A migração de um motivo: Don Juan e as pulsões do feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Rosa Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6573
Resumo: O herói masculino tem sido privilegiado nos estudos do donjuanismo. No entanto, a expressão feminina é determinante enquanto grupo de um longo catálogo que, já na ópera de Mozart / Da Ponte (1787), continha mil e três conquistas apenas em Espanha. No século XXI os nomes desse catálogo aumentaram nas obras de ficcionais. É o que sucede no romance de João Gabriel de Lima, primeiro publicado no Brasil e depois em Portugal, respetivamente em 2000 e 2003. Sem as mulheres, Don Juan não subiria à cena. Sucede ainda que, na história do mito, a mulher teve o poder de perder ou salvar o herói, antes de, na Modernidade, ela própria se tornar Don Juan. No entanto a perspetiva feminina tem sido até agora negligenciada. Este artigo parte dessa perspetiva para analisar os grandes momentos de viragem do mito no que respeita aos tipos femininos ao longo da história do donjuanismo.
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