Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/82705 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
id |
RCAP_101d8cceef1cde13d355f6c66bee65de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82705 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomesEngagement e disaffection de estudantes Roma de Portugal, Espanha e Roménia: uma perspetiva de antecedentes, mediadores e resultadosSchool engagementEstudantes RomaAnálise multi-paísCondições de aculturaçãoForças motivacionaisRoma studentsCross-country analysisAcculturation conditionsMotivational forcesCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia AplicadaAbordar os percursos dos estudantes Roma na educação é uma das metas abrangentes das estratégias de educação na União Europeia. Embora a figura educacionalseja cada vez melhor, os estudantes de origem Roma ainda enfrentam muitos desafios ao longo dos seus percursos de aprendizagem, nomeadamente o absentismo e o abandono escolar precoce. O presente estudo explora a relevância dos recursos pessoais (i.e., forças motivacionais) na mediação do impacto das fontes de apoio próximas (i.e., pais e professores) sobre o engagement e disaffection de estudantes pertencentes a grupos Roma. A amostra é composta por 735 estudantes de vários países. Os resultados indicam que as perceções dos estudantes sobre aspetos distintos do apoio contextual (i.e., envolvimento de pais e professores) contribuíram diferentemente para reforçar as forças motivacionais (i.e., perceção da relevância da escola, pertença à escola, e crenças de controlo), influenciando assim o engagement e disaffection comportamentais e emocionais. Os efeitos de invariância entre género e entre país também foram discutidos. Concluímos que receber apoio da família e dos professores é relevante para os perfis de engagement e disaffection dos estudantes com origem Roma.Tackling Roma students’ paths in education is one of the far-reaching targets for education strategies in the European Union. Although the educational figures are increasingly better, students with Roma background still face many challenges throughout their learning paths, namely truancy, and early school leaving. The present study explores the relevance of personal assets (i.e., motivational forces) in mediating the impact of proximal sources of support (i.e., parents and teachers) on SE and disaffection among students from Roma groups. Participants were from a multi-country sample of 735 students. Findings indicate that student perceptions of distinct aspects of contextual support (i.e., parent and teacher involvement) contributed differentially to strengthen motivational forces (i.e., perceived relevance of school, belonging at school, and control beliefs), thereby, influencing behavioral and emotional SE and disaffection. Invariance effects of gender and between countries were also discussed. We concluded that receiving support from family and teachers is relevant for engagement and disaffection profiles of students with Roma background.Rosário, PedroMoreira, Tânia Marlene TeixeiraUniversidade do MinhoCosta, Daniela Moreira2022-11-192022-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82705eng203157761info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-02T01:19:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:23.870945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes Engagement e disaffection de estudantes Roma de Portugal, Espanha e Roménia: uma perspetiva de antecedentes, mediadores e resultados |
title |
Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes |
spellingShingle |
Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes Costa, Daniela Moreira School engagement Estudantes Roma Análise multi-país Condições de aculturação Forças motivacionais Roma students Cross-country analysis Acculturation conditions Motivational forces Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes |
title_full |
Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes |
title_fullStr |
Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes |
title_full_unstemmed |
Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes |
title_sort |
Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes |
author |
Costa, Daniela Moreira |
author_facet |
Costa, Daniela Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosário, Pedro Moreira, Tânia Marlene Teixeira Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Daniela Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
School engagement Estudantes Roma Análise multi-país Condições de aculturação Forças motivacionais Roma students Cross-country analysis Acculturation conditions Motivational forces Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
School engagement Estudantes Roma Análise multi-país Condições de aculturação Forças motivacionais Roma students Cross-country analysis Acculturation conditions Motivational forces Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-19 2022-11-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/82705 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/82705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203157761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132373570289664 |