A construção do ensino superior policial: O nascimento do CTESP de chefes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45693 |
Resumo: | Para que qualquer organização tenha sucesso na sua missão, é fundamental que a mesma se empenhe em potenciar as competências e aptidões intelectuais dos seus trabalhadores. Diferente não seria na Polícia de Segurança Pública, onde cada vez mais urge a necessidade de se estabelecerem meios de capacitação adequados à missão policial. Com o surgimento do Ensino Politécnico Policial cria-se uma janela de oportunidade para se investir efetivamente na formação dos Chefes de Polícia. Assim sendo, procurou-se no presente trabalho entender como deveria ser construído este novo curso, onde tentamos estabelecer uma base para o planeamento do modelo e do plano curricular, através da elaboração de um perfil de competências da função, de um levantamento das necessidades formativas para a carreira de Chefes e de uma avaliação do já existente Curso de Formação de Chefes para estabelecer um item de comparação. Para a concretização destes objetivos optamos por uma abordagem plurimetodológica, onde foram realizadas entrevistas a formadores e polícias com ligações à atual formação de Chefes e foi aplicado um questionário aos Chefes que concluíram os dois últimos cursos. Conclui-se que deverá ser seguido um modelo de aprendizagem adaptado a adultos no novo curso e que se deverá proceder a uma melhor gestão em termos de carga letiva em determinadas disciplinas, sobretudo ligadas à área do Direito e investir-se mais na vertente prática da formação, especialmente na abrangência das valências pelas quais os formandos passam durante o estágio. |
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A construção do ensino superior policial: O nascimento do CTESP de chefeschefes de políciactespformaçãopolícia de segurança públicaChief Of PoliceFormationPublic Security PolicePara que qualquer organização tenha sucesso na sua missão, é fundamental que a mesma se empenhe em potenciar as competências e aptidões intelectuais dos seus trabalhadores. Diferente não seria na Polícia de Segurança Pública, onde cada vez mais urge a necessidade de se estabelecerem meios de capacitação adequados à missão policial. Com o surgimento do Ensino Politécnico Policial cria-se uma janela de oportunidade para se investir efetivamente na formação dos Chefes de Polícia. Assim sendo, procurou-se no presente trabalho entender como deveria ser construído este novo curso, onde tentamos estabelecer uma base para o planeamento do modelo e do plano curricular, através da elaboração de um perfil de competências da função, de um levantamento das necessidades formativas para a carreira de Chefes e de uma avaliação do já existente Curso de Formação de Chefes para estabelecer um item de comparação. Para a concretização destes objetivos optamos por uma abordagem plurimetodológica, onde foram realizadas entrevistas a formadores e polícias com ligações à atual formação de Chefes e foi aplicado um questionário aos Chefes que concluíram os dois últimos cursos. Conclui-se que deverá ser seguido um modelo de aprendizagem adaptado a adultos no novo curso e que se deverá proceder a uma melhor gestão em termos de carga letiva em determinadas disciplinas, sobretudo ligadas à área do Direito e investir-se mais na vertente prática da formação, especialmente na abrangência das valências pelas quais os formandos passam durante o estágio.For any organization to be successful in its mission, it is essential that it strives to enhance the intellectual skills and abilities of its workers. It wouldn't be different in the Public Security Police, where the need to establish means of training adequate to the police mission is more and more urgent. With the emergence of Polytechnic Police Education, a new window of opportunity is created to invest effectively in the training of Chiefs of Police. Therefore, this work sought to understand how this new course should be built, where we tried to establish a basis for planning the model and the curriculum plan, through the elaboration of a profile of job competencies, a survey of training needs for the career of Chiefs and an evaluation of the already existing the Chiefs Training Course to establish a point of comparison. To achieve these objectives, we opted for a multi-methodological approach, where interviews were conducted with trainers and police officers with links to the current training of Chiefs and a questionnaire was applied to Chiefs who completed the last two courses. It is concluded that a learning model adapted to adults should be followed in the new course and that there should be better management in terms of the teaching load in certain subjects, mainly linked to the area of Law, and that more investment should be made in the practical aspect of training, especially in the range of valences that trainees go through during the internship.Fernandes, José Joaquim AntunesBorges, Elisa Amélia Granja Gonçalves PinheiroRepositório ComumMonteiro, Ana Raquel Pereira2023-07-26T10:32:54Z2023-06-012023-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45693TID:203329244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-27T11:46:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:56.776637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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