Hábitos de sono em crianças do 1º ciclo : do conhecimento à intervenção do enfermeiro em saúde escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Tânia Alexandra Loureiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6925
Resumo: Introdução: Um padrão de sono adequado na infância é a pedra basilar para hábitos de sono e uma vida mais saudável em adulto. Evidências demonstram que o sono insuficiente e não reparador é frequente em crianças com consequências para a criança, família e comunidade. Objetivos: Avaliar os hábitos de sono de crianças dos 6-9 anos a frequentarem o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro; identificar variáveis sociodemográficas associadas aos hábitos de sono das crianças e criar um projeto de intervenção. Métodos: Estudo transversal analítico com uma amostra de 58 pais/encarregados de educação, a maioria do género feminino e com uma média de idade 38,29±5,49 anos. Efetuámos a recolha de dados através do Questionário de Hábitos de Sono nas Crianças e questões sociodemográficas dos pais e crianças. Resultados: Quase 40% dos pais referiram que as crianças possuíam problemas de sono/latência de sono; 39,6% às vezes e/ou habitualmente adormecem a ver televisão e 32,8% às vezes e/ou raramente se deitam à mesma hora. Encontrámos associação entre a idade dos pais <38 anos e a dimensão ‘Perturbação respiratória do sono’ (p=0,021) e o ‘Índice de Perturbação do Sono Total’ (p=0,029); e o género masculino e a dimensão ‘Parassónias’ e o ‘Índice de Perturbação do Sono Total’. Foram as crianças do género feminino que apresentaram mais sonolência diurna. Comportamentos como ‘adormecer a ver televisão’; ‘adormecer na cama dos pais’ ou ‘ir a meio da noite ir para a cama dos pais’ associaram-se a mais problemas de sono. Conclusão: Variáveis sociodemográficas dos pais e comportamentos/hábitos de sono das crianças associaram-se a piores índices de perturbação do sono. É fundamental a promoção das medidas de higiene do sono, capacitando crianças, família e comunidade. O diagnóstico permitiu criar um projeto de intervenção, com seis sessões dinâmicas para aplicar ao longo do ano letivo. Palavra-Chave: Sono; Crianças; Intervenção; Saúde escolar; Enfermagem Comunitária
id RCAP_0f8dd161f3e58c1a34e61f70579f48f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6925
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hábitos de sono em crianças do 1º ciclo : do conhecimento à intervenção do enfermeiro em saúde escolarCompetência clínicaCriançaEnfermagem de saúde comunitáriaEnsino básicoHigiene do sonoServiços de saúde escolarSonoChildClinical competenceCommunity health nursingPrimary educationSchool health servicesSleepSleep hygieneDomínio/Área Científica::Ciências MédicasIntrodução: Um padrão de sono adequado na infância é a pedra basilar para hábitos de sono e uma vida mais saudável em adulto. Evidências demonstram que o sono insuficiente e não reparador é frequente em crianças com consequências para a criança, família e comunidade. Objetivos: Avaliar os hábitos de sono de crianças dos 6-9 anos a frequentarem o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro; identificar variáveis sociodemográficas associadas aos hábitos de sono das crianças e criar um projeto de intervenção. Métodos: Estudo transversal analítico com uma amostra de 58 pais/encarregados de educação, a maioria do género feminino e com uma média de idade 38,29±5,49 anos. Efetuámos a recolha de dados através do Questionário de Hábitos de Sono nas Crianças e questões sociodemográficas dos pais e crianças. Resultados: Quase 40% dos pais referiram que as crianças possuíam problemas de sono/latência de sono; 39,6% às vezes e/ou habitualmente adormecem a ver televisão e 32,8% às vezes e/ou raramente se deitam à mesma hora. Encontrámos associação entre a idade dos pais <38 anos e a dimensão ‘Perturbação respiratória do sono’ (p=0,021) e o ‘Índice de Perturbação do Sono Total’ (p=0,029); e o género masculino e a dimensão ‘Parassónias’ e o ‘Índice de Perturbação do Sono Total’. Foram as crianças do género feminino que apresentaram mais sonolência diurna. Comportamentos como ‘adormecer a ver televisão’; ‘adormecer na cama dos pais’ ou ‘ir a meio da noite ir para a cama dos pais’ associaram-se a mais problemas de sono. Conclusão: Variáveis sociodemográficas dos pais e comportamentos/hábitos de sono das crianças associaram-se a piores índices de perturbação do sono. É fundamental a promoção das medidas de higiene do sono, capacitando crianças, família e comunidade. O diagnóstico permitiu criar um projeto de intervenção, com seis sessões dinâmicas para aplicar ao longo do ano letivo. Palavra-Chave: Sono; Crianças; Intervenção; Saúde escolar; Enfermagem ComunitáriaAbstract Introduction: A proper sleep pattern in childhood is the cornerstone for sleep habits and a healthier adult life. Evidence shows that insufficient and non-repairing sleep is frequent in children with consequences for the child, family and community. Objectives: To evaluate the sleep habits of children aged 6-9 years attending the Tomaz Ribeiro Tondela School Group; to identify sociodemographic variables associated with children’s sleep habits and to create an intervention project. Methods: This was a cross-sectional, analytical study with a sample of 58 parents/guardians, most of them female, with an average age of 38.29±5.49 years. We performed the data collection through the Sleep Habits Questionnaire in Children and sociodemographic issues of parents and children. Results: Almost 40% of the parents reported that the children had sleep/sleep latency problems; 39.6% sometimes and/or usually fall asleep watching television and 32.8% sometimes and/or rarely go to bed at the same hour. We found an association between parental age <38 years and the 'Sleep Disordered Breathing' dimension (p=0.021) and the ‘Total Sleep Disturbance Index’ (p=0.029); and male gender and the ‘Parasomnias’ dimension and the ‘Total Sleep Disturbance Index’. It was the female children who had more daytime sleepiness. Behaviors such as ‘falling asleep watching TV’; ‘falling asleep in the parents bed’ or ‘going in the middle of the night to go to the parents bed’ have been associated with more sleep problems. Conclusion: Sociodemographic variables of parents and behaviors/sleep habits of children were associated with worse rates of sleep disturbance. It is essential to promote sleep hygiene measures, enabling children, family and community. The diagnosis allowed the creation of an intervention project, with six dynamic sessions to be applied throughout the school year. Keywords: Sleep; Children; Intervention; School health; Community NursingAmaral, Maria Odete PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMarques, Tânia Alexandra Loureiro2021-10-282021-08-272024-10-28T00:00:00Z2021-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6925TID:202802760porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:05Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:44.873250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hábitos de sono em crianças do 1º ciclo : do conhecimento à intervenção do enfermeiro em saúde escolar
title Hábitos de sono em crianças do 1º ciclo : do conhecimento à intervenção do enfermeiro em saúde escolar
spellingShingle Hábitos de sono em crianças do 1º ciclo : do conhecimento à intervenção do enfermeiro em saúde escolar
Marques, Tânia Alexandra Loureiro
Competência clínica
Criança
Enfermagem de saúde comunitária
Ensino básico
Higiene do sono
Serviços de saúde escolar
Sono
Child
Clinical competence
Community health nursing
Primary education
School health services
Sleep
Sleep hygiene
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
title_short Hábitos de sono em crianças do 1º ciclo : do conhecimento à intervenção do enfermeiro em saúde escolar
title_full Hábitos de sono em crianças do 1º ciclo : do conhecimento à intervenção do enfermeiro em saúde escolar
title_fullStr Hábitos de sono em crianças do 1º ciclo : do conhecimento à intervenção do enfermeiro em saúde escolar
title_full_unstemmed Hábitos de sono em crianças do 1º ciclo : do conhecimento à intervenção do enfermeiro em saúde escolar
title_sort Hábitos de sono em crianças do 1º ciclo : do conhecimento à intervenção do enfermeiro em saúde escolar
author Marques, Tânia Alexandra Loureiro
author_facet Marques, Tânia Alexandra Loureiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Maria Odete Pereira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Tânia Alexandra Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Competência clínica
Criança
Enfermagem de saúde comunitária
Ensino básico
Higiene do sono
Serviços de saúde escolar
Sono
Child
Clinical competence
Community health nursing
Primary education
School health services
Sleep
Sleep hygiene
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
topic Competência clínica
Criança
Enfermagem de saúde comunitária
Ensino básico
Higiene do sono
Serviços de saúde escolar
Sono
Child
Clinical competence
Community health nursing
Primary education
School health services
Sleep
Sleep hygiene
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
description Introdução: Um padrão de sono adequado na infância é a pedra basilar para hábitos de sono e uma vida mais saudável em adulto. Evidências demonstram que o sono insuficiente e não reparador é frequente em crianças com consequências para a criança, família e comunidade. Objetivos: Avaliar os hábitos de sono de crianças dos 6-9 anos a frequentarem o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro; identificar variáveis sociodemográficas associadas aos hábitos de sono das crianças e criar um projeto de intervenção. Métodos: Estudo transversal analítico com uma amostra de 58 pais/encarregados de educação, a maioria do género feminino e com uma média de idade 38,29±5,49 anos. Efetuámos a recolha de dados através do Questionário de Hábitos de Sono nas Crianças e questões sociodemográficas dos pais e crianças. Resultados: Quase 40% dos pais referiram que as crianças possuíam problemas de sono/latência de sono; 39,6% às vezes e/ou habitualmente adormecem a ver televisão e 32,8% às vezes e/ou raramente se deitam à mesma hora. Encontrámos associação entre a idade dos pais <38 anos e a dimensão ‘Perturbação respiratória do sono’ (p=0,021) e o ‘Índice de Perturbação do Sono Total’ (p=0,029); e o género masculino e a dimensão ‘Parassónias’ e o ‘Índice de Perturbação do Sono Total’. Foram as crianças do género feminino que apresentaram mais sonolência diurna. Comportamentos como ‘adormecer a ver televisão’; ‘adormecer na cama dos pais’ ou ‘ir a meio da noite ir para a cama dos pais’ associaram-se a mais problemas de sono. Conclusão: Variáveis sociodemográficas dos pais e comportamentos/hábitos de sono das crianças associaram-se a piores índices de perturbação do sono. É fundamental a promoção das medidas de higiene do sono, capacitando crianças, família e comunidade. O diagnóstico permitiu criar um projeto de intervenção, com seis sessões dinâmicas para aplicar ao longo do ano letivo. Palavra-Chave: Sono; Crianças; Intervenção; Saúde escolar; Enfermagem Comunitária
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-28
2021-08-27
2021-10-28T00:00:00Z
2024-10-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6925
TID:202802760
url http://hdl.handle.net/10400.19/6925
identifier_str_mv TID:202802760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130918620758016