Educação escolar indígena diferenciada: um estudo de caso de uma escola Arapiun

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Angelina Alves da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7803
Resumo: O presente projeto refere-se a um estudo de caso na Aldeia Caruci, Território Cobra Grande, localizado no município de Santarém-PA e tem por objetivo analisar e interpretar a Educação Escolar Indígena na aldeia, nomeadamente sobre a adequação das práticas pedagógicas ao respeito pela diversidade cultural defendida na Constituição Federal de 1988. Para tanto, procurou-se a princípio analisar o entendimento de vários historiadores sobre a diferença entre educação indígena e educação escolar indígena para em seguida estudar a trajetória histórica da educação escolar indígena no Brasil. Para respaldar essa análise buscou-se desenvolver um estudo pautado em historiografia recente que oferece trabalhos relevantes que mostram as lutas e as resistências dos povos indígenas para a concretização da modalidade de ensino escolar em suas aldeias. Pesquisou-se também a garantia dos direitos dos povos indígenas, pós CF/88. Ressalata-se ainda, que este projeto lançou a mão de uma metodologia qualitativa e de informações quantitativas, como também utilizou um estudo de caráter etnográfico, apoiando-se em procedimentos metodológicos como a observação participante, entrevista semi-estruturada, depoimentos e conversas informais com os agentes sociais da aldeia Caruci. Os dados obtidos foram tratados a partir da análise e interpretação simples. Frisa-se ainda, que neste projeto é apresentado uma breve informação sobre o fenômeno etnogênese que ocorreu na região Arapiuns e Baixo Tapajós, processo de reafimação indígena para a preservação, manutenção e regulamentação do território. Ressalta-se no projeto a formação dos professores da aldeia Caruci e a visão que os alunos tem sobre a educação escolar indígena, a qual é oferecida aos mesmo. Expõe-se nesta análise as articulações das lideranças do território Cobra Grande, com destaque para os da aldeia Caruci para terem um PPP que contemple a diversidade cultural presente na aldeia e um calendário escolar voltado para a necessidade das comunidades indígenas que fazem parte do território. Informa-se que este estudo discorrer sobre o compromisso, a responsabilidade, o respeito e a valorização que a aldeia Caruci tem da sua cultura, dos seus saberes e das suas tradições, em que estes estão sempre presente nas atividades docentes da escola.
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Para respaldar essa análise buscou-se desenvolver um estudo pautado em historiografia recente que oferece trabalhos relevantes que mostram as lutas e as resistências dos povos indígenas para a concretização da modalidade de ensino escolar em suas aldeias. Pesquisou-se também a garantia dos direitos dos povos indígenas, pós CF/88. Ressalata-se ainda, que este projeto lançou a mão de uma metodologia qualitativa e de informações quantitativas, como também utilizou um estudo de caráter etnográfico, apoiando-se em procedimentos metodológicos como a observação participante, entrevista semi-estruturada, depoimentos e conversas informais com os agentes sociais da aldeia Caruci. Os dados obtidos foram tratados a partir da análise e interpretação simples. Frisa-se ainda, que neste projeto é apresentado uma breve informação sobre o fenômeno etnogênese que ocorreu na região Arapiuns e Baixo Tapajós, processo de reafimação indígena para a preservação, manutenção e regulamentação do território. Ressalta-se no projeto a formação dos professores da aldeia Caruci e a visão que os alunos tem sobre a educação escolar indígena, a qual é oferecida aos mesmo. Expõe-se nesta análise as articulações das lideranças do território Cobra Grande, com destaque para os da aldeia Caruci para terem um PPP que contemple a diversidade cultural presente na aldeia e um calendário escolar voltado para a necessidade das comunidades indígenas que fazem parte do território. Informa-se que este estudo discorrer sobre o compromisso, a responsabilidade, o respeito e a valorização que a aldeia Caruci tem da sua cultura, dos seus saberes e das suas tradições, em que estes estão sempre presente nas atividades docentes da escola.The present project refers to a case study in Aldeia Caruci, Cobra Grande Territory, located in the municipality of Santarém-PA, and aims to analyze and interpret Indigenous School Education in the village, namely on the adequacy of pedagogical practices to respect for cultural diversity advocated in the Federal Constitution of 1988. In order to do so, it was sought at first to analyze the understanding of several historians about the difference between indigenous education and indigenous school education and then to study the historical trajectory of indigenous school education in Brazil. In order to support this analysis, we sought to develop a study based on recent historiography that offers relevant works that show the struggles and resistances of the indigenous peoples for the accomplishment of the modality of school teaching in their villages. The guarantee of the rights of indigenous peoples, post CF / 88, was also investigated. It should be emphasized that this project has used qualitative methodology and quantitative information, as well as a study of ethnographic character, based on methodological procedures such as participant observation, semi-structured interview, informal statements and conversations with the social agents of the village Caruci. The obtained data were treated from the simple analysis and interpretation. It is also highlighted that in this project is presented a brief information about the ethnogenesis phenomenon that occurred in the Arapiuns and Baixo Tapajós region, an indigenous reaffimation process for the preservation, maintenance and regulation of the territory. The project emphasizes the training of the teachers of the village Caruci and the vision that the students have about indigenous school education, which is offered to them. In this analysis the articulations of the leadership of the Cobra Grande territory are highlighted, especially those of the Caruci village to have a PPP that contemplates the cultural diversity present in the village and a school calendar focused on the need of the indigenous communities that are part of the territory. It is reported that this study discusses the commitment, the responsibility, the respect and the valorization that the Caruci village has of its culture, its knowledges and its traditions, in which they are always present in the teaching activities of the school.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Angelina Alves da2019-08-21T08:37:16Z2018-07-04T00:00:00Z2018-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:10Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:42.578806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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