Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ises Adriana Reis dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Amestoy, Simone Coelho, Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.12707/RV21117
Resumo: Enquadramento: Este ensaio teórico apresenta uma reflexão sobre o uso dos preceitos teóricos de Peter Senge, com a organização de aprendizagem a partir das cinco disciplinas e da ecologia da liderança, como instrumentos para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros em ambiente hospitalar. Objetivo: Refletir acerca dos conceitos da organização de aprendizagem de Peter Senge, a partir das disciplinas do pensamento sistémico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em equipa, como um recurso para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros. Principais tópicos em análise: Análise teórica-reflexiva dos conceitos, definições e aplicação da organização de aprendizagem com as cinco disciplinas e a ecologia da liderança na perspectiva de Peter Senge. Conclusão: O emprego da organização de aprendizagem de Peter Senge fomenta a reflexão acerca do desenvolvimento da liderança por enfermeiros, o que se coaduna com a necessidade de atuação de profissionais preparados nos serviços.
id RCAP_0f14d67ed44f79f6faa50880a75b4deb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter SengeDesarrollo del liderazgo por parte de los enfermeros: Ensayo teórico reflexivo según la organización de aprendizaje de Peter SengeDesenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter SengeArtigos Teóricos/EnsaiosEnquadramento: Este ensaio teórico apresenta uma reflexão sobre o uso dos preceitos teóricos de Peter Senge, com a organização de aprendizagem a partir das cinco disciplinas e da ecologia da liderança, como instrumentos para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros em ambiente hospitalar. Objetivo: Refletir acerca dos conceitos da organização de aprendizagem de Peter Senge, a partir das disciplinas do pensamento sistémico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em equipa, como um recurso para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros. Principais tópicos em análise: Análise teórica-reflexiva dos conceitos, definições e aplicação da organização de aprendizagem com as cinco disciplinas e a ecologia da liderança na perspectiva de Peter Senge. Conclusão: O emprego da organização de aprendizagem de Peter Senge fomenta a reflexão acerca do desenvolvimento da liderança por enfermeiros, o que se coaduna com a necessidade de atuação de profissionais preparados nos serviços.Background: This theoretical essay reflects on the use of Peter Senge’s concepts - learning organization, the five disciplines, and the ecology of leadership - as tools for developing nursing leadership in hospital settings. Objective: To reflect on Peter Senge’s concepts of learning organization and the disciplines of systems thinking, personal mastery, mental models, building shared vision, and team learning as resources for developing nursing leadership. Main topics under analysis: Theoretical analysis of the definitions and use of Peter Senge’s concepts of learning organization, the five disciplines, and the ecology of leadership. Conclusion: The use of Peter Senge’s concept of learning organization promotes the reflection on developing nursing leadership, which is consistent with the need for qualified professionals in health services.Marco contextual: Este ensayo teórico presenta una reflexión sobre el uso de los preceptos teóricos de Peter Senge, con la organización de aprendizaje a partir de las cinco disciplinas y la ecología del liderazgo como instrumentos para el desarrollo del liderazgo de los enfermeros en un entorno hospitalario. Objetivo: Reflexionar sobre los conceptos de la organización de aprendizaje de Peter Senge, a partir de las disciplinas del pensamiento sistémico, el dominio personal, los modelos mentales, la visión compartida y el aprendizaje en equipo, como recurso para el desarrollo del liderazgo de los enfermeros. Principales temas en análisis: Análisis teórico-reflexivo de los conceptos, las definiciones y la aplicación de la organización de aprendizaje con las cinco disciplinas y la ecología del liderazgo desde la perspectiva de Peter Senge. Conclusión: El empleo de la organización de aprendizaje de Peter Senge favorece la reflexión sobre el desarrollo del liderazgo por parte de los enfermeros, lo que está en consonancia con la necesidad de contar con profesionales preparados en los servicios.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2022-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RV21117por2182-28830874-0283Santos, Ises Adriana Reis dosAmestoy, Simone CoelhoSilva, Gilberto Tadeu Reis dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T16:00:25Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:07.504497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge
Desarrollo del liderazgo por parte de los enfermeros: Ensayo teórico reflexivo según la organización de aprendizaje de Peter Senge
Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge
title Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge
spellingShingle Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge
Santos, Ises Adriana Reis dos
Artigos Teóricos/Ensaios
title_short Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge
title_full Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge
title_fullStr Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge
title_full_unstemmed Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge
title_sort Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge
author Santos, Ises Adriana Reis dos
author_facet Santos, Ises Adriana Reis dos
Amestoy, Simone Coelho
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
author_role author
author2 Amestoy, Simone Coelho
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ises Adriana Reis dos
Amestoy, Simone Coelho
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos Teóricos/Ensaios
topic Artigos Teóricos/Ensaios
description Enquadramento: Este ensaio teórico apresenta uma reflexão sobre o uso dos preceitos teóricos de Peter Senge, com a organização de aprendizagem a partir das cinco disciplinas e da ecologia da liderança, como instrumentos para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros em ambiente hospitalar. Objetivo: Refletir acerca dos conceitos da organização de aprendizagem de Peter Senge, a partir das disciplinas do pensamento sistémico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em equipa, como um recurso para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros. Principais tópicos em análise: Análise teórica-reflexiva dos conceitos, definições e aplicação da organização de aprendizagem com as cinco disciplinas e a ecologia da liderança na perspectiva de Peter Senge. Conclusão: O emprego da organização de aprendizagem de Peter Senge fomenta a reflexão acerca do desenvolvimento da liderança por enfermeiros, o que se coaduna com a necessidade de atuação de profissionais preparados nos serviços.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.12707/RV21117
url https://doi.org/10.12707/RV21117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2883
0874-0283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130606554054656