Letreiros toponímicos do centro histórico eborense: a tipografia como objecto formal de composição visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Hugo João Jesus
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12075
Resumo: A presente dissertação tem como objectivo contribuir para o aprofundamento do estudo metodológico da tipografia enquanto elemento determinante na disciplina do Design de Comunicação. Tendo como tema principal os letreiros da toponímia do centro histórico eborense, pretende-se construir uma proposta metodológica que conjugue a análise histórica, os processos científicos do Design e linguagem artísticas, com o objectivo de determinar um conjunto de factores que evidenciem e identifiquem a identidade visual da cidade, segundo uma perspectiva de passado, presente e futuro. O estudo é organizado em três partes que vão evoluindo de forma sequencial e afunilada, visando cooperar na compreensão e apropriação de um pormenor gráfico inserido num contexto histórico. Sendo assim, a primeira parte é considerada a introdução e orientação para o desenvolvimento do projecto, com referência a nomes como Gutenberg, Toulouse Lautrec, Alphonse Mucha, A. M. Cassandre, Bruno Munari, Robert Indiana, Lawrence Weiner, Jorge Bacelar, Jorge dos Reis, entre outros, que, através dos seus legados e estudos contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento do Design e particularmente a Tipografia. A segunda parte é dedicada ao enquadramento social e artístico eborense e à analise particular dos letreiros toponímicos. Na terceira parte, é desenvolvida uma proposta conceptual e metodológica, através do aperfeiçoamento de um molde tipográfico existente nos letreiros, que será apropriado e explorado no projecto prático, com a intenção de nutrir a este desenho de letra características singulares de identificação da identidade artística eborense. Para além do desenvolvimento metodológico passível de ser introduzido no ensino do Design, pretende-se com esta dissertação explorar as letras, superando o seu significado linguístico. Propondo também a tipografia como objecto formal decomposição visual, a forma significante aliada ao significado; ### SUMMARY: This thesis aims to contribute to the deepening of methodological study of typography as a determining element to the subject area of Communication Design. Having as main theme the toponymy signboards of Évora's historical center, it's intended to build a methodology combining historical analysis, scientific processes of design and artistic language, with the purpose to determine a set of factors that highlight and identify the city's visual identity, according to a past, present and future perspective. The study is organized in three groups that evolve sequentially and in a tapered way in order to cooperate in the understanding and appropriation of a graphic detail inserted in a historical context. Therefore, the first group is considered the introduction and guidance to the project's development, with reference to names like Gutenberg, Toulouse Lautrec, Alphonse Mucha, A. M. Cassandre, Bruno Munari, Robert Indiana, Lawrence Weiner, Jorge Bacelar, Jorge dos Reis, among others, who, through their studies and legacy contributed decisively to the Design and particularly the Typography's development. The second chapter is dedicated to Évora's social and artistic framework and to the particular analysis of toponymic signs. In the third chapter, it is developed a conceptual and methodological proposal approach, by emproving the thypographical mold in the typographic signs, which will be appropriated and exploited in the practical Project, with the intention of nurturing this drawing of letter features unique artistic identity identification of Évora. Beyond the methodological development, that could be introduced in the teaching of Design, this thesis intends to explore the letters, surpassing its linguistic meaning. Proposing typography also as a formal object of visual composition, significant form allied to the meaning.
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