Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daniela Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/82705
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
id RCAP_101d8cceef1cde13d355f6c66bee65de
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomesEngagement e disaffection de estudantes Roma de Portugal, Espanha e Roménia: uma perspetiva de antecedentes, mediadores e resultadosSchool engagementEstudantes RomaAnálise multi-paísCondições de aculturaçãoForças motivacionaisRoma studentsCross-country analysisAcculturation conditionsMotivational forcesCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia AplicadaAbordar os percursos dos estudantes Roma na educação é uma das metas abrangentes das estratégias de educação na União Europeia. Embora a figura educacionalseja cada vez melhor, os estudantes de origem Roma ainda enfrentam muitos desafios ao longo dos seus percursos de aprendizagem, nomeadamente o absentismo e o abandono escolar precoce. O presente estudo explora a relevância dos recursos pessoais (i.e., forças motivacionais) na mediação do impacto das fontes de apoio próximas (i.e., pais e professores) sobre o engagement e disaffection de estudantes pertencentes a grupos Roma. A amostra é composta por 735 estudantes de vários países. Os resultados indicam que as perceções dos estudantes sobre aspetos distintos do apoio contextual (i.e., envolvimento de pais e professores) contribuíram diferentemente para reforçar as forças motivacionais (i.e., perceção da relevância da escola, pertença à escola, e crenças de controlo), influenciando assim o engagement e disaffection comportamentais e emocionais. Os efeitos de invariância entre género e entre país também foram discutidos. Concluímos que receber apoio da família e dos professores é relevante para os perfis de engagement e disaffection dos estudantes com origem Roma.Tackling Roma students’ paths in education is one of the far-reaching targets for education strategies in the European Union. Although the educational figures are increasingly better, students with Roma background still face many challenges throughout their learning paths, namely truancy, and early school leaving. The present study explores the relevance of personal assets (i.e., motivational forces) in mediating the impact of proximal sources of support (i.e., parents and teachers) on SE and disaffection among students from Roma groups. Participants were from a multi-country sample of 735 students. Findings indicate that student perceptions of distinct aspects of contextual support (i.e., parent and teacher involvement) contributed differentially to strengthen motivational forces (i.e., perceived relevance of school, belonging at school, and control beliefs), thereby, influencing behavioral and emotional SE and disaffection. Invariance effects of gender and between countries were also discussed. We concluded that receiving support from family and teachers is relevant for engagement and disaffection profiles of students with Roma background.Rosário, PedroMoreira, Tânia Marlene TeixeiraUniversidade do MinhoCosta, Daniela Moreira2022-11-192022-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82705eng203157761info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-02T01:19:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:23.870945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes
Engagement e disaffection de estudantes Roma de Portugal, Espanha e Roménia: uma perspetiva de antecedentes, mediadores e resultados
title Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes
spellingShingle Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes
Costa, Daniela Moreira
School engagement
Estudantes Roma
Análise multi-país
Condições de aculturação
Forças motivacionais
Roma students
Cross-country analysis
Acculturation conditions
Motivational forces
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes
title_full Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes
title_fullStr Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes
title_full_unstemmed Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes
title_sort Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes
author Costa, Daniela Moreira
author_facet Costa, Daniela Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, Pedro
Moreira, Tânia Marlene Teixeira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Daniela Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv School engagement
Estudantes Roma
Análise multi-país
Condições de aculturação
Forças motivacionais
Roma students
Cross-country analysis
Acculturation conditions
Motivational forces
Ciências Sociais::Psicologia
topic School engagement
Estudantes Roma
Análise multi-país
Condições de aculturação
Forças motivacionais
Roma students
Cross-country analysis
Acculturation conditions
Motivational forces
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-19
2022-11-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/82705
url https://hdl.handle.net/1822/82705
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 203157761
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132373570289664