The clinical laboratory in primary health care. Impact of laboratory results on clinical decisions in terms of diagnosis and therapy.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natário, Emília
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3562
Resumo: O aumento crescente da utilização do laboratório, os gastos e os eventuais riscos para o utente que lhe podem estar associados, são uma preocupação actual dos Administradores de Saúde e da O.M.S. Estudou-se neste trabalho a utilização do laboratório durante um dia num Centro de Saúde, utilizando-se a ficha clinica e os duplicados das requisições de analises. O diagnóstico, o controle e a avaliação de saúde foram os três principais motivos da utilização. Através da revisão das fichas clinicas as 3 e 6 semanas avaliou-se o impacto dos resultados laboratoriais no diagnostico e/ou terapêutica, não se tendo verifica do alterações nesse diagnostico ou terapêutica em 42% dos casos. Encontrou-se um intervalo medio de 26 dias, (s = 8,9), entre a data do pedido e a observação dos resultados pelo medico, considerado excessivo pela autora, que levantou questões quanto a valorização dada as analises quer pelo medico quer pelo utente. Concluiu-se com a necessidade de continuar este estudo ao longo de um ano estimulando a participação dos clínicos nesta investigação de modo a conseguir uma melhor compreensão do problema e uma melhor qualidade dos cuidados prestados aos utentes. Provas complementares de diagnostico, laboratório, rotinas, padrão de utilização.
id RCAP_0ffdc666327a2580e8750fb157c7fa02
oai_identifier_str oai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/3562
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The clinical laboratory in primary health care. Impact of laboratory results on clinical decisions in terms of diagnosis and therapy.Utilização do laboratório em cuidados de saúde primários. Impacto dos resultados laboratoriais na decisão clínica em termos de diagnóstico e terapêutica.O aumento crescente da utilização do laboratório, os gastos e os eventuais riscos para o utente que lhe podem estar associados, são uma preocupação actual dos Administradores de Saúde e da O.M.S. Estudou-se neste trabalho a utilização do laboratório durante um dia num Centro de Saúde, utilizando-se a ficha clinica e os duplicados das requisições de analises. O diagnóstico, o controle e a avaliação de saúde foram os três principais motivos da utilização. Através da revisão das fichas clinicas as 3 e 6 semanas avaliou-se o impacto dos resultados laboratoriais no diagnostico e/ou terapêutica, não se tendo verifica do alterações nesse diagnostico ou terapêutica em 42% dos casos. Encontrou-se um intervalo medio de 26 dias, (s = 8,9), entre a data do pedido e a observação dos resultados pelo medico, considerado excessivo pela autora, que levantou questões quanto a valorização dada as analises quer pelo medico quer pelo utente. Concluiu-se com a necessidade de continuar este estudo ao longo de um ano estimulando a participação dos clínicos nesta investigação de modo a conseguir uma melhor compreensão do problema e uma melhor qualidade dos cuidados prestados aos utentes. Provas complementares de diagnostico, laboratório, rotinas, padrão de utilização.Ordem dos Médicos1988-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3562oai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/3562Acta Médica Portuguesa; Vol. 1 No. 3 (1988): Maio-Junho; 203-207Acta Médica Portuguesa; Vol. 1 N.º 3 (1988): Maio-Junho; 203-2071646-07580870-399Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3562https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3562/2833Natário, Emíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-20T11:02:22Zoai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/3562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:18:25.038094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The clinical laboratory in primary health care. Impact of laboratory results on clinical decisions in terms of diagnosis and therapy.
Utilização do laboratório em cuidados de saúde primários. Impacto dos resultados laboratoriais na decisão clínica em termos de diagnóstico e terapêutica.
title The clinical laboratory in primary health care. Impact of laboratory results on clinical decisions in terms of diagnosis and therapy.
spellingShingle The clinical laboratory in primary health care. Impact of laboratory results on clinical decisions in terms of diagnosis and therapy.
Natário, Emília
title_short The clinical laboratory in primary health care. Impact of laboratory results on clinical decisions in terms of diagnosis and therapy.
title_full The clinical laboratory in primary health care. Impact of laboratory results on clinical decisions in terms of diagnosis and therapy.
title_fullStr The clinical laboratory in primary health care. Impact of laboratory results on clinical decisions in terms of diagnosis and therapy.
title_full_unstemmed The clinical laboratory in primary health care. Impact of laboratory results on clinical decisions in terms of diagnosis and therapy.
title_sort The clinical laboratory in primary health care. Impact of laboratory results on clinical decisions in terms of diagnosis and therapy.
author Natário, Emília
author_facet Natário, Emília
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Natário, Emília
description O aumento crescente da utilização do laboratório, os gastos e os eventuais riscos para o utente que lhe podem estar associados, são uma preocupação actual dos Administradores de Saúde e da O.M.S. Estudou-se neste trabalho a utilização do laboratório durante um dia num Centro de Saúde, utilizando-se a ficha clinica e os duplicados das requisições de analises. O diagnóstico, o controle e a avaliação de saúde foram os três principais motivos da utilização. Através da revisão das fichas clinicas as 3 e 6 semanas avaliou-se o impacto dos resultados laboratoriais no diagnostico e/ou terapêutica, não se tendo verifica do alterações nesse diagnostico ou terapêutica em 42% dos casos. Encontrou-se um intervalo medio de 26 dias, (s = 8,9), entre a data do pedido e a observação dos resultados pelo medico, considerado excessivo pela autora, que levantou questões quanto a valorização dada as analises quer pelo medico quer pelo utente. Concluiu-se com a necessidade de continuar este estudo ao longo de um ano estimulando a participação dos clínicos nesta investigação de modo a conseguir uma melhor compreensão do problema e uma melhor qualidade dos cuidados prestados aos utentes. Provas complementares de diagnostico, laboratório, rotinas, padrão de utilização.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3562
oai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/3562
url https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3562
identifier_str_mv oai:ojs.www.actamedicaportuguesa.com:article/3562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3562
https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3562/2833
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
dc.source.none.fl_str_mv Acta Médica Portuguesa; Vol. 1 No. 3 (1988): Maio-Junho; 203-207
Acta Médica Portuguesa; Vol. 1 N.º 3 (1988): Maio-Junho; 203-207
1646-0758
0870-399X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130636266504192