Temporal patterns of bird roadkills in southern Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Pandora Francisca Costa Barão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21756
Resumo: Padrões temporais de mortalidade por atropelamento de aves no sul de Portugal Resumo Milhões de aves morrem atropeladas todos os anos mas pouca atenção foi dada às suas tendências populacionais ao longo do tempo. Nesta tese pretendo avaliar como as taxas de mortalidade por atropelamento de aves variam ao longo do tempo e quais as variáveis meteorológicas que contribuem para as tendências observadas. As minhas espécies-alvo são o pintassilgo Carduelis carduelis, o chapim azul Parus caeruleus, a toutinegra Sylvia atricapilla, o pardal comum Passer domesticus, o trigueirão Emberiza calandra e a coruja do mato Strix aluco. Quatro estradas foram monitorizadas no distrito de Évora de 2005 a 2013 e as estimativas de mortalidades foram corrigidas para ter em conta a persistência e detectabilidade das carcaças, tendo o número de atropelamentos aumentado consideravelmente. Modelos GAMM foram ajustados a todas as espécies como forma de incorporar a dependência temporal dos dados. Os resultados obtidos mostram que, em geral, a mortalidade diminuiu ao longo do tempo e foi geralmente maior durante os meses de primavera e verão. Os efeitos das variáveis meteorológicas nos padrões de mortalidade obtidos não foram óbvios, quando comparados com tempo e estação, e variaram entre as espécies, o que sugere a existência de factores adicionais para explicar as tendências observadas. Este estudo fornece dados concretos de que a mortalidade devido a colisões com veículos pode mudar ao longo do tempo, o que pode ter consequências demográficas e pôr em risco a eficácia de medidas de mitigação, destacando a necessidade de abordar maiores escalas temporais em investigação; Abstract: Millions of birds are roadkilled every year but little attention has been given to its population trends overtime. In this thesis I intend to assess how the rates of bird mortality from vehicle collisions change overtime and which weather variables contribute to the observed trends and patterns. My target species are the goldfinch Carduelis carduelis, the blue tit Parus caeruleus, the blackcap Sylvia atricapilla, the house sparrow Passer domesticus, the corn bunting Emberiza calandra and the tawny owl Strix aluco. Four roads were monitored in the district of Évora between 2005 and 2013 and mortality estimations were corrected for carcass persistence and detectability, which significantly increased the number of roadkills. GAMM models were fit to all species as a way to incorporate the temporal dependence of the data. The results show that, overall, mortality decreased over time and was generally higher during spring and summer months. The effects of weather variables on the resulting mortality patterns were less obvious, when compared to time and season, and differed across the species, which may suggest the existence of additional factors important to explain the observed trends. This study provides concrete data that mortality due to car collisions may change overtime, which can have demographical consequences and risk the effectiveness of mitigation measures, highlighting the need to further address large temporal scales in research.
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