminista, centra o homem na autonomia da razão e na liberdade da vontade. Será o homem capaz de reconhecer o cyborg como seu semelhante? Esta é a questão que se encontra na base desta dissertação. Pretende-se discutir as diferenças antropológicas e sociológicas que separam o homem do cyborg, de modo a concluir que grau de semelhança podemos, apesar delas, considerar. Serão objectos de análise filmes que se debruçam sobre a problemática, como Blade Runner, de Ridley Scott; I, Robot, de Alex Proyas; Robocop, de Paul Verhoeven; A.I., Inteligência Artificial, de Steven Spielberg; Surrogates, de Jonathan Mostow; Exterminador Implacável, de James Cameron; Astro Boy, de David Bowers, inspirado na manga de Osamu Tesuka; Ghost in a shell, de Mamoru Oshii.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNCasanova, Fátima Gomes2012-05-24T10:20:20Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7262porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:01Zoai:run.unl.pt:10362/7262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:21.651079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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