A Reconfiguração de Aulas no Período Pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Brito, Glaucia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Garcia, Marilene, Fediuk de Morais, Felippie Anthonio, de Campos Mateus , Marlon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.21064
Resumo: Este artigo traz uma pesquisa realizada com professores e professoras que atuam na rede pública do Estado do Paraná - Brasil. Nossa questão de pesquisa baseou-se sobre quais fatores de impactos que os professores perceberam ao desenvolverem suas atividades em formato remoto no período de pandemia. Realizamos a pesquisa de natureza qualitativa com 218 professores por meio de questionário estruturado no google forms que teve como objetivo geral analisar as percepções dos professores em relação às atividades desenvolvidas no ensino remoto no primeiro semestre de 2020. Optamos por destacar e analisar para este artigo as percepções dos professores vinculadas a: aulas presenciais e aulas on-line e a necessidades de formação continuada. Concluímos que não só emergiram os impactos em relação aos componentes do entendimento de suas aulas presenciais e remotas, como também a necessidade de sua formação continuada. Os professores e professoras do Estado do Paraná, ao fazerem esforço para trilhar caminhos novos no referido período, tiveram consciência dos impactos referentes ao  seu trabalho, como: a busca  de qualidade, busca de equidade, valorização do ser humano, ponderação sobre a melhor metodologia para usar as tecnologias, bem como a necessidade da criação de redes de diálogos na cibercultura.
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spelling A Reconfiguração de Aulas no Período PandêmicoA LA RECONFIGURACIÓN DE CLASES EN EL PERIODO DE PANDEMIA: PERCEPCIONES DE PROFESORES DE LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE ENSEÑANZA DEL ESTADO DE PARANÁ - BRASILA LA RECONFIGURATION DES COURS EN PÉRIODE PANDÉMIQUE:PERCEPTIONS DES ENSEIGNANTS DES ÉCOLES PUBLIQUES D'ENSEIGNEMENT DE L'ÉTAT DE PARANÁ - BRÉSILA Reconfiguração de Aulas no Período PandêmicoArtigosEste artigo traz uma pesquisa realizada com professores e professoras que atuam na rede pública do Estado do Paraná - Brasil. Nossa questão de pesquisa baseou-se sobre quais fatores de impactos que os professores perceberam ao desenvolverem suas atividades em formato remoto no período de pandemia. Realizamos a pesquisa de natureza qualitativa com 218 professores por meio de questionário estruturado no google forms que teve como objetivo geral analisar as percepções dos professores em relação às atividades desenvolvidas no ensino remoto no primeiro semestre de 2020. Optamos por destacar e analisar para este artigo as percepções dos professores vinculadas a: aulas presenciais e aulas on-line e a necessidades de formação continuada. Concluímos que não só emergiram os impactos em relação aos componentes do entendimento de suas aulas presenciais e remotas, como também a necessidade de sua formação continuada. Os professores e professoras do Estado do Paraná, ao fazerem esforço para trilhar caminhos novos no referido período, tiveram consciência dos impactos referentes ao  seu trabalho, como: a busca  de qualidade, busca de equidade, valorização do ser humano, ponderação sobre a melhor metodologia para usar as tecnologias, bem como a necessidade da criação de redes de diálogos na cibercultura.This article brings a research carried out with teachers who work in the public network of the State of Paraná - Brazil. Our research question was based on what impact factors teachers perceived when developing their activities in a remote format during the pandemic period. We carried out a qualitative research with 218 teachers through a structured questionnaire on google forms that had the general objective of analyzing the perceptions of teachers in relation to activities developed in remote education in the first semester of 2020. We chose to highlight and analyze for this article the teachers' perceptions linked to: face-to-face and online classes and the need for continuing education. We conclude that not only did the impacts emerge in relation to the components of the understanding of their face-to-face and remote classes, but also the need for their continued education. Teachers of the State of Paraná, when making an effort to follow new paths in that period, were aware of the impacts related to their work, such as: the search for quality, the search for equity, the valuation of the human being, consideration of the best methodology to use technologies, as well as the need to create networks of dialogues in cyberculture.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.21064por1646-2335da Silva Brito, GlauciaGarcia, MarileneFediuk de Morais, Felippie Anthoniode Campos Mateus , Marloninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:49Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:00.366099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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