Associação da cor à notação musical tradicional: efeitos na leitura e na compreensão musical global
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62193 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
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Associação da cor à notação musical tradicional: efeitos na leitura e na compreensão musical globalAssociating color to convencional musical notation: effects on music reading and global musical understandingAnálise musicalNotação coloridaPianoColored musical notationMusical analysisCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Música ministrado pela Universidade do Minho. O projeto de intervenção pedagógica realizado tinha como principais objetivos diminuir as dificuldades sentidas pelos participantes no domínio da leitura musical, assim como ajudá-los a compreender melhor as peças que tocam, através do desenvolvimento de capacidades de análise musical. Para alcançar esses objetivos, foi desenvolvida e aplicada uma estratégia pedagógica, que consistiu, fundamentalmente, na aplicação de cores às notas musicais de partituras, segundo uma lógica pré-definida que será descrita mais adiante neste trabalho. Quatro alunas do ensino especializado de música colaboraram no estudo, o qual procurou determinar, através de uma análise ponderada dos dados de caráter qualitativo recolhidos, de que forma a utilização da notação musical colorida proposta influenciou as suas competências de leitura, de análise, e a sua motivação para aprender piano. As participantes foram, desde logo, sensibilizadas para os princípios básicos da harmonia funcional e das relações entre as notas da escala diatónica, tendo sido utilizadas as partituras coloridas como auxiliar nesta transmissão de conhecimentos, particularmente nas suas versões inicias, as quais assinalam com cor apenas a tónica e a dominante da tonalidade de cada obra. As alunas leram e trabalharam peças e estudos, de vários compositores, nas aulas, escritas com o sistema de notação musical proposta. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, notas de campo, registos das intervenções espontâneas das participantes, análise de vídeos, e entrevistas informais às participantes e ao professor cooperante. A análise dos resultados foi feita à luz de 3 unidades de analise: leitura, compreensão musical analítica, e identificação emocional com os materiais utilizados. Os resultados mostraram-se favoráveis em todas elas, sendo, no entanto, importante realçar as condicionantes do estudo, que serão assinaladas em secção própria, visto afetarem também a produção dos resultados.This internship report was prepared within the scope of the professional internship of the Master's Degree in music education at the University of Minho. The main purpose of the project of pedagogical intervention was to reduce the difficulties experienced by the participants in reading music, as well as to help them better understand the pieces they play through the development of musical analysis skills. To achieve these goals, a pedagogical strategy was developed and applied, basically consisting of the application of colors to musical notes, according to a pre-defined logic that will be described later in this paper. Four students from specialized music education collaborated in the study, which sought to determine, through a weighted analysis of qualitative data collected, how the use of the proposed color musical notation system influenced their reading, analysis skills and his motivation to learn piano. The participants were, first, sensitized to the basic principles of functional harmony and the relationships between the notes of the diatonic scale, and the colored scores were used as an aid in this transmission of knowledge, particularly in their initial versions, which applies color only to the tonic and dominant tones of each work. The students read and worked pieces and studies of various composers in class, written using the proposed musical notation system. The data collection instruments used were direct observation, field notes, records of participants' spontaneous interventions, video analysis, and informal interviews with participants and the cooperating teacher. The analysis of the results was done using 3 units of analysis: reading, analytical musical understanding, and emotional identification with the materials used. The results were positive in all of them, but it is important to highlight the study's restrictions, which will be highlighted in a separate section, since they also affect the results.Pipa, Luís Filipe Barbosa LoureiroUniversidade do MinhoFreitas, Bárbara Serrano de20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62193por202294986info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:40.449852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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