A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20761 |
Resumo: | O trabalho trata da Gestão e da Administração do Sistema Educativo no Estado de Alagoas - Brasil. O motivo do estudo se deu pela problemática em que hoje passa o Sistema Educacional Brasileiro que ora avança em algumas políticas educacionais, ora regride, deixando como consequência uma educação básica de baixa qualidade. O Brasil apesar de um país que comporta uma forma de governo democrática, ainda direciona a educação como um poder público centralizado, principalmente no que se refere as políticas de financiamento do Ensino, onde não há um gerenciamento direto pelos gestores das instituições de ensino que representam. A Gestão Educacional Brasileira ainda caminha sem muita autonomia, o que contribuí para que a educação tenha dificuldades de gerir o seu próprio objetivo que a é formação integral do cidadão. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira- LDB n° 9.394/96 contempla a Gestão Democrática, entretanto não se concretiza a contento a liberdade de ensino e aplicação de recursos públicos descentralizados da "cúpula governamental", o que implica na falta de autonomia dos gestores educacionais. ABSTRACT: The work deals with the Management and Administration of Education in the State of Alagoas - Brazil. The reason the study was the problem today is that the Brazilian educational system that now moves on some education policies, sometimes regresses, leaving as a result of low quality basic education. Brazil despite a country which has a democratic form of government, still directed to education as a centralized authority, especially as regards the policy of financing education, where there is no direct management by the managers of educational institutions that represent. The Brazilian Educational Management still walks without much autonomy, which contributed to that education has difficulty managing his own goal that is integral formation of the citizen. The Law of Directives and Bases of Education Brasileira- LDB No 9394/96 addresses the Democratic Administration, but the satisfaction is not achieved freedom of education and implementation of decentralized public resources of the government umbrella, "which implies the lack of autonomy of educational managers. |
id |
RCAP_0f07329de55b979e356ba7612a33e17f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20761 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva históricaGestão educacionalAdministração escolarSistema de educação em AlagoasEducational managementSchool administrationSystem of education in AlagoasO trabalho trata da Gestão e da Administração do Sistema Educativo no Estado de Alagoas - Brasil. O motivo do estudo se deu pela problemática em que hoje passa o Sistema Educacional Brasileiro que ora avança em algumas políticas educacionais, ora regride, deixando como consequência uma educação básica de baixa qualidade. O Brasil apesar de um país que comporta uma forma de governo democrática, ainda direciona a educação como um poder público centralizado, principalmente no que se refere as políticas de financiamento do Ensino, onde não há um gerenciamento direto pelos gestores das instituições de ensino que representam. A Gestão Educacional Brasileira ainda caminha sem muita autonomia, o que contribuí para que a educação tenha dificuldades de gerir o seu próprio objetivo que a é formação integral do cidadão. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira- LDB n° 9.394/96 contempla a Gestão Democrática, entretanto não se concretiza a contento a liberdade de ensino e aplicação de recursos públicos descentralizados da "cúpula governamental", o que implica na falta de autonomia dos gestores educacionais. ABSTRACT: The work deals with the Management and Administration of Education in the State of Alagoas - Brazil. The reason the study was the problem today is that the Brazilian educational system that now moves on some education policies, sometimes regresses, leaving as a result of low quality basic education. Brazil despite a country which has a democratic form of government, still directed to education as a centralized authority, especially as regards the policy of financing education, where there is no direct management by the managers of educational institutions that represent. The Brazilian Educational Management still walks without much autonomy, which contributed to that education has difficulty managing his own goal that is integral formation of the citizen. The Law of Directives and Bases of Education Brasileira- LDB No 9394/96 addresses the Democratic Administration, but the satisfaction is not achieved freedom of education and implementation of decentralized public resources of the government umbrella, "which implies the lack of autonomy of educational managers.Universidade de Évora2017-02-21T11:47:50Z2017-02-212010-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20761http://hdl.handle.net/10174/20761porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt229Silva, Maria Nitainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:08.783646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica |
title |
A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica |
spellingShingle |
A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica Silva, Maria Nita Gestão educacional Administração escolar Sistema de educação em Alagoas Educational management School administration System of education in Alagoas |
title_short |
A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica |
title_full |
A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica |
title_fullStr |
A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica |
title_full_unstemmed |
A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica |
title_sort |
A gestão e administração do sistema educativo no estado de Alagoas: uma perspectiva histórica |
author |
Silva, Maria Nita |
author_facet |
Silva, Maria Nita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Nita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão educacional Administração escolar Sistema de educação em Alagoas Educational management School administration System of education in Alagoas |
topic |
Gestão educacional Administração escolar Sistema de educação em Alagoas Educational management School administration System of education in Alagoas |
description |
O trabalho trata da Gestão e da Administração do Sistema Educativo no Estado de Alagoas - Brasil. O motivo do estudo se deu pela problemática em que hoje passa o Sistema Educacional Brasileiro que ora avança em algumas políticas educacionais, ora regride, deixando como consequência uma educação básica de baixa qualidade. O Brasil apesar de um país que comporta uma forma de governo democrática, ainda direciona a educação como um poder público centralizado, principalmente no que se refere as políticas de financiamento do Ensino, onde não há um gerenciamento direto pelos gestores das instituições de ensino que representam. A Gestão Educacional Brasileira ainda caminha sem muita autonomia, o que contribuí para que a educação tenha dificuldades de gerir o seu próprio objetivo que a é formação integral do cidadão. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira- LDB n° 9.394/96 contempla a Gestão Democrática, entretanto não se concretiza a contento a liberdade de ensino e aplicação de recursos públicos descentralizados da "cúpula governamental", o que implica na falta de autonomia dos gestores educacionais. ABSTRACT: The work deals with the Management and Administration of Education in the State of Alagoas - Brazil. The reason the study was the problem today is that the Brazilian educational system that now moves on some education policies, sometimes regresses, leaving as a result of low quality basic education. Brazil despite a country which has a democratic form of government, still directed to education as a centralized authority, especially as regards the policy of financing education, where there is no direct management by the managers of educational institutions that represent. The Brazilian Educational Management still walks without much autonomy, which contributed to that education has difficulty managing his own goal that is integral formation of the citizen. The Law of Directives and Bases of Education Brasileira- LDB No 9394/96 addresses the Democratic Administration, but the satisfaction is not achieved freedom of education and implementation of decentralized public resources of the government umbrella, "which implies the lack of autonomy of educational managers. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-01T00:00:00Z 2017-02-21T11:47:50Z 2017-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20761 http://hdl.handle.net/10174/20761 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esc. C. S. teses@bib.uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136603276312576 |