A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Paulo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ramos, Altina
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33663
Resumo: Publicado em “Libro de actas do XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía”. ISSN 1138-1663
id RCAP_0f330fc3a1a04d2a68b5125fc2794e8c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33663
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitaisInvestigação-acçãoMultiliteraciasWeb 2.0Formação de professoresCiências Sociais::Ciências da EducaçãoPublicado em “Libro de actas do XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía”. ISSN 1138-1663No âmbito do projecto de doutoramento em curso pretendemos, através de metodologias participativas como a investigação-acção, incentivar a inovação pela integração de ferramentas digitais na aula de Língua Portuguesa, desenvolvendo a formação contínua dos professores que leccionam essa disciplina na Escola Básica e Secundária de Vila Cova, Barcelos – Portugal. Nesta comunicação apresentamos alguns dos efeitos do uso didáctico das tecnologias digitais por parte destes professores, em contexto formal e não formal de aprendizagem, em termos de práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais e de inovação educativa na escola. A parte visível de toda a actividade está acessível online através da plataforma Linguagens 2.0 (http://linguagens.ning.com) de acesso restrito, contando com cerca de 400 membros. Ao mesmo tempo propomo-nos também mostrar de que forma as teorias e práticas centradas na investigação-acção e com recurso a ferramentas colaborativas da Web 2.0 têm conduzido a processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Ainda que sem resultados conclusivos, serão apresentadas evidências decorrentes de entrevistas, notas de campo e do contacto diário com os professores e alunos que indiciam uma reconfiguração dos paradigmas e métodos de ensino por parte dos intervenientes.Universidad de A CoruñaUniversidade do MinhoFaria, PauloRamos, Altina2011-092011-09-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33663porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:13:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:13:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais
title A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais
spellingShingle A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais
Faria, Paulo
Investigação-acção
Multiliteracias
Web 2.0
Formação de professores
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais
title_full A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais
title_fullStr A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais
title_full_unstemmed A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais
title_sort A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais
author Faria, Paulo
author_facet Faria, Paulo
Ramos, Altina
author_role author
author2 Ramos, Altina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Paulo
Ramos, Altina
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação-acção
Multiliteracias
Web 2.0
Formação de professores
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Investigação-acção
Multiliteracias
Web 2.0
Formação de professores
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Publicado em “Libro de actas do XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía”. ISSN 1138-1663
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09
2011-09-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/33663
url http://hdl.handle.net/1822/33663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544249267191809