O uso da gravação vídeo/áudio no ensino da guitarra clássica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nuno Miguel da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9112
Resumo: Relatório de Estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_0f0de46a13be22813d2b2a7ee25e1e82
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9112
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso da gravação vídeo/áudio no ensino da guitarra clássicaEnsino artístico especializadoEstratégias de aprendizagemNíveis de desempenhoAutonomia no estudoGravação vídeo e áudioQuestionáriosSpecialized artistic teachingLearning strategiesPerformance levelsAutonomy in the studyVideo and audio recordingQuestionnairesRelatório de Estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I - A primeira secção deste Relatório de Estágio inicia-se com uma descrição da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi (AMBALT), em Setúbal, onde foi realizado o presente estágio durante o ano letivo 2016/2017. Seguidamente são apresentadas as práticas educativas desenvolvidas, a elaboração do plano anual de cada aluno bem como das principais linhas orientadoras da preparação das aulas. Como está estipulado no regulamento da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), foram selecionados, para a realização deste relatório de estágio, três alunos de graus diferenciados. Com base numa prévia caracterização de cada aluno são descritas as estratégias e estilos de aprendizagem que me pareceram mais adequadas para a superação das principais dificuldades encontradas ao longo do ano letivo. No final, será realizada uma reflexão críticas acerca da minha atividade docente com base na experiência teórica/ prática que este ciclo de estudos, ministrado pela ESML, me proporcionou.Resumo II - A aprendizagem da guitarra clássica implica um longo e complexo percurso que o aluno do ensino artístico especializado tem de percorrer. Partindo do pressuposto que este tipo de ensino-aprendizagem é realizado no contexto de sala de aula e o tempo é cada vez mais diminuto, torna-se importante criar estratégias que promovam e rentabilizem o estudo em casa. Neste contexto, realizou-se uma experiência comparativa entre dois grupos de alunos da AMBALT, sendo um o grupo experimental (GE) acompanhado por gravação vídeo e áudio e outro o grupo de controlo (GC) sem recurso a essa gravação. Esta experiência procurou aferir os níveis de desempenho dos alunos desses grupos relativamente ao seu domínio da leitura, da técnica, da musicalidade e das suas atitudes e valores, ou seja, aspetos relacionados com o seu comportamento, concentração, empenho, motivação e interação com o professor. Esses domínios foram elaborados com base nos critérios de avaliação estipulados pela AMBALT para o Curso Básico de Música. A avaliação foi realizada pelo professor e pelos alunos, com base em questionários pré-definidos. Relativamente ao GE as gravações foram efetuadas utilizando o programa Creator Studio do canal YouTube (de acesso exclusivo e privado definido pelo utilizador), o que permitiu avaliar igualmente dados estatísticos elaborados com base no número de visualizações. Posteriormente esta experiência foi igualmente avaliada e validada por um professor do departamento de cordas dedilhadas da escola. Os resultados sugerem que a utilização do modelo de gravação contribui para um ensino-aprendizagem mais eficaz no estudo da guitarra clássica, pelo que poderá passar a integrar o conjunto de ferramentas e estratégias a utilizar no ensino instrumental.Abstract I - The first section of this Internship Report begins with a description of the Luísa Todi Academy of Music and Fine Arts (AMBALT), in Setúbal, where the present internship was held during the 2016/2017 school year. Next, the educational practices developed, the preparation of the annual plan of each student as well as the main guidelines for the preparation of the classes are presented. As stipulated in the rules of the Lisbon Higher School of Music (ESML), three students of different grades were selected for this internship report. Based on a previous characterization of each student the strategies and learning styles that seemed to me more appropriate to overcome the main difficulties encountered throughout the school year, are described. At the end, a critical reflection will be held about my teaching activity based on the theoretical/ practical experience that this cycle of studies, taught by ESML, provided.Abstract II - The learning of the classical guitar implies a long and complex course that a specialized artistic education student has to go through. Assuming that this type of teaching-learning is carried out in the context of a classroom and time is becoming lesser, it is important to create strategies that will promote home study while gaining maximum profit from it. In this context, a comparative experiment was carried out between two groups of AMBALT students, one being the experimental group (GE) supported by video and audio recording and another the control group (CG) without resorting to this recording. This experiment sought out to assess the performance levels of students in these groups in relation to their reading, technique, musicality and attitudes and values, that is, aspects related to their behavior, concentration, commitment, motivation and interaction with the teacher. These areas were elaborated on the basis of the evaluation criteria stipulated by AMBALT for the Basic Music Course. The evaluation was carried out by the teacher and the students, based on pre-defined questionnaires. Regarding GE, the recordings were made using the YouTube channel's Creator Studio program (with exclusive and private access defined by the user), which also allowed to evaluate statistical data based on the number of views. Afterwards, this experience was also assessed and validated by a teacher of the plucked instrument’s department. The results suggest that the use of the recording model contributes to a more effective teaching-learning in the study of classic guitar, therefore it may become part of the set of tools and strategies to be used in instrumental teaching.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaGonçalves, António Jorge Santa BárbaraRCIPLSantos, Nuno Miguel da Silva2018-11-29T15:27:24Z2018-092018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9112TID:202035310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:45.275702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso da gravação vídeo/áudio no ensino da guitarra clássica
title O uso da gravação vídeo/áudio no ensino da guitarra clássica
spellingShingle O uso da gravação vídeo/áudio no ensino da guitarra clássica
Santos, Nuno Miguel da Silva
Ensino artístico especializado
Estratégias de aprendizagem
Níveis de desempenho
Autonomia no estudo
Gravação vídeo e áudio
Questionários
Specialized artistic teaching
Learning strategies
Performance levels
Autonomy in the study
Video and audio recording
Questionnaires
title_short O uso da gravação vídeo/áudio no ensino da guitarra clássica
title_full O uso da gravação vídeo/áudio no ensino da guitarra clássica
title_fullStr O uso da gravação vídeo/áudio no ensino da guitarra clássica
title_full_unstemmed O uso da gravação vídeo/áudio no ensino da guitarra clássica
title_sort O uso da gravação vídeo/áudio no ensino da guitarra clássica
author Santos, Nuno Miguel da Silva
author_facet Santos, Nuno Miguel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, António Jorge Santa Bárbara
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nuno Miguel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino artístico especializado
Estratégias de aprendizagem
Níveis de desempenho
Autonomia no estudo
Gravação vídeo e áudio
Questionários
Specialized artistic teaching
Learning strategies
Performance levels
Autonomy in the study
Video and audio recording
Questionnaires
topic Ensino artístico especializado
Estratégias de aprendizagem
Níveis de desempenho
Autonomia no estudo
Gravação vídeo e áudio
Questionários
Specialized artistic teaching
Learning strategies
Performance levels
Autonomy in the study
Video and audio recording
Questionnaires
description Relatório de Estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-29T15:27:24Z
2018-09
2018-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9112
TID:202035310
url http://hdl.handle.net/10400.21/9112
identifier_str_mv TID:202035310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133440850788352