A "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofone
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/40973 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_0f6281f7295a8acda8a5a8332f485d81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40973 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofoneThe audication the the developemento of creativity in teaching saxophone“Audiação”Criatividade (improvisação)Tecnologias musicaisSaxofoneAudiationCreativity (improvisation)Music technologySaxophoneCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaEste relatório descreve um projeto de intervenção e investigação, realizado no ano letivo 2014/2015 na Companhia da Música – Fundação Bomfim – Braga, enquadrado no Mestrado em Ensino de Música pela Universidade do Minho. A investigação tem como objetivo demonstrar o papel determinante da “audiação” no desenvolvimento da criatividade durante o processo de aprendizagem do saxofone. Recorreu-se à utilização das Tecnologias Musicais (TM), Band-in-a-box e Audacity, como elemento facilitador e motivador das aprendizagens, proporcionando assim o desenvolvimento da acuidade auditiva, bem como a criatividade. Através destas ferramentas, realizou-se a construção dos arranjos instrumentais, culminando com as gravações, que proporcionaram a construção de aprendizagens num ambiente de grande receptibilidade, motivação e empenho no estudo pelo instrumento, por parte dos alunos alvo. Constatou-se que a exploração das metodologias convocadas permitiu responder às questões prévias à aplicação das metodologias e consolidar eficazmente a temática em estudo. Simultaneamente, verificámos o aparecimento de um ambiente de ensino do saxofone mais assertivo e aprazível, com uma consequente melhoria nas avaliações regulares dos alunos, no âmbito da disciplina de instrumento.This internship abstract describes a project of intervention and research, developed at Companhia da Música – Fundação Bomfim – Braga, within the frame of the Master’s degree on Music Teaching of Minho University in the school year of 2014/2015. The aime to demonstrate the role of audiation as a creativity development strategy to the saxophone learning process. Musical Technologies (MT) like Band-in-a-Box and Audacity were used as a learning facilitator, involving and motivating our pupils, thus providing the development of auditory acuity and creativity. Simultaneously we created instrumental arrangements and then recordings, which provided a learning environment of great acceptance, motivation and commitment from the pupils engaged in their study. The applied methodologies made possible to answer the questions prior to the implementation of the research. Effectively they strengthened the thematic we studied. Simultaneously, was possible to observe the raising of a more assertive and pleasant saxophone learning with a notorious consequent improvement in the results achieved by the pupils.Aroso, NunoUniversidade do MinhoRibeiro, José Carlos Pinto20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/40973por201514451info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:04.150306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofone The audication the the developemento of creativity in teaching saxophone |
title |
A "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofone |
spellingShingle |
A "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofone Ribeiro, José Carlos Pinto “Audiação” Criatividade (improvisação) Tecnologias musicais Saxofone Audiation Creativity (improvisation) Music technology Saxophone Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofone |
title_full |
A "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofone |
title_fullStr |
A "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofone |
title_full_unstemmed |
A "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofone |
title_sort |
A "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofone |
author |
Ribeiro, José Carlos Pinto |
author_facet |
Ribeiro, José Carlos Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aroso, Nuno Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, José Carlos Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
“Audiação” Criatividade (improvisação) Tecnologias musicais Saxofone Audiation Creativity (improvisation) Music technology Saxophone Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
“Audiação” Criatividade (improvisação) Tecnologias musicais Saxofone Audiation Creativity (improvisation) Music technology Saxophone Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/40973 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/40973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201514451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133027813556224 |