Estudo de Montagem de Terminais em Cablagens numa Empresa de Componentes para a Indústria Automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/158715 |
Resumo: | A indústria automóvel assume um papel fundamental na mobilidade global de pessoas e bens que, impulsionada pela evolução e expansão dos meios de transporte, tem assistido a um grande desenvolvimento nas últimas décadas. Esta é uma atividade que tem progredido a nível mundial e que engloba múltiplos sectores. A indústria dos componentes para automóveis, que envolve por exemplo o fabrico de moldes ou a produção de cablagem, é uma das áreas preponderantes no setor. A produção de cablagens é fundamental na construção automóvel na medida em que, para além de integrar alguns dos órgãos constituintes do automóvel, permite obter a funcionalidade de todo o conjunto de forma fiável. Um dos problemas técnicos da produção de cablagens prende-se com a montagem de terminais em cabos, de modo a permitir uma ligação não permanente entre o cabo e os órgãos do automóvel, que facilite a resolução de eventuais problemas. A Delphi Automotive Systems Portugal, empresa líder no sector, perante um requisito do seu cliente PSA Peugeot Citroën, que consiste em garantir que a secção a 25% de profundidade do terminal cravado tenha uma distribuição uniforme de estanho, pretende estudar a questão do cravamento de terminais. Neste contexto, a presente dissertação foi realizada no âmbito de um estágio curricular realizado no laboratório para excelência do Polo Tecnológico da Delphi no Lumiar. O objetivo inicial foi participar no estudo que visa justificar a pertinência de obter uma absorção de estanho a uma profundidade de 25%. Para isso, estudou-se e caracterizou-se eletricamente o cravamento de terminais, com e sem o referido requisito. Adicionalmente, realizou-se um ensaio mecânico e avaliou-se a secção do cravamento através da macrografia. O presente estudo foi útil para a Delphi no sentido de orientar alguns aspetos importantes para a investigação do cravamento de terminais. No seguimento dos ensaios realizados, foi possível concluir que o cravamento estanhado tem um melhor comportamento, oferecendo menos resistência elétrica e mais resistência à tração. Assinalou-se ainda a dificuldade em obter uma estanhagem exatamente a 25%. |
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Estudo de Montagem de Terminais em Cablagens numa Empresa de Componentes para a Indústria Automóvelcravamentoterminais de cablagensmontagem de terminaiscomponentes de automóveisDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaA indústria automóvel assume um papel fundamental na mobilidade global de pessoas e bens que, impulsionada pela evolução e expansão dos meios de transporte, tem assistido a um grande desenvolvimento nas últimas décadas. Esta é uma atividade que tem progredido a nível mundial e que engloba múltiplos sectores. A indústria dos componentes para automóveis, que envolve por exemplo o fabrico de moldes ou a produção de cablagem, é uma das áreas preponderantes no setor. A produção de cablagens é fundamental na construção automóvel na medida em que, para além de integrar alguns dos órgãos constituintes do automóvel, permite obter a funcionalidade de todo o conjunto de forma fiável. Um dos problemas técnicos da produção de cablagens prende-se com a montagem de terminais em cabos, de modo a permitir uma ligação não permanente entre o cabo e os órgãos do automóvel, que facilite a resolução de eventuais problemas. A Delphi Automotive Systems Portugal, empresa líder no sector, perante um requisito do seu cliente PSA Peugeot Citroën, que consiste em garantir que a secção a 25% de profundidade do terminal cravado tenha uma distribuição uniforme de estanho, pretende estudar a questão do cravamento de terminais. Neste contexto, a presente dissertação foi realizada no âmbito de um estágio curricular realizado no laboratório para excelência do Polo Tecnológico da Delphi no Lumiar. O objetivo inicial foi participar no estudo que visa justificar a pertinência de obter uma absorção de estanho a uma profundidade de 25%. Para isso, estudou-se e caracterizou-se eletricamente o cravamento de terminais, com e sem o referido requisito. Adicionalmente, realizou-se um ensaio mecânico e avaliou-se a secção do cravamento através da macrografia. O presente estudo foi útil para a Delphi no sentido de orientar alguns aspetos importantes para a investigação do cravamento de terminais. No seguimento dos ensaios realizados, foi possível concluir que o cravamento estanhado tem um melhor comportamento, oferecendo menos resistência elétrica e mais resistência à tração. Assinalou-se ainda a dificuldade em obter uma estanhagem exatamente a 25%.The automobile components industry which involves for instance the casting industry or wiring production is one of the most prevailing in the sector. Wiring production is fundamental in automobile construction in a sense that, not only does it integrate some of the car components but also establishes that these are all working together in a reliable way. A major technical issue of wiring production points to a difficulty in establishing terminal assembly on wires, while at the same time allowing for a non-permanent connection between the wire and the automobile components so as to facilitate the resolution of eventual problems. Delphi Automotive Systems Portugal, as a leading company in it’s sector, is willing to study the issue in face of a requirement by it’s client Group PSA Peugeot Citroen, that consists in guaranteeing that the 25% length section of the crimping barrel has a uniform distribution of tin between the copper. In this context, the present thesis was conducted alongside a curricular internship at the Delphi Technology Center’s state-of-the-art laboratory in Lumiar The initial objective was to participate in a study that aimed to justify the importance of achieving tin absortion at a 25% lenght section. Towards that, the crimping was studied and characterized electrically, both with and without the aforementioned requirement. Additionally, a mechanical test was conducted as well as an evaluation of the crimping section by means of a macrograph. The present study was indeed useful to Delphi in that it serves as a guide to several important aspects in the context of the investigation surrounding the crimping of terminals. As the trials were carried out, it was possible to conclude that tined crimping has better properties, offering less electrical and more traction resistance overall. It was further noted that it was very difficult to obtain a precise 25% length section of tin.Navas, HelenaBarradas, PedroRUNSerrano, Diogo Vaz Pato2023-10-06T09:14:58Z2015-062015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/158715porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:41:15Zoai:run.unl.pt:10362/158715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:57:16.917430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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