Análise de erros ortográficos no reconto de uma narrativa: estratégias de processamento de escrita em crianças de 1º Ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11423 |
Resumo: | O estudo apresentado pretende verificar quais os tipos de erros que a crianças portugueses cometem e que estratégias cognitivas utilizam para escrever em português europeu e se houve alterações dos mesmo em quase cerca de 20 anos. A primeira parte do trabalho consistiu na revisão de literatura científica sobre a aprendizagem e desenvolvimento da escrita ortográfica e sobre os erros ortográficos, o papel que eles desempenham e as informações que nos fornecem acerca das estratégias cognitivas. A segunda parte consistiu na realização de dois estudos empíricos. No primeiro, foram analisados os erros ortográficos que crianças do 4.ºano de escolaridade, de uma escola do centro do país, cometeram na realização de uma tarefa de escrita narrativa no ano de 2019. Os resultados demonstraram que as crianças cometem sobretudo mais erros de base ortográfica do que fonológica, bem como mais erros de acentuação gráfica e complexos do que os das restantes categorias, o que nos prediz que utilizam maioritariamente uma estratégia fonológica para escrever. O segundo estudo pretendeu averiguar se existiram diferenças entre o grupo de crianças da coorte 2019 e da coorte 2000, tanto a nível de percentagem total de erros cometidos, bem como os tipos de erros e estratégias cognitivas utilizadas. Os resultados demonstraram que as mudanças não provocaram melhorias significativas nos desempenhos de escrita das crianças portuguesas. Paralelamente, leva-nos a afirmar que, a nível de estratégias cognitivas, maioria dos participantes utiliza sobretudo a estratégia fonológica para escrever, embora ambas estejam numa fase de transição para a estratégia ortográfica. As crianças da coorte 2019 têm melhores desempenhos em categorias específicas de conhecimento, como a acentuação gráfica e o vocabulário ortográfico. |
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