Desenvolvimento de competências procedimentais através de uma estratégia de aprendizagem baseada na resolução de problemas : uma experiência na temática em "Obtenção de matéria em seres heterotróficos e autotróficos"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/25285 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_0fd125b0405abf63717c7ffdcb3261dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25285 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de competências procedimentais através de uma estratégia de aprendizagem baseada na resolução de problemas : uma experiência na temática em "Obtenção de matéria em seres heterotróficos e autotróficos"501:372.85372.85:501371.3Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioNuma sociedade influenciada pelo desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico, é necessário que o cidadão domine estes conhecimentos. Compete a escola estar preparada fornecer as ferramentas, aos alunos, que lhes possibilitem a inserção no mercado de trabalho assim como a tornarem-se agentes ativos na sociedade que integram. Neste contexto a abordagem Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), coloca os alunos em situações de carácter problemático, levando-os a questionarem-se e a planificar experiências de forma a partilhar as suas ideias e refletir criticamente sobre todo o processo. As atividades de carácter investigativo encontram-se presentes no currículo nacional de forma a dar respostas ao mundo em que vivemos atualmente, tendo optado por incidir o meu Projeto de Intervenção Pedagógica neste tema, tendo sido adotadas estratégias com o intuito de desenvolver competências nos alunos através da abordagem ABRP, onde este fosse o protagonista e o professor um mediador no processo de aprendizagem. Foram realizadas atividades laboratoriais e trabalhos baseados na abordagem ABRP, com o intuito de levar os alunos a pensarem e questionarem-se de forma a resolver os problemas que lhe eram colocados, antecedida por um teste diagnóstico de forma a permitir averiguar os conhecimentos prévios. Após a sua conclusão foi realizado um teste formativo de modo a verificar se a evolução ocorreu de acordo com os objetivos propostos. Foi verificado que o nível de motivação aumentou recorrendo a este tipo de estratégia e o nível de compreensão dos conteúdos foi fomentado, apesar de não ter existido grupo de controlo. Além disso, foi enriquecedor para os alunos ao nível do trabalho colaborativo e de novas formas de aprender.In a society influenced by the development of scientific and technological knowledge, it´s necessary that citizens mastered these skills. The school must be prepared to provide the tools that enable, students, the insertion in the labor market, as well became active agents in the society that integrate. In this context the approach Problem-Learning Based (PLB) places students in situations of problematic character that will lead them to raise questions and plan experiments, in order to share their ideas and critically reflect on the whole process. The nature of investigative activities is present in the national curriculum in order to answer de questions of the world we live today, choosing to focus my pedagogical intervention project on this topic, adopting strategies in order to develop skills in students resorting to PLB, where the protagonist was a student and the teacher a facilitator in the learning process. Laboratory activities and tasks were conducted using the PLB approach, to lead students to think and ask themselves in order to solve the problems presented, preceded by a diagnostic test to allow ascertain the prior knowledge. After its conclusion a formative test was done in order to determine whether evolution had occurred in accordance with the stated objectives. It was verified that the level of motivation increased using this type of strategy and although there was no control group, the level of understanding of contents was improved. It was also rewarding for the students in terms of collaborative work and new ways of learning.Precioso, JoséLima, Manuela Costa FonteUniversidade do MinhoSantos, Ana Maria Magalhães Peixoto dos20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:50:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:50:28Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências procedimentais através de uma estratégia de aprendizagem baseada na resolução de problemas : uma experiência na temática em "Obtenção de matéria em seres heterotróficos e autotróficos" |
title |
Desenvolvimento de competências procedimentais através de uma estratégia de aprendizagem baseada na resolução de problemas : uma experiência na temática em "Obtenção de matéria em seres heterotróficos e autotróficos" |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências procedimentais através de uma estratégia de aprendizagem baseada na resolução de problemas : uma experiência na temática em "Obtenção de matéria em seres heterotróficos e autotróficos" Santos, Ana Maria Magalhães Peixoto dos 501:372.85 372.85:501 371.3 |
title_short |
Desenvolvimento de competências procedimentais através de uma estratégia de aprendizagem baseada na resolução de problemas : uma experiência na temática em "Obtenção de matéria em seres heterotróficos e autotróficos" |
title_full |
Desenvolvimento de competências procedimentais através de uma estratégia de aprendizagem baseada na resolução de problemas : uma experiência na temática em "Obtenção de matéria em seres heterotróficos e autotróficos" |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências procedimentais através de uma estratégia de aprendizagem baseada na resolução de problemas : uma experiência na temática em "Obtenção de matéria em seres heterotróficos e autotróficos" |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências procedimentais através de uma estratégia de aprendizagem baseada na resolução de problemas : uma experiência na temática em "Obtenção de matéria em seres heterotróficos e autotróficos" |
title_sort |
Desenvolvimento de competências procedimentais através de uma estratégia de aprendizagem baseada na resolução de problemas : uma experiência na temática em "Obtenção de matéria em seres heterotróficos e autotróficos" |
author |
Santos, Ana Maria Magalhães Peixoto dos |
author_facet |
Santos, Ana Maria Magalhães Peixoto dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Precioso, José Lima, Manuela Costa Fonte Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Maria Magalhães Peixoto dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
501:372.85 372.85:501 371.3 |
topic |
501:372.85 372.85:501 371.3 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/25285 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/25285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545110150184960 |