A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/33663 |
Resumo: | Publicado em “Libro de actas do XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía”. ISSN 1138-1663 |
id |
RCAP_0f330fc3a1a04d2a68b5125fc2794e8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33663 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitaisInvestigação-acçãoMultiliteraciasWeb 2.0Formação de professoresCiências Sociais::Ciências da EducaçãoPublicado em “Libro de actas do XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía”. ISSN 1138-1663No âmbito do projecto de doutoramento em curso pretendemos, através de metodologias participativas como a investigação-acção, incentivar a inovação pela integração de ferramentas digitais na aula de Língua Portuguesa, desenvolvendo a formação contínua dos professores que leccionam essa disciplina na Escola Básica e Secundária de Vila Cova, Barcelos – Portugal. Nesta comunicação apresentamos alguns dos efeitos do uso didáctico das tecnologias digitais por parte destes professores, em contexto formal e não formal de aprendizagem, em termos de práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais e de inovação educativa na escola. A parte visível de toda a actividade está acessível online através da plataforma Linguagens 2.0 (http://linguagens.ning.com) de acesso restrito, contando com cerca de 400 membros. Ao mesmo tempo propomo-nos também mostrar de que forma as teorias e práticas centradas na investigação-acção e com recurso a ferramentas colaborativas da Web 2.0 têm conduzido a processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Ainda que sem resultados conclusivos, serão apresentadas evidências decorrentes de entrevistas, notas de campo e do contacto diário com os professores e alunos que indiciam uma reconfiguração dos paradigmas e métodos de ensino por parte dos intervenientes.Universidad de A CoruñaUniversidade do MinhoFaria, PauloRamos, Altina2011-092011-09-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33663porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:13:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:13:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais |
title |
A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais |
spellingShingle |
A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais Faria, Paulo Investigação-acção Multiliteracias Web 2.0 Formação de professores Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais |
title_full |
A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais |
title_fullStr |
A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais |
title_full_unstemmed |
A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais |
title_sort |
A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais |
author |
Faria, Paulo |
author_facet |
Faria, Paulo Ramos, Altina |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Altina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Paulo Ramos, Altina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação-acção Multiliteracias Web 2.0 Formação de professores Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Investigação-acção Multiliteracias Web 2.0 Formação de professores Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Publicado em “Libro de actas do XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía”. ISSN 1138-1663 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09 2011-09-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/33663 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/33663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544249267191809 |