A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Nita
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20761
Resumo: O trabalho trata da Gestão e da Administração do Sistema Educativo no Estado de Alagoas - Brasil. O motivo do estudo se deu pela problemática em que hoje passa o Sistema Educacional Brasileiro que ora avança em algumas políticas educacionais, ora regride, deixando como consequência uma educação básica de baixa qualidade. O Brasil apesar de um país que comporta uma forma de governo democrática, ainda direciona a educação como um poder público centralizado, principalmente no que se refere as políticas de financiamento do Ensino, onde não há um gerenciamento direto pelos gestores das instituições de ensino que representam. A Gestão Educacional Brasileira ainda caminha sem muita autonomia, o que contribuí para que a educação tenha dificuldades de gerir o seu próprio objetivo que a é formação integral do cidadão. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira- LDB n° 9.394/96 contempla a Gestão Democrática, entretanto não se concretiza a contento a liberdade de ensino e aplicação de recursos públicos descentralizados da "cúpula governamental", o que implica na falta de autonomia dos gestores educacionais. ABSTRACT: The work deals with the Management and Administration of Education in the State of Alagoas - Brazil. The reason the study was the problem today is that the Brazilian educational system that now moves on some education policies, sometimes regresses, leaving as a result of low quality basic education. Brazil despite a country which has a democratic form of government, still directed to education as a centralized authority, especially as regards the policy of financing education, where there is no direct management by the managers of educational institutions that represent. The Brazilian Educational Management still walks without much autonomy, which contributed to that education has difficulty managing his own goal that is integral formation of the citizen. The Law of Directives and Bases of Education Brasileira- LDB No 9394/96 addresses the Democratic Administration, but the satisfaction is not achieved freedom of education and implementation of decentralized public resources of the government umbrella, "which implies the lack of autonomy of educational managers.
id RCAP_0f07329de55b979e356ba7612a33e17f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20761
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva históricaGestão educacionalAdministração escolarSistema de educação em AlagoasEducational managementSchool administrationSystem of education in AlagoasO trabalho trata da Gestão e da Administração do Sistema Educativo no Estado de Alagoas - Brasil. O motivo do estudo se deu pela problemática em que hoje passa o Sistema Educacional Brasileiro que ora avança em algumas políticas educacionais, ora regride, deixando como consequência uma educação básica de baixa qualidade. O Brasil apesar de um país que comporta uma forma de governo democrática, ainda direciona a educação como um poder público centralizado, principalmente no que se refere as políticas de financiamento do Ensino, onde não há um gerenciamento direto pelos gestores das instituições de ensino que representam. A Gestão Educacional Brasileira ainda caminha sem muita autonomia, o que contribuí para que a educação tenha dificuldades de gerir o seu próprio objetivo que a é formação integral do cidadão. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira- LDB n° 9.394/96 contempla a Gestão Democrática, entretanto não se concretiza a contento a liberdade de ensino e aplicação de recursos públicos descentralizados da "cúpula governamental", o que implica na falta de autonomia dos gestores educacionais. ABSTRACT: The work deals with the Management and Administration of Education in the State of Alagoas - Brazil. The reason the study was the problem today is that the Brazilian educational system that now moves on some education policies, sometimes regresses, leaving as a result of low quality basic education. Brazil despite a country which has a democratic form of government, still directed to education as a centralized authority, especially as regards the policy of financing education, where there is no direct management by the managers of educational institutions that represent. The Brazilian Educational Management still walks without much autonomy, which contributed to that education has difficulty managing his own goal that is integral formation of the citizen. The Law of Directives and Bases of Education Brasileira- LDB No 9394/96 addresses the Democratic Administration, but the satisfaction is not achieved freedom of education and implementation of decentralized public resources of the government umbrella, "which implies the lack of autonomy of educational managers.Universidade de Évora2017-02-21T11:47:50Z2017-02-212010-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20761http://hdl.handle.net/10174/20761porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt229Silva, Maria Nitainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:08.783646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica
title A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica
spellingShingle A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica
Silva, Maria Nita
Gestão educacional
Administração escolar
Sistema de educação em Alagoas
Educational management
School administration
System of education in Alagoas
title_short A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica
title_full A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica
title_fullStr A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica
title_full_unstemmed A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica
title_sort A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica
author Silva, Maria Nita
author_facet Silva, Maria Nita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Nita
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão educacional
Administração escolar
Sistema de educação em Alagoas
Educational management
School administration
System of education in Alagoas
topic Gestão educacional
Administração escolar
Sistema de educação em Alagoas
Educational management
School administration
System of education in Alagoas
description O trabalho trata da Gestão e da Administração do Sistema Educativo no Estado de Alagoas - Brasil. O motivo do estudo se deu pela problemática em que hoje passa o Sistema Educacional Brasileiro que ora avança em algumas políticas educacionais, ora regride, deixando como consequência uma educação básica de baixa qualidade. O Brasil apesar de um país que comporta uma forma de governo democrática, ainda direciona a educação como um poder público centralizado, principalmente no que se refere as políticas de financiamento do Ensino, onde não há um gerenciamento direto pelos gestores das instituições de ensino que representam. A Gestão Educacional Brasileira ainda caminha sem muita autonomia, o que contribuí para que a educação tenha dificuldades de gerir o seu próprio objetivo que a é formação integral do cidadão. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira- LDB n° 9.394/96 contempla a Gestão Democrática, entretanto não se concretiza a contento a liberdade de ensino e aplicação de recursos públicos descentralizados da "cúpula governamental", o que implica na falta de autonomia dos gestores educacionais. ABSTRACT: The work deals with the Management and Administration of Education in the State of Alagoas - Brazil. The reason the study was the problem today is that the Brazilian educational system that now moves on some education policies, sometimes regresses, leaving as a result of low quality basic education. Brazil despite a country which has a democratic form of government, still directed to education as a centralized authority, especially as regards the policy of financing education, where there is no direct management by the managers of educational institutions that represent. The Brazilian Educational Management still walks without much autonomy, which contributed to that education has difficulty managing his own goal that is integral formation of the citizen. The Law of Directives and Bases of Education Brasileira- LDB No 9394/96 addresses the Democratic Administration, but the satisfaction is not achieved freedom of education and implementation of decentralized public resources of the government umbrella, "which implies the lack of autonomy of educational managers.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01T00:00:00Z
2017-02-21T11:47:50Z
2017-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20761
http://hdl.handle.net/10174/20761
url http://hdl.handle.net/10174/20761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esc. C. S.
teses@bib.uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136603276312576