Estratégias de coping, satisfação com a vida, ansiedade e auto-estima: o papel do álcool

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langane, Manuel Custódio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5119
Resumo: Foi objectivo do presente estudo analisar as relações entre satisfação com a vida, estratégias de coping, ansiedade e auto-estima em não consumidores e consumidores habituais de álcool, numa amostra de 225 estudantes universitários, 88 do sexo masculino (39%) e 136 do sexo feminino (60%), com idades compreendidas entre os 18 e os 67 anos (M = 26.05; DP = 8.70). Foram utilizados como instrumentos: Adolescent Alcohol Involvement Scale (AAIS; Mayer & Filstead, 1979), Satisfaction with Life Scale (SWLS, Diener, 1984), Coping Responses Inventory (CRI; Moos, 1993), Beck Anxiety Inventory (BAI; Beck & Steer, 1993) e Escala de Auto-estima de Rosenberg (RSES; Rosenberg, 1965). Os resultados mostraram que os homens apresentam maiores e mais frequentes consumos de álcool comparativamente com as mulheres, que não existem diferenças estatisticamente significativas entre sexos para a satisfação com a vida e auto-estima, mas que as mulheres apresentam mais sintomatologia ansiosa do que os homens. As estratégias de coping estão relacionadas com a satisfação com a vida, a ansiedade e a auto-estima. Não foi encontrada relação entre o consumo de álcool e a satisfação com a vida, a auto-estima e a ansiedade. No entanto, existe uma relação positiva entre o consumo de álcool e a utilização da Estratégia de coping evitamento. Conclui-se que é possível predizer a frequência do consumo de álcool através das dimensões em estudo.
id RCAP_0fa410899533a39ba82bd06222481eac
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de coping, satisfação com a vida, ansiedade e auto-estima: o papel do álcoolPSICOLOGIACOPINGANSIEDADEAUTOESTIMASATISFAÇÃO COM A VIDAALCOOLMESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIASPSYCHOLOGYCOPINGLIFE SATISFACTIONANXIETYALCOHOLSELF-ESTEEMSWLS (SATISFACTION...)RSES (ESCALA...)CRIBAI (BECK...)Foi objectivo do presente estudo analisar as relações entre satisfação com a vida, estratégias de coping, ansiedade e auto-estima em não consumidores e consumidores habituais de álcool, numa amostra de 225 estudantes universitários, 88 do sexo masculino (39%) e 136 do sexo feminino (60%), com idades compreendidas entre os 18 e os 67 anos (M = 26.05; DP = 8.70). Foram utilizados como instrumentos: Adolescent Alcohol Involvement Scale (AAIS; Mayer & Filstead, 1979), Satisfaction with Life Scale (SWLS, Diener, 1984), Coping Responses Inventory (CRI; Moos, 1993), Beck Anxiety Inventory (BAI; Beck & Steer, 1993) e Escala de Auto-estima de Rosenberg (RSES; Rosenberg, 1965). Os resultados mostraram que os homens apresentam maiores e mais frequentes consumos de álcool comparativamente com as mulheres, que não existem diferenças estatisticamente significativas entre sexos para a satisfação com a vida e auto-estima, mas que as mulheres apresentam mais sintomatologia ansiosa do que os homens. As estratégias de coping estão relacionadas com a satisfação com a vida, a ansiedade e a auto-estima. Não foi encontrada relação entre o consumo de álcool e a satisfação com a vida, a auto-estima e a ansiedade. No entanto, existe uma relação positiva entre o consumo de álcool e a utilização da Estratégia de coping evitamento. Conclui-se que é possível predizer a frequência do consumo de álcool através das dimensões em estudo.The present study aim was to analyse the relationships between satisfaction with life, coping strategies, anxiety and self-esteem in consumers and not consumers of alcohol, in a sample of 225 college students, 88 male (39%) and 136 female (60%), between the ages of 18 and 67 years (M = 26.05; SD = 8.70). Were used as instruments: Adolescent Alcohol Involvement Scale (AAIS; Mayer & Filstead, 1979), Satisfaction with Life Scale (SWLS, Diener, 1984), Coping Responses Inventory (CRI; Moos, 1993), Beck Anxiety Inventory (BAI; Beck & Steer, 1993) and Rosenbergg self-esteem scale (RSES; Rosenberg, 1965). Results showed that men drink more alcohol and with higher frequency compared with women, there are no statistically significant differences between genders for life satisfaction and self-esteem, but that women have more anxious symptoms than men. Coping strategies are related to life satisfaction, anxiety and self-esteem. Was not found a relationship between alcohol consumption and satisfaction with life, self-esteem and anxiety. However, there is a positive relationship between alcohol consumption and the use of avoidance coping strategy. It is concluded that it is possible to predict the frequency of alcohol consumption through the dimensions stydied.2014-07-02T10:44:00Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5119TID:201228254porLangane, Manuel Custódioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:19.264057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de coping, satisfação com a vida, ansiedade e auto-estima: o papel do álcool
title Estratégias de coping, satisfação com a vida, ansiedade e auto-estima: o papel do álcool
spellingShingle Estratégias de coping, satisfação com a vida, ansiedade e auto-estima: o papel do álcool
Langane, Manuel Custódio
PSICOLOGIA
COPING
ANSIEDADE
AUTOESTIMA
SATISFAÇÃO COM A VIDA
ALCOOL
MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS
PSYCHOLOGY
COPING
LIFE SATISFACTION
ANXIETY
ALCOHOL
SELF-ESTEEM
SWLS (SATISFACTION...)
RSES (ESCALA...)
CRI
BAI (BECK...)
title_short Estratégias de coping, satisfação com a vida, ansiedade e auto-estima: o papel do álcool
title_full Estratégias de coping, satisfação com a vida, ansiedade e auto-estima: o papel do álcool
title_fullStr Estratégias de coping, satisfação com a vida, ansiedade e auto-estima: o papel do álcool
title_full_unstemmed Estratégias de coping, satisfação com a vida, ansiedade e auto-estima: o papel do álcool
title_sort Estratégias de coping, satisfação com a vida, ansiedade e auto-estima: o papel do álcool
author Langane, Manuel Custódio
author_facet Langane, Manuel Custódio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Langane, Manuel Custódio
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA
COPING
ANSIEDADE
AUTOESTIMA
SATISFAÇÃO COM A VIDA
ALCOOL
MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS
PSYCHOLOGY
COPING
LIFE SATISFACTION
ANXIETY
ALCOHOL
SELF-ESTEEM
SWLS (SATISFACTION...)
RSES (ESCALA...)
CRI
BAI (BECK...)
topic PSICOLOGIA
COPING
ANSIEDADE
AUTOESTIMA
SATISFAÇÃO COM A VIDA
ALCOOL
MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS
PSYCHOLOGY
COPING
LIFE SATISFACTION
ANXIETY
ALCOHOL
SELF-ESTEEM
SWLS (SATISFACTION...)
RSES (ESCALA...)
CRI
BAI (BECK...)
description Foi objectivo do presente estudo analisar as relações entre satisfação com a vida, estratégias de coping, ansiedade e auto-estima em não consumidores e consumidores habituais de álcool, numa amostra de 225 estudantes universitários, 88 do sexo masculino (39%) e 136 do sexo feminino (60%), com idades compreendidas entre os 18 e os 67 anos (M = 26.05; DP = 8.70). Foram utilizados como instrumentos: Adolescent Alcohol Involvement Scale (AAIS; Mayer & Filstead, 1979), Satisfaction with Life Scale (SWLS, Diener, 1984), Coping Responses Inventory (CRI; Moos, 1993), Beck Anxiety Inventory (BAI; Beck & Steer, 1993) e Escala de Auto-estima de Rosenberg (RSES; Rosenberg, 1965). Os resultados mostraram que os homens apresentam maiores e mais frequentes consumos de álcool comparativamente com as mulheres, que não existem diferenças estatisticamente significativas entre sexos para a satisfação com a vida e auto-estima, mas que as mulheres apresentam mais sintomatologia ansiosa do que os homens. As estratégias de coping estão relacionadas com a satisfação com a vida, a ansiedade e a auto-estima. Não foi encontrada relação entre o consumo de álcool e a satisfação com a vida, a auto-estima e a ansiedade. No entanto, existe uma relação positiva entre o consumo de álcool e a utilização da Estratégia de coping evitamento. Conclui-se que é possível predizer a frequência do consumo de álcool através das dimensões em estudo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-07-02T10:44:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5119
TID:201228254
url http://hdl.handle.net/10437/5119
identifier_str_mv TID:201228254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131240184414208