Social media intelligence versus inteligência competitiva - os dados das redes sociais na informação empresarial: o caso da ANA - Aeroportos de Portugal, S.A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, José Alberto Sardo Ramos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11189
Resumo: Nos anos recentes, observou-se um rápido desenvolvimento das redes sociais virtuais, que se tornaram ubíquas e passaram a desempenhar um papel importante na vida das pessoas. Como consequência, uma larga quantidade de conteúdos gerados pelos utilizadores está agora disponível nas redes sociais. O rápido incremento dos dados das redes sociais evoluiu para um problema, porque muitas organizações não têm a capacidade e os esquemas para processar tamanhas quantidades de dados em tempo oportuno, e que podem ser úteis, não só para melhorar o seu negócio, tal como o marketing, produtos, vendas, etc., mas também, por outro lado, para impedir o impacto dramático que os web social media podem ter na reputação das empresas, dos seus produtos, serviços ou marcas. O eletronic word-of-mouth, por eles amplificado pode ter efeitos positivos ou negativos para a popularidade dessas empresas, desses produtos, serviços ou marcas. Às organizações impõe-se, pois, a coleta, a monitorização e a análise eficiente desses conteúdos, atividades que podem integrar-se num processo de Inteligência Competitiva. A Inteligência Competitiva é um conceito que lida com o ambiente competitivo das empresas, requerendo o domínio da informação e o conhecimento do seu ambiente externo em todos os seus domínios, traduzindo-se numa resposta estratégica de adaptação, garantindo uma rápida reação no momento certo. Este estudo elegeu uma grande empresa - a “ANA - Aeroportos de Portugal, S.A.” e, através dele, pretende-se dar uma resposta (positiva ou negativa) a duas questões: saber se no seio desta empresa existe o dito processo de Inteligência Competitiva e se os dados das redes sociais são coletados, monitorizados e analisados no âmbito e para efeitos desse mesmo processo de inteligência competitiva, ou seja, para auxiliarem na tomada de decisões estratégicas.
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