Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7385 |
Resumo: | A sociedade moderna tende a aceitar as diferenças e a inclusão e superar os antigos conceitos de discriminação e preconceitos. Muito desse movimento é ajudado pelas novas tecnologias presentes nas escolas e na vida social. Nesse estudo procuramos estabelecer os elos que possam unir a possibilidade de pessoas com incapacidades intelectuais de alcançarem maior independência em suas vidas e trajetórias profissionais. Pessoas com incapacidades intelectuais em transição para a vida ativa e em busca de independência e autonomia precisam de todo apoio e auxílio disponível para equalizarem suas capacidades com outros jovens e também com suas vidas profissionais, sendo assim: Podemos ensinar jovens e adultos com incapacidade intelectual leve e moderada a utilizar os Assistentes Virtuais disponíveis em telemóveis atualmente para que possam angariar maior autonomia e expressão de suas capacidades sociais, académicas e profissionais? Esse estudo do tipo investigação-ação contou com a participação de pessoas com detetada incapacidade intelectual em fase de transição para vida ativa, jovens e adultos a partir dos 18 anos de idade, em projetos individuais de transição ou em busca de colocação profissional e autonomia na vida social. Realizamos quatro sessões e encontros com o grupo selecionado onde abordamos o tema e pudemos proporcionar aos participantes o contato, aprendizado e interação com os assistentes virtuais. Concluímos que os Assistentes Virtuais poderiam, sim, ajudar o público selecionado, porém também detetamos as dificuldades para que tal fato se concretizasse na vida cotidiana, como a baixa escolaridade, a falta de recursos financeiros para adquirir aparelhos de tecnologia modernos e a exclusão digital. |
id |
RCAP_0f05ec01bea7441a65346d3a85bde026 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7385 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativaassistentes virtuaisincapacidade intelectualexclusão digitaleducação especialvirtual assistantsintellectual disabilitydigital dividespecial educationA sociedade moderna tende a aceitar as diferenças e a inclusão e superar os antigos conceitos de discriminação e preconceitos. Muito desse movimento é ajudado pelas novas tecnologias presentes nas escolas e na vida social. Nesse estudo procuramos estabelecer os elos que possam unir a possibilidade de pessoas com incapacidades intelectuais de alcançarem maior independência em suas vidas e trajetórias profissionais. Pessoas com incapacidades intelectuais em transição para a vida ativa e em busca de independência e autonomia precisam de todo apoio e auxílio disponível para equalizarem suas capacidades com outros jovens e também com suas vidas profissionais, sendo assim: Podemos ensinar jovens e adultos com incapacidade intelectual leve e moderada a utilizar os Assistentes Virtuais disponíveis em telemóveis atualmente para que possam angariar maior autonomia e expressão de suas capacidades sociais, académicas e profissionais? Esse estudo do tipo investigação-ação contou com a participação de pessoas com detetada incapacidade intelectual em fase de transição para vida ativa, jovens e adultos a partir dos 18 anos de idade, em projetos individuais de transição ou em busca de colocação profissional e autonomia na vida social. Realizamos quatro sessões e encontros com o grupo selecionado onde abordamos o tema e pudemos proporcionar aos participantes o contato, aprendizado e interação com os assistentes virtuais. Concluímos que os Assistentes Virtuais poderiam, sim, ajudar o público selecionado, porém também detetamos as dificuldades para que tal fato se concretizasse na vida cotidiana, como a baixa escolaridade, a falta de recursos financeiros para adquirir aparelhos de tecnologia modernos e a exclusão digital.Modern society tends to accept differences and overcome old concepts of discrimination and prejudice. Much of this movement is helped by the new technologies present in schools and social life. In this study we try to establish the links that can unite the possibility of people with intellectual disabilities to achieve greater independence in their lives and professional trajectories. People with intellectual disabilities in transition to active life and in search of independence and autonomy need all the support and assistance available to equalize their abilities like other young people and also with their professional lives, therefore: Can we teach young people and adults with mild intellectual disabilities and moderate to use the Virtual Assistants currently available on mobile phones so that they could gain greater autonomy and expression of their social, academic and professional skills? This research-action study involved the participation of people with a detected intellectual disability in the transition phase to active life, young people and adults from 18 years of age, in individual transition projects or in search of professional placement and autonomy in the social life. We held four sessions and meetings with the selected group where we addressed the topic and were able to provide participants with contact, learning and interaction with virtual assistants. We concluded that Virtual Assistants could indeed help the selected audience, but we also detected the difficulties for this to materialize in everyday life, such as low education, lack of financial resources to acquire modern technology devices and digital exclusion.Pinto, Maribel Santos MirandaRego, BelmiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPaulino, António Carlos Soares2022-11-14T15:04:53Z2022-06-272022-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7385TID:203097289porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:32Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:07.442936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa |
title |
Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa |
spellingShingle |
Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa Paulino, António Carlos Soares assistentes virtuais incapacidade intelectual exclusão digital educação especial virtual assistants intellectual disability digital divide special education |
title_short |
Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa |
title_full |
Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa |
title_fullStr |
Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa |
title_full_unstemmed |
Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa |
title_sort |
Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa |
author |
Paulino, António Carlos Soares |
author_facet |
Paulino, António Carlos Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Maribel Santos Miranda Rego, Belmiro Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulino, António Carlos Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
assistentes virtuais incapacidade intelectual exclusão digital educação especial virtual assistants intellectual disability digital divide special education |
topic |
assistentes virtuais incapacidade intelectual exclusão digital educação especial virtual assistants intellectual disability digital divide special education |
description |
A sociedade moderna tende a aceitar as diferenças e a inclusão e superar os antigos conceitos de discriminação e preconceitos. Muito desse movimento é ajudado pelas novas tecnologias presentes nas escolas e na vida social. Nesse estudo procuramos estabelecer os elos que possam unir a possibilidade de pessoas com incapacidades intelectuais de alcançarem maior independência em suas vidas e trajetórias profissionais. Pessoas com incapacidades intelectuais em transição para a vida ativa e em busca de independência e autonomia precisam de todo apoio e auxílio disponível para equalizarem suas capacidades com outros jovens e também com suas vidas profissionais, sendo assim: Podemos ensinar jovens e adultos com incapacidade intelectual leve e moderada a utilizar os Assistentes Virtuais disponíveis em telemóveis atualmente para que possam angariar maior autonomia e expressão de suas capacidades sociais, académicas e profissionais? Esse estudo do tipo investigação-ação contou com a participação de pessoas com detetada incapacidade intelectual em fase de transição para vida ativa, jovens e adultos a partir dos 18 anos de idade, em projetos individuais de transição ou em busca de colocação profissional e autonomia na vida social. Realizamos quatro sessões e encontros com o grupo selecionado onde abordamos o tema e pudemos proporcionar aos participantes o contato, aprendizado e interação com os assistentes virtuais. Concluímos que os Assistentes Virtuais poderiam, sim, ajudar o público selecionado, porém também detetamos as dificuldades para que tal fato se concretizasse na vida cotidiana, como a baixa escolaridade, a falta de recursos financeiros para adquirir aparelhos de tecnologia modernos e a exclusão digital. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-14T15:04:53Z 2022-06-27 2022-06-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/7385 TID:203097289 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/7385 |
identifier_str_mv |
TID:203097289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130922728030208 |