Recolha e análise de dados na valorização da componente prática da Geografia: estratégia aplicada ao “Clima”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, José Rafael Abreu
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82682
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_0f9fa25e62bf7b94391f8790ce7d988a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82682
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recolha e análise de dados na valorização da componente prática da Geografia: estratégia aplicada ao “Clima”Data capture and analysis in valuing Geographys´ practical component: strategy aplied to "Climate"Prática pedagógica supervisionadaRecolha de dadosTrabalho de grupoVariabilidade climáticaEnsino da GeografiaPedagogical practiceData collectionWorking groupClimatic variabilityTeaching geographyRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório visa apresentar uma reflexão sobre as atividades letivas e extra letivas realizadas no contexto do Estágio Pedagógico Supervisionado, desenvolvido na Escola Básica de 2º e 3º Ciclos Inês de Castro, em Coimbra, no decurso do ano letivo 2016/2017. Apresenta-se, ainda, uma estratégia de ensino, no âmbito da unidade temática “O clima”, baseada na valorização da componente prática da Geografia e aplicação de conhecimentos em contexto de ensino/aprendizagem.Na primeira parte apresenta-se uma caracterização geral da escola e das turmas afetas durante o Estágio Pedagógico Supervisionado, assim como a descrição de algumas atividades realizadas. Posteriormente é apresentada e analisada a implementação da estratégia de ensino-aprendizagem proposta. A estratégia foca-se no conhecimento e compreensão da variação espacial e temporal das variáveis precipitação e temperatura. Para estudar estas duas variáveis consideramos os seguintes fatores: altitude, latitude e distância ao litoral. A exploração do comportamento espacial e temporal dos dois elementos climáticos e a sua relação com os fatores geográficos permitiu reforçar a componente de aplicação, através da análise de conceitos elementares da unidade temática, e também do papel dos diferentes fatores geográficos na diferenciação climática regional em Portugal.A estratégia didática baseou-se num trabalho de grupo e na utilização das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), onde foi possível valorizar a componente experimental/prática da Geografia, sendo que os alunos tiveram um papel central na construção do seu próprio conhecimento. Os objetivos propostos foram alcançados, uma vez que a grande maioria dos alunos recolheu corretamente as variáveis, efetuou os cálculos pretendidos e respondeu acertadamente à maioria das questões da ficha de trabalho.This report seeks to present a reflection on the curricular and extra-curricular activities undertaken in the Supervised Pedagogical Internship, in the Inês de Castro 2º and 3º cycle´s basic school, in Coimbra. A teaching strategy is also presented, on the theme “The Climate”, built around the valuing of the practical component in Geography and the application of knowledge in a teaching-learning context.In the first part, a general characterization of the school and classes assigned to the author during the Supervised Pedagogical Internship is presented, as well as a description of some of the performed activities. Subsequently, the implementation of the proposed teaching-learning strategy is presented and analyzed. This strategy is focused on knowing and comprehending the spatial and temporal variations of the precipitation and temperature variables. To study these two variables, the following factors were considered: elevation, latitude and distance to the coast. Exploring the spatial and temporal behavior of the two climatic elements and their relationship with the geographic factors reinforced the pratical component, trough the analysis of elementary concepts in the thematical unit and of the role of different geographical factors in the regional climatic differentiation in Portugal. The didactic strategy was based on group work and the use of Communication and Information Technologies (CIT), creating the opportunity to value the experimental/practical component of Geography, giving a central role to the students in building their own knowledge. The proposed objectives were reached, as most students correctively retrieved the variables, performed the necessary calculations and answered correctly to most of the questions poised in the work sheet.2018-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82682http://hdl.handle.net/10316/82682TID:202044823porGomes, José Rafael Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:27:27Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:34.842096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recolha e análise de dados na valorização da componente prática da Geografia: estratégia aplicada ao “Clima”
Data capture and analysis in valuing Geographys´ practical component: strategy aplied to "Climate"
title Recolha e análise de dados na valorização da componente prática da Geografia: estratégia aplicada ao “Clima”
spellingShingle Recolha e análise de dados na valorização da componente prática da Geografia: estratégia aplicada ao “Clima”
Gomes, José Rafael Abreu
Prática pedagógica supervisionada
Recolha de dados
Trabalho de grupo
Variabilidade climática
Ensino da Geografia
Pedagogical practice
Data collection
Working group
Climatic variability
Teaching geography
title_short Recolha e análise de dados na valorização da componente prática da Geografia: estratégia aplicada ao “Clima”
title_full Recolha e análise de dados na valorização da componente prática da Geografia: estratégia aplicada ao “Clima”
title_fullStr Recolha e análise de dados na valorização da componente prática da Geografia: estratégia aplicada ao “Clima”
title_full_unstemmed Recolha e análise de dados na valorização da componente prática da Geografia: estratégia aplicada ao “Clima”
title_sort Recolha e análise de dados na valorização da componente prática da Geografia: estratégia aplicada ao “Clima”
author Gomes, José Rafael Abreu
author_facet Gomes, José Rafael Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, José Rafael Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica supervisionada
Recolha de dados
Trabalho de grupo
Variabilidade climática
Ensino da Geografia
Pedagogical practice
Data collection
Working group
Climatic variability
Teaching geography
topic Prática pedagógica supervisionada
Recolha de dados
Trabalho de grupo
Variabilidade climática
Ensino da Geografia
Pedagogical practice
Data collection
Working group
Climatic variability
Teaching geography
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82682
http://hdl.handle.net/10316/82682
TID:202044823
url http://hdl.handle.net/10316/82682
identifier_str_mv TID:202044823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133937736351744