A educação e os desafios de E.G. West para a situação portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ângelo Eduardo Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3700
Resumo: A presente tese propõe-se repensar o futuro da educação em Portugal econtribuir para um novo entendimento de serviço público a partir da obra de E.G. West, que proporciona novas abordagens da problemática da educação. Aanálise cruzada da evolução histórica dos sistemas educativos em Portugalcom a dos países estudados por West (EUA e Grã-Bretanha) e o estudo dassuas propostas inspiradoras é crucial para explorar um caminho para melhoraruma educação que, apesar do avultado investimento do país nas últimasdécadas, fica muito aquém do desejado. Que modelo de serviço público proporcionará mais igualdade de oportunidadesde acesso a uma educação de qualidade e que corresponda aos legítimosanseios de cada um? Para responder a esta questão, sugerindo linhas orientadoras para umareforma da educação, procurámos um olhar complementar nas propostas deJulian Le Grand, John Thaler, Cass Sunstein e nas reformas educativas desucesso da Nova Zelândia e da Suécia que, mais do a melhoria da qualidade,proporcionada por mecanismos de escolha e concorrência, implicam o respeitopor valores fundamentais como a liberdade e a responsabilidade.
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