Prevenção de quedas na pessoa idosa :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Júlio Alexandre Belo Andrade
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24214
Resumo: O desenvolvimento de competências que permitem a obtenção do grau de Mestre e o título profissional de Enfermeiro Especialista é alcançado mediante um processo formativo que inclui um estágio profissional, no qual o estudante deve demonstrar que desenvolveu as capacidades e conhecimentos preconizados. Neste sentido, iniciámos este percurso com a realização de um projeto de estágio no qual planeámos estratégias e atividades a desenvolver, tendo em conta a resolução de um problema previamente identificado. A área de interesse selecionada foi a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na prevenção de quedas na pessoa idosa. O fenómeno da queda é um problema de saúde pública, com consequências graves a nível físico e psicológico, contribuindo para a diminuição da capacidade funcional da pessoa e, consequentemente da sua qualidade de vida. A nível institucional tem repercussões no aumento do tempo de internamento, dos encargos associados aos recursos humanos, materiais e exames complementares de diagnóstico. Com a realização deste relatório pretendemos descrever e analisar a intervenção realizada durante o estágio, de modo a minimizar o efeito desta problemática e, desenvolver as competências preconizadas nos descritores de Dublin para o 2º ciclo de ensino para a obtenção do grau de Mestre em articulação com as competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. O referencial teórico utilizado para fundamentar a nossa atuação foi a Teoria das Consequências Funcionais, desenvolvida por Carol Miller. Na base desta teoria está a intervenção do enfermeiro com o objetivo de maximizar a capacidade funcional da pessoa, promovendo o bem-estar e qualidade de vida da pessoa.
id RCAP_0f2ff01d40d893c104f54f808545096c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24214
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Prevenção de quedas na pessoa idosa :intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoEnfermagem em reabilitaçãoPrevenção de acidentesQuedasO desenvolvimento de competências que permitem a obtenção do grau de Mestre e o título profissional de Enfermeiro Especialista é alcançado mediante um processo formativo que inclui um estágio profissional, no qual o estudante deve demonstrar que desenvolveu as capacidades e conhecimentos preconizados. Neste sentido, iniciámos este percurso com a realização de um projeto de estágio no qual planeámos estratégias e atividades a desenvolver, tendo em conta a resolução de um problema previamente identificado. A área de interesse selecionada foi a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na prevenção de quedas na pessoa idosa. O fenómeno da queda é um problema de saúde pública, com consequências graves a nível físico e psicológico, contribuindo para a diminuição da capacidade funcional da pessoa e, consequentemente da sua qualidade de vida. A nível institucional tem repercussões no aumento do tempo de internamento, dos encargos associados aos recursos humanos, materiais e exames complementares de diagnóstico. Com a realização deste relatório pretendemos descrever e analisar a intervenção realizada durante o estágio, de modo a minimizar o efeito desta problemática e, desenvolver as competências preconizadas nos descritores de Dublin para o 2º ciclo de ensino para a obtenção do grau de Mestre em articulação com as competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. O referencial teórico utilizado para fundamentar a nossa atuação foi a Teoria das Consequências Funcionais, desenvolvida por Carol Miller. Na base desta teoria está a intervenção do enfermeiro com o objetivo de maximizar a capacidade funcional da pessoa, promovendo o bem-estar e qualidade de vida da pessoa.Sá, Maria do CéuRepositório ComumFernandes, Júlio Alexandre Belo Andrade2018-10-08T11:22:11Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24214TID:203321693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-27T07:16:20ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção de quedas na pessoa idosa :
intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação
title Prevenção de quedas na pessoa idosa :
spellingShingle Prevenção de quedas na pessoa idosa :
Fernandes, Júlio Alexandre Belo Andrade
Enfermagem em reabilitação
Prevenção de acidentes
Quedas
title_short Prevenção de quedas na pessoa idosa :
title_full Prevenção de quedas na pessoa idosa :
title_fullStr Prevenção de quedas na pessoa idosa :
title_full_unstemmed Prevenção de quedas na pessoa idosa :
title_sort Prevenção de quedas na pessoa idosa :
author Fernandes, Júlio Alexandre Belo Andrade
author_facet Fernandes, Júlio Alexandre Belo Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Maria do Céu
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Júlio Alexandre Belo Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem em reabilitação
Prevenção de acidentes
Quedas
topic Enfermagem em reabilitação
Prevenção de acidentes
Quedas
description O desenvolvimento de competências que permitem a obtenção do grau de Mestre e o título profissional de Enfermeiro Especialista é alcançado mediante um processo formativo que inclui um estágio profissional, no qual o estudante deve demonstrar que desenvolveu as capacidades e conhecimentos preconizados. Neste sentido, iniciámos este percurso com a realização de um projeto de estágio no qual planeámos estratégias e atividades a desenvolver, tendo em conta a resolução de um problema previamente identificado. A área de interesse selecionada foi a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na prevenção de quedas na pessoa idosa. O fenómeno da queda é um problema de saúde pública, com consequências graves a nível físico e psicológico, contribuindo para a diminuição da capacidade funcional da pessoa e, consequentemente da sua qualidade de vida. A nível institucional tem repercussões no aumento do tempo de internamento, dos encargos associados aos recursos humanos, materiais e exames complementares de diagnóstico. Com a realização deste relatório pretendemos descrever e analisar a intervenção realizada durante o estágio, de modo a minimizar o efeito desta problemática e, desenvolver as competências preconizadas nos descritores de Dublin para o 2º ciclo de ensino para a obtenção do grau de Mestre em articulação com as competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. O referencial teórico utilizado para fundamentar a nossa atuação foi a Teoria das Consequências Funcionais, desenvolvida por Carol Miller. Na base desta teoria está a intervenção do enfermeiro com o objetivo de maximizar a capacidade funcional da pessoa, promovendo o bem-estar e qualidade de vida da pessoa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-08T11:22:11Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24214
TID:203321693
url http://hdl.handle.net/10400.26/24214
identifier_str_mv TID:203321693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301237306228736