Canto Coral na Escola do Estado Novo: Um estudo através da Crença da Auto-eficácia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/145930 |
Resumo: | Este trabalho integra um estudo de investigação sobre a disciplina de Canto Coral no Estado Novo através da análise da crença da auto- eficácia, de Albert Bandura. Tem como objetivo entender a importância do Canto Coral enquanto elemento de motivação, integração e socialização dos alunos e assim das boas práticas e técnicas vocais. Tratando- se do período do Estado novo (1933- 1974), época em que a vida artística sofreu uma forte censura. Apesar do estudo da auto- eficácia na música tratar-se de uma área ainda não muito explorada, sabemos que os bons níveis de auto- eficácia favorecem a aprendizagem, o desempenho, melhoram a motivação e traz excelentes resultados de aprendizagem musical. Neste estudo será feita uma análise à disciplina do Canto Coral, através da crença da auto-eficácia, tendo em foco a colaboração de pessoas que participaram da disciplina de Canto Coral nos anos do Estado Novo. Apresenta também uma investigação à censura estatal nas aulas de música no Liceu, através de materiais já existentes e disponíveis para análise. A pesquisa histórica levou a entender os principais objetivos do Estado enquanto elemento educador e conversor de ideais através da disciplina de Canto Coral, que foi inclusa no currículo inicialmente em 1918 e depois apropriada pelo Estado Novo nos anos da ditadura. São abordadas no texto questões relacionadas com a época em que o Canto Coral surgiu, tal como funções sociais e de estética musical. |
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